IMPACTOS ECONÔMICOS DO CONSUMO “MADE IN CHINA” NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alexsander Junior da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Primo, Mariah Rosmaninho Siqueira, Dionísio, Altina Silva Oliveira, Souza, Sonia Maria Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/868
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos que a economia brasileiravivencia, devido ao sucesso dos produtos varejistas asiáticos, e quais medidas estão sendotomadas para amenizar esses impactos. O estudo está fundamentado na pesquisabibliográfica no qual foi realizado por meio de análise de fontes básicas de pesquisa e naanálise de uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de coleta de dados oquestionário, a fim de analisar como as vendas de micro e pequenas empresas varejistasforam afetadas com o aumento do consumo de produtos asiáticos. Os resultados apontamque o principal impacto afeta diretamente nas vendas das empresas varejistas do Brasil,que possuem uma desvantagem competitiva em relação aos concorrentes asiáticos, quevendem seus produtos a preços muito baixos em relação aos produtos nacionais. Alémdisso, a falta de uma tributação eficiente também encoraja os consumidores brasileiros aconsumir cada vez mais esses produtos. Logo, conclui-se que o crescente consumo deprodutos asiáticos representa uma concorrência significativa contra as varejistas brasileiras,que não possuem vantagens competitivas para disputar com a vasta variedade de produtose preços muito baixos em relação ao Brasil. Dessa forma, muitos brasileiros preferem. comprar diretamente em sites asiáticos, prejudicando a economia das empresas nacionais.
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