O Brasil da Polícia Militar do Brasil: reflexões sobre a construção da (in)segurança pública no século 21
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Humanos e Democracia |
Texto Completo: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6552 |
Resumo: | Este artigo trata do paradigma institucional das Polícias Militares no Brasil e seu papel perante a ordem constitucional da atualidade, partindo da análise dos fatores em nível institucional que ocasionaram a formulação do modelo de policiamento atual e como este tem se portado perante as diretrizes do paradigma jurídico-democrático em vigor. A resposta para tal questionamento aponta para a necessidade do rearranjo da estrutura gerencial, voltando-se para o envolvimento social e redefinição da educação e relações intrainstitucionais balizadas pelo policiamento comunitário. Metodologicamente, partiu-se de constatações empíricas, fruto do contato direto com policiais militares, principalmente do Nordeste brasileiro, criticamente analisadas através de uma pesquisa bibliográfica. Esse trabalho inicia-se por uma abordagem histórica sobre o modelo de atuação policial militar, posteriormente acrescido pela reflexão de três contextos específicos: a educação, a atuação operacional e o modelo de cidadania vivenciado, apreciadas sob o prisma intrainstitucional (o olhar dos policiais) e extrainstitucional (externo à corporação, como membros sociais). |
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O Brasil da Polícia Militar do Brasil: reflexões sobre a construção da (in)segurança pública no século 21Este artigo trata do paradigma institucional das Polícias Militares no Brasil e seu papel perante a ordem constitucional da atualidade, partindo da análise dos fatores em nível institucional que ocasionaram a formulação do modelo de policiamento atual e como este tem se portado perante as diretrizes do paradigma jurídico-democrático em vigor. A resposta para tal questionamento aponta para a necessidade do rearranjo da estrutura gerencial, voltando-se para o envolvimento social e redefinição da educação e relações intrainstitucionais balizadas pelo policiamento comunitário. Metodologicamente, partiu-se de constatações empíricas, fruto do contato direto com policiais militares, principalmente do Nordeste brasileiro, criticamente analisadas através de uma pesquisa bibliográfica. Esse trabalho inicia-se por uma abordagem histórica sobre o modelo de atuação policial militar, posteriormente acrescido pela reflexão de três contextos específicos: a educação, a atuação operacional e o modelo de cidadania vivenciado, apreciadas sob o prisma intrainstitucional (o olhar dos policiais) e extrainstitucional (externo à corporação, como membros sociais).EDITORA UNIJUI2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/655210.21527/2317-5389.2017.10.117-149Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 5 n. 10 (2017); 117-1492317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6552/5522Copyright (c) 2017 Revista Direitos Humanos e Democraciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Allan Jones AndrezaSilva, Luciano NascimentoNitão, Maria Ivonete ValeSilva, Ivayr Brito da2021-03-25T21:28:47Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/6552Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2021-03-25T21:28:47Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
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