EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Elson dos Santos Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862
Resumo: O pensamento político conservador encontra-se entre as três principais vertentes políticas modernas ao lado do liberalismo e do socialismo. Possui, assim como estas, uma perspectiva educacional alinhada aos seus pressupostos e fundamentos. Neste sentido este artigo analisa o escopo político conservador com o fito de caracterizar, evidenciar e proporcionar uma breve, porém ampla, leitura restrita ao âmbito educacional. A metodologia é de cunho qualitativo bibliográfico e conta com a abordagem de autores clássicos do pensamento político conservador oriundos de três países, sendo estes, Edmund Burke (Inglaterra), Alexis de Tocqueville (França) e Russel Kirk (Estados Unidos). Como resultado temos um panorama que evidencia e caracteriza a defesa educacional conservadora e, além disso, contribui para nos desviarmos de rotulações e conceituações preconceituosas que pouco ou nada contribuem para a compreensão deste fenômeno.
id UNIFSJ-0_e698d1aa20bf6025e24a56502eee46c9
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/862
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOSO pensamento político conservador encontra-se entre as três principais vertentes políticas modernas ao lado do liberalismo e do socialismo. Possui, assim como estas, uma perspectiva educacional alinhada aos seus pressupostos e fundamentos. Neste sentido este artigo analisa o escopo político conservador com o fito de caracterizar, evidenciar e proporcionar uma breve, porém ampla, leitura restrita ao âmbito educacional. A metodologia é de cunho qualitativo bibliográfico e conta com a abordagem de autores clássicos do pensamento político conservador oriundos de três países, sendo estes, Edmund Burke (Inglaterra), Alexis de Tocqueville (França) e Russel Kirk (Estados Unidos). Como resultado temos um panorama que evidencia e caracteriza a defesa educacional conservadora e, além disso, contribui para nos desviarmos de rotulações e conceituações preconceituosas que pouco ou nada contribuem para a compreensão deste fenômeno.Revista TransformarJunior, Elson dos Santos Gomes2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 95-1102175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862/391info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/862Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
title EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
spellingShingle EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
Junior, Elson dos Santos Gomes
title_short EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
title_full EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
title_fullStr EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
title_sort EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
author Junior, Elson dos Santos Gomes
author_facet Junior, Elson dos Santos Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Elson dos Santos Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv
description O pensamento político conservador encontra-se entre as três principais vertentes políticas modernas ao lado do liberalismo e do socialismo. Possui, assim como estas, uma perspectiva educacional alinhada aos seus pressupostos e fundamentos. Neste sentido este artigo analisa o escopo político conservador com o fito de caracterizar, evidenciar e proporcionar uma breve, porém ampla, leitura restrita ao âmbito educacional. A metodologia é de cunho qualitativo bibliográfico e conta com a abordagem de autores clássicos do pensamento político conservador oriundos de três países, sendo estes, Edmund Burke (Inglaterra), Alexis de Tocqueville (França) e Russel Kirk (Estados Unidos). Como resultado temos um panorama que evidencia e caracteriza a defesa educacional conservadora e, além disso, contribui para nos desviarmos de rotulações e conceituações preconceituosas que pouco ou nada contribuem para a compreensão deste fenômeno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862/391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 95-110
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995963322368