Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
Texto Completo: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19 |
Resumo: | This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategies |
id |
UNIF_67589a6eafdce2dc1cc25e1c8ed60317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teste.tede.unifacs.br:tede/19 |
network_acronym_str |
UNIF |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ladeira, RodrigoCPF:46751785615http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0Bruni, Adriano LealCPF:45487278504http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761401J6Cardoso, Claudio Guimarãeshttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=4669329854331074CPF:64981878591http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715408E6Costa, Bernardo Gonçalves da2016-04-29T13:54:12Z2009-04-132006-10-20COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategiesEsta dissertação busca identificar e avaliar as estratégias de marketing e de gestão de marcas adotadas pelas pequenas e médias empresas exportadoras de vestuário da Bahia e analisar como estas estratégias contribuem para a sustentação do seu processo de inserção internacional. Neste estudo, foi utilizado o método survey para analisar seis empresas exportadoras. Os resultados encontrados apontam que as empresas avaliadas ainda estão iniciando o seu processo de internacionalização e que as estratégias de marketing e de gestão de marcas adotadas ainda são falhas. O estudo também evidencia qual estratégia tem dado melhores resultados para estas empresas. Como conclusão, para que estas empresas possam obter melhores resultados no seu processo de internacionalização faz-se necessário alinhar as estratégias de marketing com o processo de gestão de marca.Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf: 98339 bytes, checksum: 001ab639437c5d168a5d86972cddd884 (MD5) Previous issue date: 2006-10-20Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/529/Dissertacao%20Bernardo%20Costa2006%20-%20pre%20textuais.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãomarketing internacionalgestão de marcasinternacionalizaçãopequenas e médias empresasInternational marketingBrand managementInternationalizationSmall and medium enterprisesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEstratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdfapplication/pdf98339http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/1/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf001ab639437c5d168a5d86972cddd884MD51TEXTDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.txtDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.txttext/plain9283http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/2/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.txt443f8459dd8ab475d423927f3e36f94fMD52THUMBNAILDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.jpgDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.jpgimage/jpeg4111http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/3/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.jpgc82ae706c325a81d81ec724fcf4d1946MD53tede/192017-08-30 09:46:12.94oai:teste.tede.unifacs.br:tede/19Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
title |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
spellingShingle |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário Costa, Bernardo Gonçalves da marketing internacional gestão de marcas internacionalização pequenas e médias empresas International marketing Brand management Internationalization Small and medium enterprises CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
title_short |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
title_full |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
title_fullStr |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
title_sort |
Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário |
author |
Costa, Bernardo Gonçalves da |
author_facet |
Costa, Bernardo Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ladeira, Rodrigo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:46751785615 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bruni, Adriano Leal |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:45487278504 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761401J6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cardoso, Claudio Guimarães |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=4669329854331074 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:64981878591 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715408E6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bernardo Gonçalves da |
contributor_str_mv |
Ladeira, Rodrigo Bruni, Adriano Leal Cardoso, Claudio Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing internacional gestão de marcas internacionalização pequenas e médias empresas |
topic |
marketing internacional gestão de marcas internacionalização pequenas e médias empresas International marketing Brand management Internationalization Small and medium enterprises CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
International marketing Brand management Internationalization Small and medium enterprises |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
description |
This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategies |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-04-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T13:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19 |
identifier_str_mv |
COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006. |
url |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFACS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS instname:Universidade Salvador (UNIFACS) instacron:UNIFACS |
instname_str |
Universidade Salvador (UNIFACS) |
instacron_str |
UNIFACS |
institution |
UNIFACS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/1/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/2/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.txt http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/3/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
001ab639437c5d168a5d86972cddd884 443f8459dd8ab475d423927f3e36f94f c82ae706c325a81d81ec724fcf4d1946 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br |
_version_ |
1815289296053075968 |