Análise de Fenômenos Linguísticos em Relatos de Procedimento de Alunos da EJA da cidade de Itaperuna-RJ
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/632 |
Resumo: | O proposto trabalho é baseado no corpus “Língua falada e escrita na região Norte-Noroeste Fluminense'' (em elaboração), organizado pela Profa. Drª Eliana Crispim França Luquetti que se valeu de entrevistas individual gravadas. Assim, apresenta como objetivo geral analisar fenômenos linguísticas em relatos de procedimento presentes nas falas de alunos da EJA da cidade de Itaperuna-RJ, a partir de estudos ministrados em sala de aula do programa de mestrado e doutorado em Cognição e Linguagem. Neste estudo, a metodologia empregada foi pesquisa qualitativa e quantitativa de base bibliográfica, documental, dedutiva e exploratória, com a utilização de 23 entrevistas do corpus. Portanto, desenvolver uma pesquisa utilizando um banco de dados construído por entrevista individual gravada de relatos de procedimento como gênero textual oral, configura-se o método mais básico para se alcançar um quantitativo de dados de confiança da fala de um sujeito. Isto porque a fala em uma entrevista representa a expressão comunicativa de vivências cotidianas. PALAVRAS-CHAVE: Fenômenos linguísticos. Relatos de procedimento. Alunos da EJA. |
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Análise de Fenômenos Linguísticos em Relatos de Procedimento de Alunos da EJA da cidade de Itaperuna-RJO proposto trabalho é baseado no corpus “Língua falada e escrita na região Norte-Noroeste Fluminense'' (em elaboração), organizado pela Profa. Drª Eliana Crispim França Luquetti que se valeu de entrevistas individual gravadas. Assim, apresenta como objetivo geral analisar fenômenos linguísticas em relatos de procedimento presentes nas falas de alunos da EJA da cidade de Itaperuna-RJ, a partir de estudos ministrados em sala de aula do programa de mestrado e doutorado em Cognição e Linguagem. Neste estudo, a metodologia empregada foi pesquisa qualitativa e quantitativa de base bibliográfica, documental, dedutiva e exploratória, com a utilização de 23 entrevistas do corpus. Portanto, desenvolver uma pesquisa utilizando um banco de dados construído por entrevista individual gravada de relatos de procedimento como gênero textual oral, configura-se o método mais básico para se alcançar um quantitativo de dados de confiança da fala de um sujeito. Isto porque a fala em uma entrevista representa a expressão comunicativa de vivências cotidianas. PALAVRAS-CHAVE: Fenômenos linguísticos. Relatos de procedimento. Alunos da EJA.Revista TransformarFofano, Clodoaldo SanchesSilva, Sinthia MoreiraBarreto, Rhaisa Sampaio BretasCaiafa Balbi, Edma Regina Peixoto BarretoLuquetti, Eliana Crispim França2022-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/632Revista Transformar; v. 15, n. 2 (2021): Revista Transformar; 84-952175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/632/327info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T13:57:28Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/632Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-03T13:57:28Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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