EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jurandir de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Humanos e Democracia
Texto Completo: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523
Resumo: Os indicadores sociais mostram que o Brasil não oferece as mesmas oportunidades educacionais para todos os estratos sociais da população, e que a diferença educacional entre os ricos e os pobres é bastante expressiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre as desigualdades que permeiam o sistema educacional brasileiro. Com base nos indicadores sociais, principalmente, os educacionais, e em estudos que discutem a temática, apresentamos uma breve análise da conjuntura atual em que se encontram os grupos menos favorecidos, em particular, a população negra, sobretudo, no sistema educacional. Discussão necessária para percebermos alguns dos mecanismos que determinam o lugar dos grupos subalternizados na sociedade brasileira e no acesso ao conhecimento e aos saberes sistematizados. O estudo evidenciou que nos últimos anos, algumas políticas educacionais, contemplando a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar as desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro. Evidenciou também que as desigualdades são mais exacerbadas para os negros e nas regiões menos desenvolvidas economicamente, norte e nordeste, e que, mesmo com os avanços que se tem conseguido, o desempenho educacional dos brasileiros é insatisfatório. Se comparado com outros países de níveis semelhantes de desenvolvimento e renda per capita, o Brasil só consegue superar os países pobres da América Latina.
id UNIJ-1_ed3dc4ea434946e3b53754fbd070b18c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/2523
network_acronym_str UNIJ-1
network_name_str Revista Direitos Humanos e Democracia
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASILOs indicadores sociais mostram que o Brasil não oferece as mesmas oportunidades educacionais para todos os estratos sociais da população, e que a diferença educacional entre os ricos e os pobres é bastante expressiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre as desigualdades que permeiam o sistema educacional brasileiro. Com base nos indicadores sociais, principalmente, os educacionais, e em estudos que discutem a temática, apresentamos uma breve análise da conjuntura atual em que se encontram os grupos menos favorecidos, em particular, a população negra, sobretudo, no sistema educacional. Discussão necessária para percebermos alguns dos mecanismos que determinam o lugar dos grupos subalternizados na sociedade brasileira e no acesso ao conhecimento e aos saberes sistematizados. O estudo evidenciou que nos últimos anos, algumas políticas educacionais, contemplando a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar as desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro. Evidenciou também que as desigualdades são mais exacerbadas para os negros e nas regiões menos desenvolvidas economicamente, norte e nordeste, e que, mesmo com os avanços que se tem conseguido, o desempenho educacional dos brasileiros é insatisfatório. Se comparado com outros países de níveis semelhantes de desenvolvimento e renda per capita, o Brasil só consegue superar os países pobres da América Latina.EDITORA UNIJUI2013-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/252310.21527/2317-5389.2014.3.125-157Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 2 n. 3 (2014); 125-1572317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523/2621Araújo, Jurandir de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T19:32:36Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/2523Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2023-01-09T19:32:36Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
title EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
spellingShingle EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
Araújo, Jurandir de Almeida
title_short EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
title_full EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
title_fullStr EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
title_sort EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
author Araújo, Jurandir de Almeida
author_facet Araújo, Jurandir de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Jurandir de Almeida
description Os indicadores sociais mostram que o Brasil não oferece as mesmas oportunidades educacionais para todos os estratos sociais da população, e que a diferença educacional entre os ricos e os pobres é bastante expressiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre as desigualdades que permeiam o sistema educacional brasileiro. Com base nos indicadores sociais, principalmente, os educacionais, e em estudos que discutem a temática, apresentamos uma breve análise da conjuntura atual em que se encontram os grupos menos favorecidos, em particular, a população negra, sobretudo, no sistema educacional. Discussão necessária para percebermos alguns dos mecanismos que determinam o lugar dos grupos subalternizados na sociedade brasileira e no acesso ao conhecimento e aos saberes sistematizados. O estudo evidenciou que nos últimos anos, algumas políticas educacionais, contemplando a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar as desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro. Evidenciou também que as desigualdades são mais exacerbadas para os negros e nas regiões menos desenvolvidas economicamente, norte e nordeste, e que, mesmo com os avanços que se tem conseguido, o desempenho educacional dos brasileiros é insatisfatório. Se comparado com outros países de níveis semelhantes de desenvolvimento e renda per capita, o Brasil só consegue superar os países pobres da América Latina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523
10.21527/2317-5389.2014.3.125-157
url https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523
identifier_str_mv 10.21527/2317-5389.2014.3.125-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/2523/2621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 2 n. 3 (2014); 125-157
2317-5389
reponame:Revista Direitos Humanos e Democracia
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Revista Direitos Humanos e Democracia
collection Revista Direitos Humanos e Democracia
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315161435504640