FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Humanos e Democracia |
Texto Completo: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6975 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4650/2011 no Supremo Tribunal Federal, que avaliou o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, através dos seus atores e de um exame empírico sobre seus efeitos nas eleições à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. De início, tratamos do enquadramento teórico no contexto do constitucionalismo democrático (Post e Siegel) sobre o papel da Corte e dos movimentos e sociedade civil no processo de interpretação constitucional. Em seguida, observamos a trajetória da luta dos movimentos sociais pela reforma política com seus avanços e estagnações. Passamos então a apreciação do debate no STF e, por fim, efetuamos diagnóstico das mudanças e de suas insuficiências em matéria eleitoral. Metodologia – Pesquisa teórica e empírica: levantamento e análise dos dados de sites de acompanhamento das prestações de contas e aspectos relativos às eleições no município do Rio de Janeiro nos anos de 2012 e 2016. Resultados obtidos do julgamento denotam uma busca por um constitucionalismo democrático, onde a legitimidade flui debaixo para cima. Assim, o processo ilustra como os tribunais refletem, mas também constroem a opinião pública. Após a decisão do STF de proibir o financiamento empresarial de campanhas é possível notar, ao menos nas eleições à prefeitura do Rio de Janeiro, uma relação correlata de redução do montante total dos recursos, menor desigualdade entre os candidatos e maior peso de pequenas doações individuais nas campanhas. |
id |
UNIJ-1_fdc6b702c01caf892c16cc47aa18f844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/6975 |
network_acronym_str |
UNIJ-1 |
network_name_str |
Revista Direitos Humanos e Democracia |
repository_id_str |
|
spelling |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STFO presente estudo tem como objetivo analisar o processo da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4650/2011 no Supremo Tribunal Federal, que avaliou o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, através dos seus atores e de um exame empírico sobre seus efeitos nas eleições à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. De início, tratamos do enquadramento teórico no contexto do constitucionalismo democrático (Post e Siegel) sobre o papel da Corte e dos movimentos e sociedade civil no processo de interpretação constitucional. Em seguida, observamos a trajetória da luta dos movimentos sociais pela reforma política com seus avanços e estagnações. Passamos então a apreciação do debate no STF e, por fim, efetuamos diagnóstico das mudanças e de suas insuficiências em matéria eleitoral. Metodologia – Pesquisa teórica e empírica: levantamento e análise dos dados de sites de acompanhamento das prestações de contas e aspectos relativos às eleições no município do Rio de Janeiro nos anos de 2012 e 2016. Resultados obtidos do julgamento denotam uma busca por um constitucionalismo democrático, onde a legitimidade flui debaixo para cima. Assim, o processo ilustra como os tribunais refletem, mas também constroem a opinião pública. Após a decisão do STF de proibir o financiamento empresarial de campanhas é possível notar, ao menos nas eleições à prefeitura do Rio de Janeiro, uma relação correlata de redução do montante total dos recursos, menor desigualdade entre os candidatos e maior peso de pequenas doações individuais nas campanhas.EDITORA UNIJUI2018-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/697510.21527/2317-5389.2018.11.97-133Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 6 n. 11 (2018): Revista Direitos Humanos e Democracia; 97-1332317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6975/5777Copyright (c) 2018 Revista Direitos Humanos e Democraciainfo:eu-repo/semantics/openAccessEmerique, Lilian BalmantMadureira, Eduardo Morrot Coelho2021-03-25T21:28:28Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/6975Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2021-03-25T21:28:28Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
title |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
spellingShingle |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF Emerique, Lilian Balmant |
title_short |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
title_full |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
title_fullStr |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
title_full_unstemmed |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
title_sort |
FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS ELEITORAIS: ANÁLISE EMPÍRICA DOS DESDOBRAMENTOS APÓS JULGAMENTO DA AÇÃO DIRETA DE INSCONSTITUCIONALIDADE PELO STF |
author |
Emerique, Lilian Balmant |
author_facet |
Emerique, Lilian Balmant Madureira, Eduardo Morrot Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Madureira, Eduardo Morrot Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emerique, Lilian Balmant Madureira, Eduardo Morrot Coelho |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4650/2011 no Supremo Tribunal Federal, que avaliou o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, através dos seus atores e de um exame empírico sobre seus efeitos nas eleições à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. De início, tratamos do enquadramento teórico no contexto do constitucionalismo democrático (Post e Siegel) sobre o papel da Corte e dos movimentos e sociedade civil no processo de interpretação constitucional. Em seguida, observamos a trajetória da luta dos movimentos sociais pela reforma política com seus avanços e estagnações. Passamos então a apreciação do debate no STF e, por fim, efetuamos diagnóstico das mudanças e de suas insuficiências em matéria eleitoral. Metodologia – Pesquisa teórica e empírica: levantamento e análise dos dados de sites de acompanhamento das prestações de contas e aspectos relativos às eleições no município do Rio de Janeiro nos anos de 2012 e 2016. Resultados obtidos do julgamento denotam uma busca por um constitucionalismo democrático, onde a legitimidade flui debaixo para cima. Assim, o processo ilustra como os tribunais refletem, mas também constroem a opinião pública. Após a decisão do STF de proibir o financiamento empresarial de campanhas é possível notar, ao menos nas eleições à prefeitura do Rio de Janeiro, uma relação correlata de redução do montante total dos recursos, menor desigualdade entre os candidatos e maior peso de pequenas doações individuais nas campanhas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6975 10.21527/2317-5389.2018.11.97-133 |
url |
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6975 |
identifier_str_mv |
10.21527/2317-5389.2018.11.97-133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6975/5777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Direitos Humanos e Democracia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Direitos Humanos e Democracia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIJUI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIJUI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 6 n. 11 (2018): Revista Direitos Humanos e Democracia; 97-133 2317-5389 reponame:Revista Direitos Humanos e Democracia instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) instacron:UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
reponame_str |
Revista Direitos Humanos e Democracia |
collection |
Revista Direitos Humanos e Democracia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808845055781240832 |