Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bernardo Gonçalves da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
Texto Completo: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19
Resumo: This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategies
id UNIF_67589a6eafdce2dc1cc25e1c8ed60317
oai_identifier_str oai:teste.tede.unifacs.br:tede/19
network_acronym_str UNIF
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
repository_id_str
spelling Ladeira, RodrigoCPF:46751785615http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0Bruni, Adriano LealCPF:45487278504http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761401J6Cardoso, Claudio Guimarãeshttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=4669329854331074CPF:64981878591http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715408E6Costa, Bernardo Gonçalves da2016-04-29T13:54:12Z2009-04-132006-10-20COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategiesEsta dissertação busca identificar e avaliar as estratégias de marketing e de gestão de marcas adotadas pelas pequenas e médias empresas exportadoras de vestuário da Bahia e analisar como estas estratégias contribuem para a sustentação do seu processo de inserção internacional. Neste estudo, foi utilizado o método survey para analisar seis empresas exportadoras. Os resultados encontrados apontam que as empresas avaliadas ainda estão iniciando o seu processo de internacionalização e que as estratégias de marketing e de gestão de marcas adotadas ainda são falhas. O estudo também evidencia qual estratégia tem dado melhores resultados para estas empresas. Como conclusão, para que estas empresas possam obter melhores resultados no seu processo de internacionalização faz-se necessário alinhar as estratégias de marketing com o processo de gestão de marca.Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf: 98339 bytes, checksum: 001ab639437c5d168a5d86972cddd884 (MD5) Previous issue date: 2006-10-20Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/529/Dissertacao%20Bernardo%20Costa2006%20-%20pre%20textuais.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãomarketing internacionalgestão de marcasinternacionalizaçãopequenas e médias empresasInternational marketingBrand managementInternationalizationSmall and medium enterprisesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEstratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdfapplication/pdf98339http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/1/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf001ab639437c5d168a5d86972cddd884MD51TEXTDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.txtDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.txttext/plain9283http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/2/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.txt443f8459dd8ab475d423927f3e36f94fMD52THUMBNAILDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.jpgDissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf.jpgimage/jpeg4111http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/3/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.jpgc82ae706c325a81d81ec724fcf4d1946MD53tede/192017-08-30 09:46:12.94oai:teste.tede.unifacs.br:tede/19Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
title Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
spellingShingle Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
Costa, Bernardo Gonçalves da
marketing internacional
gestão de marcas
internacionalização
pequenas e médias empresas
International marketing
Brand management
Internationalization
Small and medium enterprises
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
title_full Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
title_fullStr Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
title_full_unstemmed Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
title_sort Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
author Costa, Bernardo Gonçalves da
author_facet Costa, Bernardo Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:46751785615
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bruni, Adriano Leal
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:45487278504
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761401J6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Claudio Guimarães
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=4669329854331074
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:64981878591
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715408E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bernardo Gonçalves da
contributor_str_mv Ladeira, Rodrigo
Bruni, Adriano Leal
Cardoso, Claudio Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv marketing internacional
gestão de marcas
internacionalização
pequenas e médias empresas
topic marketing internacional
gestão de marcas
internacionalização
pequenas e médias empresas
International marketing
Brand management
Internationalization
Small and medium enterprises
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.subject.eng.fl_str_mv International marketing
Brand management
Internationalization
Small and medium enterprises
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategies
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-20
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19
identifier_str_mv COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
url http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFACS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
instname:Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron:UNIFACS
instname_str Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron_str UNIFACS
institution UNIFACS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
bitstream.url.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/1/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/2/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.txt
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/19/3/Dissertacao+Bernardo+Costa2006+-+pre+textuais.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 001ab639437c5d168a5d86972cddd884
443f8459dd8ab475d423927f3e36f94f
c82ae706c325a81d81ec724fcf4d1946
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br
_version_ 1815289296053075968