LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martín, Nuria Belloso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Humanos e Democracia
Texto Completo: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2534
Resumo: O presente texto trata da desobediência civile a possível caraterização dos atos de protestos e das manifestaçõespúblicas  como forma de resistência. A desobediênciacivil é apresentada como a possibilidade de se desobedecer àsleis injustas como forma pública de se questionar a continuidade da lei oudeterminada politica publica ilegítima. Questiona-se sobre a aceitação dajustificação da desobediência que se assenta em concepções morais buscandouma explicação para sua sustentação, ou seja, levantam-se dúvidas sobre se odever moral é de fato absoluto ou se suporta limitações. Em contrapartida, odever de obediência,também pressupõem uma base ética, na qual leva as pessoas a obedecerem aoordenamento. Frente à democracia, renova-se a ideia de obediência à lei,entendendo-se que há o reconhecimento de modo a legitimar determinadalegislação, fortalecendo assim a tese de que o povo está comprometido com alei. Por isso, aindatemos a obrigação moral de obedecer à lei, mas em casos especiais estaregra é contrabalançada por uma obrigação moral de desobediência.
id UNIJ-1_2ce9019f1cdf23608cccb3a9ac585df9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/2534
network_acronym_str UNIJ-1
network_name_str Revista Direitos Humanos e Democracia
repository_id_str
spelling LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓNO presente texto trata da desobediência civile a possível caraterização dos atos de protestos e das manifestaçõespúblicas  como forma de resistência. A desobediênciacivil é apresentada como a possibilidade de se desobedecer àsleis injustas como forma pública de se questionar a continuidade da lei oudeterminada politica publica ilegítima. Questiona-se sobre a aceitação dajustificação da desobediência que se assenta em concepções morais buscandouma explicação para sua sustentação, ou seja, levantam-se dúvidas sobre se odever moral é de fato absoluto ou se suporta limitações. Em contrapartida, odever de obediência,também pressupõem uma base ética, na qual leva as pessoas a obedecerem aoordenamento. Frente à democracia, renova-se a ideia de obediência à lei,entendendo-se que há o reconhecimento de modo a legitimar determinadalegislação, fortalecendo assim a tese de que o povo está comprometido com alei. Por isso, aindatemos a obrigação moral de obedecer à lei, mas em casos especiais estaregra é contrabalançada por uma obrigação moral de desobediência.EDITORA UNIJUI2013-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/253410.21527/2317-5389.2013.2.328-385Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 1 n. 2 (2013); 328-3852317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2534/2467Martín, Nuria Bellosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T19:32:36Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/2534Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2023-01-09T19:32:36Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
title LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
spellingShingle LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
Martín, Nuria Belloso
title_short LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
title_full LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
title_fullStr LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
title_full_unstemmed LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
title_sort LA DESOBEDIENCIA AL DERECHO Y SU POLÉMICA JUSTIFICACIÓN
author Martín, Nuria Belloso
author_facet Martín, Nuria Belloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martín, Nuria Belloso
description O presente texto trata da desobediência civile a possível caraterização dos atos de protestos e das manifestaçõespúblicas  como forma de resistência. A desobediênciacivil é apresentada como a possibilidade de se desobedecer àsleis injustas como forma pública de se questionar a continuidade da lei oudeterminada politica publica ilegítima. Questiona-se sobre a aceitação dajustificação da desobediência que se assenta em concepções morais buscandouma explicação para sua sustentação, ou seja, levantam-se dúvidas sobre se odever moral é de fato absoluto ou se suporta limitações. Em contrapartida, odever de obediência,também pressupõem uma base ética, na qual leva as pessoas a obedecerem aoordenamento. Frente à democracia, renova-se a ideia de obediência à lei,entendendo-se que há o reconhecimento de modo a legitimar determinadalegislação, fortalecendo assim a tese de que o povo está comprometido com alei. Por isso, aindatemos a obrigação moral de obedecer à lei, mas em casos especiais estaregra é contrabalançada por uma obrigação moral de desobediência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2534
10.21527/2317-5389.2013.2.328-385
url https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2534
identifier_str_mv 10.21527/2317-5389.2013.2.328-385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2534/2467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 1 n. 2 (2013); 328-385
2317-5389
reponame:Revista Direitos Humanos e Democracia
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Revista Direitos Humanos e Democracia
collection Revista Direitos Humanos e Democracia
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845054870028288