O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Humanos e Democracia |
Texto Completo: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/8737 |
Resumo: | Este artigo é uma reflexão sobre a formação humana em cursos jurídicos, orientada a partir da ideia de que uma formação sólida pode contribuir para o fortalecimento das relações humanas e da sociabilidade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a ideia de que a educação tem o papel fundamental de desenvolver a humanidade do homem e que formação jurídica não pode pretender apenas ter um viés operatório-instrumental. Nesse contexto propõe a necessidade de um debate sobre a linguagem, o simbólico e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo nos cursos jurídicos. No seu desenvolvimento analisa a necessidade de uma abordagem de viés humanista como preocupação com as futuras gerações, que o ensino jurídico universitário não deve ser apenas um instrumento de conservação da tradição ou de leitura da legalidade, mas deve desenvolver a capacidade crítico-reflexiva. Por fim, defende a ideia de que uma formação sólida pode contribuir para o fortalecimento das relações humanas e da sociabilidade, de modo que esteja comprometida com a justiça social e que seja entendida como uma ampliação dos horizontes para uma atuação comprometida na sociedade, o que somente é possível com uma formação integral do ser humano. |
id |
UNIJ-1_ca9a14c8a1771396a1a57ec66cf5b3c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/8737 |
network_acronym_str |
UNIJ-1 |
network_name_str |
Revista Direitos Humanos e Democracia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICADimensão crítico-reflexiva. Formação humana. Hermenêutica. Operatório-instrumental. Sociabilidade humana.Este artigo é uma reflexão sobre a formação humana em cursos jurídicos, orientada a partir da ideia de que uma formação sólida pode contribuir para o fortalecimento das relações humanas e da sociabilidade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a ideia de que a educação tem o papel fundamental de desenvolver a humanidade do homem e que formação jurídica não pode pretender apenas ter um viés operatório-instrumental. Nesse contexto propõe a necessidade de um debate sobre a linguagem, o simbólico e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo nos cursos jurídicos. No seu desenvolvimento analisa a necessidade de uma abordagem de viés humanista como preocupação com as futuras gerações, que o ensino jurídico universitário não deve ser apenas um instrumento de conservação da tradição ou de leitura da legalidade, mas deve desenvolver a capacidade crítico-reflexiva. Por fim, defende a ideia de que uma formação sólida pode contribuir para o fortalecimento das relações humanas e da sociabilidade, de modo que esteja comprometida com a justiça social e que seja entendida como uma ampliação dos horizontes para uma atuação comprometida na sociedade, o que somente é possível com uma formação integral do ser humano.EDITORA UNIJUI2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/873710.21527/2317-5389.2020.16.164-176Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 8 n. 16 (2020): REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA; 164-1762317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/8737/6573Copyright (c) 2020 Revista Direitos Humanos e Democraciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBerwig, Aldemir2021-03-25T21:27:09Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/8737Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2021-03-25T21:27:09Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
title |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
spellingShingle |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA Berwig, Aldemir Dimensão crítico-reflexiva. Formação humana. Hermenêutica. Operatório-instrumental. Sociabilidade humana. |
title_short |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
title_full |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
title_fullStr |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
title_sort |
O ENSINO JURÍDICO E A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA HUMANÍSTICA |
author |
Berwig, Aldemir |
author_facet |
Berwig, Aldemir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berwig, Aldemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dimensão crítico-reflexiva. Formação humana. Hermenêutica. Operatório-instrumental. Sociabilidade humana. |
topic |
Dimensão crítico-reflexiva. Formação humana. Hermenêutica. Operatório-instrumental. Sociabilidade humana. |
description |
Este artigo é uma reflexão sobre a formação humana em cursos jurídicos, orientada a partir da ideia de que uma formação sólida pode contribuir para o fortalecimento das relações humanas e da sociabilidade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a ideia de que a educação tem o papel fundamental de desenvolver a humanidade do homem e que formação jurídica não pode pretender apenas ter um viés operatório-instrumental. Nesse contexto propõe a necessidade de um debate sobre a linguagem, o simbólico e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo nos cursos jurídicos. No seu desenvolvimento analisa a necessidade de uma abordagem de viés humanista como preocupação com as futuras gerações, que o ensino jurídico universitário não deve ser apenas um instrumento de conservação da tradição ou de leitura da legalidade, mas deve desenvolver a capacidade crítico-reflexiva. Por fim, defende a ideia de que uma formação sólida pode contribuir para o fortalecimento das relações humanas e da sociabilidade, de modo que esteja comprometida com a justiça social e que seja entendida como uma ampliação dos horizontes para uma atuação comprometida na sociedade, o que somente é possível com uma formação integral do ser humano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/8737 10.21527/2317-5389.2020.16.164-176 |
url |
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/8737 |
identifier_str_mv |
10.21527/2317-5389.2020.16.164-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/8737/6573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Direitos Humanos e Democracia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Direitos Humanos e Democracia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIJUI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIJUI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 8 n. 16 (2020): REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA; 164-176 2317-5389 reponame:Revista Direitos Humanos e Democracia instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) instacron:UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
reponame_str |
Revista Direitos Humanos e Democracia |
collection |
Revista Direitos Humanos e Democracia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808845056764805120 |