EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862 |
Resumo: | O pensamento político conservador encontra-se entre as três principais vertentes políticas modernas ao lado do liberalismo e do socialismo. Possui, assim como estas, uma perspectiva educacional alinhada aos seus pressupostos e fundamentos. Neste sentido este artigo analisa o escopo político conservador com o fito de caracterizar, evidenciar e proporcionar uma breve, porém ampla, leitura restrita ao âmbito educacional. A metodologia é de cunho qualitativo bibliográfico e conta com a abordagem de autores clássicos do pensamento político conservador oriundos de três países, sendo estes, Edmund Burke (Inglaterra), Alexis de Tocqueville (França) e Russel Kirk (Estados Unidos). Como resultado temos um panorama que evidencia e caracteriza a defesa educacional conservadora e, além disso, contribui para nos desviarmos de rotulações e conceituações preconceituosas que pouco ou nada contribuem para a compreensão deste fenômeno. |
id |
UNIFSJ-0_e698d1aa20bf6025e24a56502eee46c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/862 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOSO pensamento político conservador encontra-se entre as três principais vertentes políticas modernas ao lado do liberalismo e do socialismo. Possui, assim como estas, uma perspectiva educacional alinhada aos seus pressupostos e fundamentos. Neste sentido este artigo analisa o escopo político conservador com o fito de caracterizar, evidenciar e proporcionar uma breve, porém ampla, leitura restrita ao âmbito educacional. A metodologia é de cunho qualitativo bibliográfico e conta com a abordagem de autores clássicos do pensamento político conservador oriundos de três países, sendo estes, Edmund Burke (Inglaterra), Alexis de Tocqueville (França) e Russel Kirk (Estados Unidos). Como resultado temos um panorama que evidencia e caracteriza a defesa educacional conservadora e, além disso, contribui para nos desviarmos de rotulações e conceituações preconceituosas que pouco ou nada contribuem para a compreensão deste fenômeno.Revista TransformarJunior, Elson dos Santos Gomes2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 95-1102175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862/391info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/862Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
title |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS Junior, Elson dos Santos Gomes |
title_short |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
title_full |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO CONSERVADORA: PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS |
author |
Junior, Elson dos Santos Gomes |
author_facet |
Junior, Elson dos Santos Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Elson dos Santos Gomes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O pensamento político conservador encontra-se entre as três principais vertentes políticas modernas ao lado do liberalismo e do socialismo. Possui, assim como estas, uma perspectiva educacional alinhada aos seus pressupostos e fundamentos. Neste sentido este artigo analisa o escopo político conservador com o fito de caracterizar, evidenciar e proporcionar uma breve, porém ampla, leitura restrita ao âmbito educacional. A metodologia é de cunho qualitativo bibliográfico e conta com a abordagem de autores clássicos do pensamento político conservador oriundos de três países, sendo estes, Edmund Burke (Inglaterra), Alexis de Tocqueville (França) e Russel Kirk (Estados Unidos). Como resultado temos um panorama que evidencia e caracteriza a defesa educacional conservadora e, além disso, contribui para nos desviarmos de rotulações e conceituações preconceituosas que pouco ou nada contribuem para a compreensão deste fenômeno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/862/391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 95-110 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995963322368 |