Depressão na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Angélica Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4304
Resumo: A depressão infantil vem recebendo destaque no decorrer dos últimos anos e está repercutindo com maior intensidade no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional no que diz respeito à depressão infantil. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca eletrônica que ocorreu nos meses de julho e agosto de 2016, sem recorte temporal, utilizando duas bases de dados: a Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores de assunto utilizados foram “depressão”, crian$ e “PORTUGUES”. A seleção da amostra resultou em 10 artigos, que foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Minayo (2014), dos quais emergiram três categorias/capítulos. A primeira está relacionada às características da depressão infantil e à influência do ambiente familiar e social. A segunda diz respeito à depressão infantil e às consequências no rendimento escolar e a terceira e última categoria/capítulo refere-se aos instrumentos para diagnóstico e avaliação da depressão infantil. Concluiu-se que a depressão na infância está associada a questões psíquicas, físicas e cognitivas que podem ocasionar em muitas consequências na vida da criança, interferindo significativamente nas suas relações familiares, sociais e escolares. Além disso, verificou-se a importância dos instrumentos para a realização precisa do diagnóstico e uma carência de estudos que se dedicam à depressão infantil, mais especificadamente no que diz respeito à área da Psicanálise.
id UNIJ_025e357722baa8b909acfc33b7daecf3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4304
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDepressão na infância2017-07-2620162017-07-26T21:40:09Z2017-07-26T21:40:09ZA depressão infantil vem recebendo destaque no decorrer dos últimos anos e está repercutindo com maior intensidade no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional no que diz respeito à depressão infantil. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca eletrônica que ocorreu nos meses de julho e agosto de 2016, sem recorte temporal, utilizando duas bases de dados: a Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores de assunto utilizados foram “depressão”, crian$ e “PORTUGUES”. A seleção da amostra resultou em 10 artigos, que foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Minayo (2014), dos quais emergiram três categorias/capítulos. A primeira está relacionada às características da depressão infantil e à influência do ambiente familiar e social. A segunda diz respeito à depressão infantil e às consequências no rendimento escolar e a terceira e última categoria/capítulo refere-se aos instrumentos para diagnóstico e avaliação da depressão infantil. Concluiu-se que a depressão na infância está associada a questões psíquicas, físicas e cognitivas que podem ocasionar em muitas consequências na vida da criança, interferindo significativamente nas suas relações familiares, sociais e escolares. Além disso, verificou-se a importância dos instrumentos para a realização precisa do diagnóstico e uma carência de estudos que se dedicam à depressão infantil, mais especificadamente no que diz respeito à área da Psicanálise.39 f.Ciências HumanasPsicologiaPsicologiaDepressãoCriançahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4304DMD_hdl_123456789/4304Schneider, Angélica Mariaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAng%c3%a9lica%20Maria%20Schneider.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4304/1/Ang%c3%a9lica%20Maria%20Schneider.pdfapplication/pdf647202http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4304/1/Ang%c3%a9lica%20Maria%20Schneider.pdfba249303da74618a71c2785bc142c176MD5123456789_4304_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Depressão na infância
title Depressão na infância
spellingShingle Depressão na infância
Schneider, Angélica Maria
Ciências Humanas
Psicologia
Psicologia
Depressão
Criança
title_short Depressão na infância
title_full Depressão na infância
title_fullStr Depressão na infância
title_full_unstemmed Depressão na infância
title_sort Depressão na infância
author Schneider, Angélica Maria
author_facet Schneider, Angélica Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Angélica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Psicologia
Depressão
Criança
topic Ciências Humanas
Psicologia
Psicologia
Depressão
Criança
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A depressão infantil vem recebendo destaque no decorrer dos últimos anos e está repercutindo com maior intensidade no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional no que diz respeito à depressão infantil. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca eletrônica que ocorreu nos meses de julho e agosto de 2016, sem recorte temporal, utilizando duas bases de dados: a Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores de assunto utilizados foram “depressão”, crian$ e “PORTUGUES”. A seleção da amostra resultou em 10 artigos, que foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Minayo (2014), dos quais emergiram três categorias/capítulos. A primeira está relacionada às características da depressão infantil e à influência do ambiente familiar e social. A segunda diz respeito à depressão infantil e às consequências no rendimento escolar e a terceira e última categoria/capítulo refere-se aos instrumentos para diagnóstico e avaliação da depressão infantil. Concluiu-se que a depressão na infância está associada a questões psíquicas, físicas e cognitivas que podem ocasionar em muitas consequências na vida da criança, interferindo significativamente nas suas relações familiares, sociais e escolares. Além disso, verificou-se a importância dos instrumentos para a realização precisa do diagnóstico e uma carência de estudos que se dedicam à depressão infantil, mais especificadamente no que diz respeito à área da Psicanálise.
39 f.
description A depressão infantil vem recebendo destaque no decorrer dos últimos anos e está repercutindo com maior intensidade no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional no que diz respeito à depressão infantil. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca eletrônica que ocorreu nos meses de julho e agosto de 2016, sem recorte temporal, utilizando duas bases de dados: a Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores de assunto utilizados foram “depressão”, crian$ e “PORTUGUES”. A seleção da amostra resultou em 10 artigos, que foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Minayo (2014), dos quais emergiram três categorias/capítulos. A primeira está relacionada às características da depressão infantil e à influência do ambiente familiar e social. A segunda diz respeito à depressão infantil e às consequências no rendimento escolar e a terceira e última categoria/capítulo refere-se aos instrumentos para diagnóstico e avaliação da depressão infantil. Concluiu-se que a depressão na infância está associada a questões psíquicas, físicas e cognitivas que podem ocasionar em muitas consequências na vida da criança, interferindo significativamente nas suas relações familiares, sociais e escolares. Além disso, verificou-se a importância dos instrumentos para a realização precisa do diagnóstico e uma carência de estudos que se dedicam à depressão infantil, mais especificadamente no que diz respeito à área da Psicanálise.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-26T21:40:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T21:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4304
DMD_hdl_123456789/4304
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4304
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993318506496