Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Mauro Luis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros.
id UNIJ_030b5e83bf5c0aaba316a44213795c87
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1939
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPlano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS2014-01-0220132014-01-02T16:41:14Z2014-01-02T16:41:14ZO presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros.90 f.ViabilidadePlano de negóciosEstratégiasOportunidadeAdministraçãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939DMD_hdl_123456789/1939Ferrari, Mauro Luisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/3/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdf.txttext/plain159993http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/3/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdf.txte18022cad3b6bc68e7c82fa2b0ac9a0eMD5123456789_1939_3TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/1/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdfapplication/pdf1058317http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/1/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdfbe5a3a3558a9088d544a7571a08d34e6MD5123456789_1939_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
title Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
spellingShingle Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
Ferrari, Mauro Luis
Viabilidade
Plano de negócios
Estratégias
Oportunidade
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
title_full Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
title_fullStr Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
title_full_unstemmed Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
title_sort Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
author Ferrari, Mauro Luis
author_facet Ferrari, Mauro Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Mauro Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Viabilidade
Plano de negócios
Estratégias
Oportunidade
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
topic Viabilidade
Plano de negócios
Estratégias
Oportunidade
Administração
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros.
90 f.
description O presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-01-02T16:41:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-02T16:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939
DMD_hdl_123456789/1939
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413888590544896