Depressão na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4304 |
Resumo: | A depressão infantil vem recebendo destaque no decorrer dos últimos anos e está repercutindo com maior intensidade no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional no que diz respeito à depressão infantil. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca eletrônica que ocorreu nos meses de julho e agosto de 2016, sem recorte temporal, utilizando duas bases de dados: a Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores de assunto utilizados foram “depressão”, crian$ e “PORTUGUES”. A seleção da amostra resultou em 10 artigos, que foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Minayo (2014), dos quais emergiram três categorias/capítulos. A primeira está relacionada às características da depressão infantil e à influência do ambiente familiar e social. A segunda diz respeito à depressão infantil e às consequências no rendimento escolar e a terceira e última categoria/capítulo refere-se aos instrumentos para diagnóstico e avaliação da depressão infantil. Concluiu-se que a depressão na infância está associada a questões psíquicas, físicas e cognitivas que podem ocasionar em muitas consequências na vida da criança, interferindo significativamente nas suas relações familiares, sociais e escolares. Além disso, verificou-se a importância dos instrumentos para a realização precisa do diagnóstico e uma carência de estudos que se dedicam à depressão infantil, mais especificadamente no que diz respeito à área da Psicanálise. |
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A depressão infantil vem recebendo destaque no decorrer dos últimos anos e está repercutindo com maior intensidade no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional no que diz respeito à depressão infantil. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca eletrônica que ocorreu nos meses de julho e agosto de 2016, sem recorte temporal, utilizando duas bases de dados: a Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores de assunto utilizados foram “depressão”, crian$ e “PORTUGUES”. A seleção da amostra resultou em 10 artigos, que foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Minayo (2014), dos quais emergiram três categorias/capítulos. A primeira está relacionada às características da depressão infantil e à influência do ambiente familiar e social. A segunda diz respeito à depressão infantil e às consequências no rendimento escolar e a terceira e última categoria/capítulo refere-se aos instrumentos para diagnóstico e avaliação da depressão infantil. Concluiu-se que a depressão na infância está associada a questões psíquicas, físicas e cognitivas que podem ocasionar em muitas consequências na vida da criança, interferindo significativamente nas suas relações familiares, sociais e escolares. Além disso, verificou-se a importância dos instrumentos para a realização precisa do diagnóstico e uma carência de estudos que se dedicam à depressão infantil, mais especificadamente no que diz respeito à área da Psicanálise. |
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