FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Juliana Martins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Samara L. Vieira, Silva, Elaine Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/105
Resumo: A educação ainda encontra dificuldades em unir os conteúdos preestabelecidos pela rede de ensino com a prática interdisciplinar e transversal que ultrapassa as barreiras da sala de aula. A seguinte pesquisa vem com o intuito de instruir o docente de Língua Espanhola a utilizar uma metodologia menos sistêmica e proporcionar ao aluno um aprofundamento não só na gramática de língua estrangeira como também em outras nuances que compõem a cultura de outros países. Para esse fim toma como base vida e obra de Frida Kahlo. São analisadas sua biografia e autobiografia, possibilitando assim um vasto conhecimento linguístico, cultural e político, complementando a matéria já proposta pelo currículo básico de maneira didática e diversificada. Dessa maneira, instiga os discentes ao debate, participação e exposição de suas opiniões e vivências.  Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Frida Kahlo. Interdisciplinaridade. Semiótica.
id UNIFSJ-0_d6c860bb410b507eaf3a63c2810deacd
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/105
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docenteA educação ainda encontra dificuldades em unir os conteúdos preestabelecidos pela rede de ensino com a prática interdisciplinar e transversal que ultrapassa as barreiras da sala de aula. A seguinte pesquisa vem com o intuito de instruir o docente de Língua Espanhola a utilizar uma metodologia menos sistêmica e proporcionar ao aluno um aprofundamento não só na gramática de língua estrangeira como também em outras nuances que compõem a cultura de outros países. Para esse fim toma como base vida e obra de Frida Kahlo. São analisadas sua biografia e autobiografia, possibilitando assim um vasto conhecimento linguístico, cultural e político, complementando a matéria já proposta pelo currículo básico de maneira didática e diversificada. Dessa maneira, instiga os discentes ao debate, participação e exposição de suas opiniões e vivências.  Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Frida Kahlo. Interdisciplinaridade. Semiótica.Revista TransformarVitorino, Juliana MartinsSilva, Samara L. VieiraSilva, Elaine Teixeira2017-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/105Revista Transformar; v. 11 (2017); 41-572175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/105/101info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-09T11:46:17Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/105Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2017-12-09T11:46:17Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
title FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
spellingShingle FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
Vitorino, Juliana Martins
title_short FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
title_full FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
title_fullStr FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
title_full_unstemmed FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
title_sort FRIDA KAHLO: Análise semiótica como ferramenta para a prática docente
author Vitorino, Juliana Martins
author_facet Vitorino, Juliana Martins
Silva, Samara L. Vieira
Silva, Elaine Teixeira
author_role author
author2 Silva, Samara L. Vieira
Silva, Elaine Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Juliana Martins
Silva, Samara L. Vieira
Silva, Elaine Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv
description A educação ainda encontra dificuldades em unir os conteúdos preestabelecidos pela rede de ensino com a prática interdisciplinar e transversal que ultrapassa as barreiras da sala de aula. A seguinte pesquisa vem com o intuito de instruir o docente de Língua Espanhola a utilizar uma metodologia menos sistêmica e proporcionar ao aluno um aprofundamento não só na gramática de língua estrangeira como também em outras nuances que compõem a cultura de outros países. Para esse fim toma como base vida e obra de Frida Kahlo. São analisadas sua biografia e autobiografia, possibilitando assim um vasto conhecimento linguístico, cultural e político, complementando a matéria já proposta pelo currículo básico de maneira didática e diversificada. Dessa maneira, instiga os discentes ao debate, participação e exposição de suas opiniões e vivências.  Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Frida Kahlo. Interdisciplinaridade. Semiótica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/105
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/105/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 11 (2017); 41-57
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997684035584