A CIDADE CONTEMPORÂNEA E O ESPAÇO DA CRIANÇA: INTERAÇÕES SOBRE A CIDADE, A INFÂNCIA E A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Humanos e Democracia |
Texto Completo: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/7358 |
Resumo: | O artigo apresenta para análise a cidade como espaço, também, da criança, tendo por base a ideia de espaços lúdicos de acesso público, em especial para esse sujeito em formação, contribuindo para a estruturação e (re)significação da cidadania a partir das experiências vivenciadas nesses ambientes. Com base no questionamento “onde estão as crianças na cidade?”, o texto aborda inicialmente a dinâmica da cidade contemporânea com ênfase no papel dos citadinos na cidade e os espaços destinados à infância na estrutura urbana. Na sequência, analisa a produção do território infantil. A pesquisa teórica utilizou-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio do procedimento bibliográfico e interpretação sociológica. E, conclui pela importância e adequação da apropriação do espaço público urbano pelas crianças, contribuindo, assim para a criação de uma cidade, não como apenas como ambiente de lutas sociais, históricas e de segregação, mas sim, como um espaço comum, compartilhado e igualitário, no qual o ideal igualitário possa ser desenvolvido continuamente.Palavras-Chave: Cidade. Cidadania. Espaços lúdicos urbanos. Infância. |
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A CIDADE CONTEMPORÂNEA E O ESPAÇO DA CRIANÇA: INTERAÇÕES SOBRE A CIDADE, A INFÂNCIA E A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICOO artigo apresenta para análise a cidade como espaço, também, da criança, tendo por base a ideia de espaços lúdicos de acesso público, em especial para esse sujeito em formação, contribuindo para a estruturação e (re)significação da cidadania a partir das experiências vivenciadas nesses ambientes. Com base no questionamento “onde estão as crianças na cidade?”, o texto aborda inicialmente a dinâmica da cidade contemporânea com ênfase no papel dos citadinos na cidade e os espaços destinados à infância na estrutura urbana. Na sequência, analisa a produção do território infantil. A pesquisa teórica utilizou-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio do procedimento bibliográfico e interpretação sociológica. E, conclui pela importância e adequação da apropriação do espaço público urbano pelas crianças, contribuindo, assim para a criação de uma cidade, não como apenas como ambiente de lutas sociais, históricas e de segregação, mas sim, como um espaço comum, compartilhado e igualitário, no qual o ideal igualitário possa ser desenvolvido continuamente.Palavras-Chave: Cidade. Cidadania. Espaços lúdicos urbanos. Infância.EDITORA UNIJUI2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/735810.21527/2317-5389.2018.12.48-56Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 6 n. 12 (2018): REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA; 48-562317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/7358/5933Copyright (c) 2018 Revista Direitos Humanos e Democraciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchonardie, Elenise FelzkeTondo, Ana Lara2021-03-25T21:28:14Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/7358Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2021-03-25T21:28:14Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
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