Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neukcamp, Sandra Beatriz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5950
Resumo: Aplicações são usualmente utilizadas por empresas para aperfeiçoar seus processos de negócios. Essas aplicações compõem um ecossistema de software que é heterogêneo sendo desenvolvidas sem preocupação com uma possível integração, dificultando assim a sua reutilização. A área de integração de aplicações empresariais proporciona metodologias, técnicas e ferramentas que são utilizadas no desenvolvimento de processos de integração. Um processo de integração pode ser dividido em dois níveis: um de execução do processo e outro de gestão de recursos. O problema abordado nessa dissertação consiste em identificar os elementos presentes nestes níveis que impactam no tempo de execução do processo (makespan). Conhecer e poder determinar o tempo de execução de um processo de integração é um problema que envolve o conhecimento de todos os elementos que formam o fluxo de trabalho. Nesse contexto, esta pesquisa propõe que o makespan pode ser determinado através de um modelo matemático. Este modelo pode ser utilizado para determinar o makespan de qualquer processo de integração. Utilizando a Teoria dos Grafos é possível representar o fluxo de trabalho de um processo de integração através de um grafo acíclico direcionado (DAG). Utilizando dados coletados de um sistema real foi possível verificar os valores encontrados pelo modelo matemático.
id UNIJ_00a463f5149e7235ad8a5eeed71f8040
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5950
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais2019-06-0620192019-06-06T18:45:18Z2019-06-06T18:45:18ZAplicações são usualmente utilizadas por empresas para aperfeiçoar seus processos de negócios. Essas aplicações compõem um ecossistema de software que é heterogêneo sendo desenvolvidas sem preocupação com uma possível integração, dificultando assim a sua reutilização. A área de integração de aplicações empresariais proporciona metodologias, técnicas e ferramentas que são utilizadas no desenvolvimento de processos de integração. Um processo de integração pode ser dividido em dois níveis: um de execução do processo e outro de gestão de recursos. O problema abordado nessa dissertação consiste em identificar os elementos presentes nestes níveis que impactam no tempo de execução do processo (makespan). Conhecer e poder determinar o tempo de execução de um processo de integração é um problema que envolve o conhecimento de todos os elementos que formam o fluxo de trabalho. Nesse contexto, esta pesquisa propõe que o makespan pode ser determinado através de um modelo matemático. Este modelo pode ser utilizado para determinar o makespan de qualquer processo de integração. Utilizando a Teoria dos Grafos é possível representar o fluxo de trabalho de um processo de integração através de um grafo acíclico direcionado (DAG). Utilizando dados coletados de um sistema real foi possível verificar os valores encontrados pelo modelo matemático.91 f.Ciências exatas e da terraModelagem matemáticaIntegração de Aplicações EmpresariaisTeoria dos GrafosProcesso de IntegraçãoModelagem Matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5950DMD_hdl_123456789/5950Neukcamp, Sandra Beatrizporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANDRA%20NEUCKAMP.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5950/1/SANDRA%20NEUCKAMP.pdfapplication/pdf1572308http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5950/1/SANDRA%20NEUCKAMP.pdf29095e71b635eaa76c0b7fc009a2a40bMD5123456789_5950_12019-06-08T07:49:20Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
title Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
spellingShingle Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
Neukcamp, Sandra Beatriz
Ciências exatas e da terra
Modelagem matemática
Integração de Aplicações Empresariais
Teoria dos Grafos
Processo de Integração
Modelagem Matemática
title_short Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
title_full Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
title_fullStr Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
title_full_unstemmed Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
title_sort Modelo matemático para cálculo do makespan em processos de integração de aplicações empresariais
author Neukcamp, Sandra Beatriz
author_facet Neukcamp, Sandra Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neukcamp, Sandra Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas e da terra
Modelagem matemática
Integração de Aplicações Empresariais
Teoria dos Grafos
Processo de Integração
Modelagem Matemática
topic Ciências exatas e da terra
Modelagem matemática
Integração de Aplicações Empresariais
Teoria dos Grafos
Processo de Integração
Modelagem Matemática
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Aplicações são usualmente utilizadas por empresas para aperfeiçoar seus processos de negócios. Essas aplicações compõem um ecossistema de software que é heterogêneo sendo desenvolvidas sem preocupação com uma possível integração, dificultando assim a sua reutilização. A área de integração de aplicações empresariais proporciona metodologias, técnicas e ferramentas que são utilizadas no desenvolvimento de processos de integração. Um processo de integração pode ser dividido em dois níveis: um de execução do processo e outro de gestão de recursos. O problema abordado nessa dissertação consiste em identificar os elementos presentes nestes níveis que impactam no tempo de execução do processo (makespan). Conhecer e poder determinar o tempo de execução de um processo de integração é um problema que envolve o conhecimento de todos os elementos que formam o fluxo de trabalho. Nesse contexto, esta pesquisa propõe que o makespan pode ser determinado através de um modelo matemático. Este modelo pode ser utilizado para determinar o makespan de qualquer processo de integração. Utilizando a Teoria dos Grafos é possível representar o fluxo de trabalho de um processo de integração através de um grafo acíclico direcionado (DAG). Utilizando dados coletados de um sistema real foi possível verificar os valores encontrados pelo modelo matemático.
91 f.
description Aplicações são usualmente utilizadas por empresas para aperfeiçoar seus processos de negócios. Essas aplicações compõem um ecossistema de software que é heterogêneo sendo desenvolvidas sem preocupação com uma possível integração, dificultando assim a sua reutilização. A área de integração de aplicações empresariais proporciona metodologias, técnicas e ferramentas que são utilizadas no desenvolvimento de processos de integração. Um processo de integração pode ser dividido em dois níveis: um de execução do processo e outro de gestão de recursos. O problema abordado nessa dissertação consiste em identificar os elementos presentes nestes níveis que impactam no tempo de execução do processo (makespan). Conhecer e poder determinar o tempo de execução de um processo de integração é um problema que envolve o conhecimento de todos os elementos que formam o fluxo de trabalho. Nesse contexto, esta pesquisa propõe que o makespan pode ser determinado através de um modelo matemático. Este modelo pode ser utilizado para determinar o makespan de qualquer processo de integração. Utilizando a Teoria dos Grafos é possível representar o fluxo de trabalho de um processo de integração através de um grafo acíclico direcionado (DAG). Utilizando dados coletados de um sistema real foi possível verificar os valores encontrados pelo modelo matemático.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-06
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-06-06T18:45:18Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T18:45:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5950
DMD_hdl_123456789/5950
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5950
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635872055749509120