O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Arthur Gallo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Resende, Paulo Gabriel Mozeli, Luqueti, Eliane Crispin França, Fofano, Clodoaldo Sanches, Sueth, Elaine Borges da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483
Resumo: RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana.
id UNIFSJ-0_9f6a2e72b9664f731e4e64b3b5f5bdf4
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/483
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do ItabapoanaRESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana.Revista TransformarGarcia, Arthur GalloResende, Paulo Gabriel MozeliLuqueti, Eliane Crispin FrançaFofano, Clodoaldo SanchesSueth, Elaine Borges da Silva2021-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483Revista Transformar; v. 14, n. 2: Revista Transformar; 77-952175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483/261info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T21:34:11Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/483Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2021-10-14T21:34:11Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
title O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
spellingShingle O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
Garcia, Arthur Gallo
title_short O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
title_full O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
title_fullStr O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
title_full_unstemmed O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
title_sort O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: percepções e práticas dos professores do 3° ano do Ensino Fundamental do município de Bom Jesus do Itabapoana
author Garcia, Arthur Gallo
author_facet Garcia, Arthur Gallo
Resende, Paulo Gabriel Mozeli
Luqueti, Eliane Crispin França
Fofano, Clodoaldo Sanches
Sueth, Elaine Borges da Silva
author_role author
author2 Resende, Paulo Gabriel Mozeli
Luqueti, Eliane Crispin França
Fofano, Clodoaldo Sanches
Sueth, Elaine Borges da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Arthur Gallo
Resende, Paulo Gabriel Mozeli
Luqueti, Eliane Crispin França
Fofano, Clodoaldo Sanches
Sueth, Elaine Borges da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
description RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino de História Local no Município de Bom Jesus do Itabapoana é concebido e trabalhado pelos professores da rede pública municipal do 3º ano do Ensino Fundamental I, a fim de contribuir com os estudos que abrangem a temática da História local, tão relevante no campo historiográfico. A História local é um importante e necessário elemento curricular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental especificamente na disciplina História, o “fazer história” pressupõe a construção de sujeitos, que fará correlação com o “Outro” utilizando-se de fontes e documentos, que podem ser escritos, materiais ou imateriais, ao pretender-se compreender a relação de tempo e espaço e das relações sociais deles inerente. Metodologicamente, a pesquisa está estruturada por meio de um estudo bibliográfico de base qualitativa, documental e dedutiva ao considerar as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco desse artigo. Em um segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi aplicado um questionário com os professores da disciplina de História Local com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar suas percepções, falas e práticas sobre o tema. Constatou-se que os professores acreditam que a História Local é um fator de grande importância para a criação de um sentimento de pertencimento entre os alunos e a comunidade, mas têm como maior dificuldade o material didático e sua utilização em sala de aula.Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Bom Jesus do Itabapoana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/483/261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 14, n. 2: Revista Transformar; 77-95
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997061181440