O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana. |
id |
UNIFSJ-0_9f6a2e72b9664f731e4e64b3b5f5bdf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/483 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do ItabapoanaRESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana.Revista TransformarGarcia, Arthur GalloResende, Paulo Gabriel MozeliLuqueti, Eliane Crispin FrançaFofano, Clodoaldo SanchesSueth, Elaine Borges da Silva2021-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483Revista Transformar; v. 14, n. 2: Revista Transformar; 77-952175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483/261info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T21:34:11Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/483Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2021-10-14T21:34:11Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
title |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
spellingShingle |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana Garcia, Arthur Gallo |
title_short |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
title_full |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
title_fullStr |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
title_sort |
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana |
author |
Garcia, Arthur Gallo |
author_facet |
Garcia, Arthur Gallo Resende, Paulo Gabriel Mozeli Luqueti, Eliane Crispin França Fofano, Clodoaldo Sanches Sueth, Elaine Borges da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Paulo Gabriel Mozeli Luqueti, Eliane Crispin França Fofano, Clodoaldo Sanches Sueth, Elaine Borges da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Arthur Gallo Resende, Paulo Gabriel Mozeli Luqueti, Eliane Crispin França Fofano, Clodoaldo Sanches Sueth, Elaine Borges da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 14, n. 2: Revista Transformar; 77-95 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997061181440 |