Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros. |
id |
UNIJ_030b5e83bf5c0aaba316a44213795c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1939 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPlano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS2014-01-0220132014-01-02T16:41:14Z2014-01-02T16:41:14ZO presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros.90 f.ViabilidadePlano de negóciosEstratégiasOportunidadeAdministraçãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939DMD_hdl_123456789/1939Ferrari, Mauro Luisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/3/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdf.txttext/plain159993http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/3/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdf.txte18022cad3b6bc68e7c82fa2b0ac9a0eMD5123456789_1939_3TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/1/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdfapplication/pdf1058317http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1939/1/TCC_Mauro%20Luis%20Ferrari.pdfbe5a3a3558a9088d544a7571a08d34e6MD5123456789_1939_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
title |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
spellingShingle |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS Ferrari, Mauro Luis Viabilidade Plano de negócios Estratégias Oportunidade Administração Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
title_full |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
title_fullStr |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
title_full_unstemmed |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
title_sort |
Plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral em Ijuí/RS |
author |
Ferrari, Mauro Luis |
author_facet |
Ferrari, Mauro Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Mauro Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viabilidade Plano de negócios Estratégias Oportunidade Administração Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Viabilidade Plano de negócios Estratégias Oportunidade Administração Ciências Sociais Aplicadas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros. 90 f. |
description |
O presente trabalho tem como foco principal a elaboração de um plano de negócios para uma microempresa de estampas em camisetas e brindes em geral. Durante a execução do trabalho foram abordadas teorias sobre organizações, prestação de serviço, breves conceitos de empreendedor e empreendedorismo, e também conceitos sobre planos de negócio. Esses apontamentos serviram de base teórica para a elaboração deste estudo. O empreendimento em questão enquadra-se na forma tributária optante pelo Simples Nacional, sendo uma empresa de pequeno porte, constituída de dois sócios-proprietários. A estrutura é simples, pois conta com apenas um funcionário e os sócios-proprietários. O negócio da empresa é a atuação no ramo de estampas de foto produtos, com a prestação de serviços de estampas e também a produção e venda destes tipos de produtos para o público em geral e público estudantil (formandos universitários). Quanto à estratégia a ser adotada pela empresa, o foco a ser atingido como público-alvo é o âmbito estudantil, principalmente os formandos universitários. Com isso, tem-se o intuito de formar parceria junto a empresas do ramo de formaturas, atingindo um nicho de mercado específico no município de Ijuí. A empresa terá como missão oferecer produtos de qualidade para consumidores exigentes que procuram presentear as pessoas com itens personalizados, sendo esta uma marca da empresa na customização de produtos para o cliente. Quanto à visão, pretende ser referência no ramo de estampas em foto produtos, buscando a eficácia nos seus processos de produção e atendimento ao cliente. Quanto aos pontos fortes do empreendimento, tem-se o trabalho familiar, a localização da empresa – próximo a avenidas com grande fluxo de pessoas – além do atendimento cordial. Em relação aos pontos fracos, tem-se a pouca experiência no ramo de foto produtos e inexperiência no ramo empresarial. Abordando a oportunidade do negócio, a economia do município de Ijuí é propícia para o setor de serviços e possui um grande público estudantil constituído, em sua maioria, por universitários. As principais ameaças encontradas foram a forte influência dos concorrentes e o pouco conhecimento na clientela sobre os itens em foto produtos no mercado. Com isso, na pesquisa de mercado elaborada foi possível analisar de forma bem-expressiva a clientela, principalmente o público estudantil, como também a concorrência e possíveis fornecedores de produtos, sendo possível elaborar uma classificação dos dados obtidos por meio de gráficos, permitindo, assim, ter uma decisão mais eficaz para o processo da empresa. Na estruturação do plano de negócio, quanto à parte financeira, o valor do investimento inicial total é de R$ 41.968,55, com este valor dividido em três grupos subtotais: subtotal1 (pré-operacional) no valor de R$ 2.400,00, subtotal2 (investimento fixo) obtendo o valor de R$ 15.017,50 e subtotal3 (capital de giro), este último necessário para o início das atividades da empresa, no valor de R$ 24.551,05. O financiamento do investimento 6 terá a participação de 30% do total em capital próprio, sendo este o valor de R$ 12.324,27 e capital de terceiro correspondente a 70% do valor do financiamento, obtendo a quantia de R$ 28.756,63. A projeção de receita elaborada no primeiro mês de atuação da empresa será no valor de R$ 10.940,00 e anualmente esse valor será de R$ 131.280,00. Com isso, após 5 anos de atuação na empresa essa quantia terá um acréscimo de 40%. O empreendimento tem como taxa interna de retorno de investimento 26,50%, apresentando o investimento como rentável, superando a taxa mínima de atratividade definida pela empresa que é de 18%. A lucratividade mensal apresentada é de 1,54%, resultando positivamente para a empresa. No valor total dos investimentos realizados a rentabilidade obtida foi de 0,40%. O resultado líquido no primeiro ano da empresa após seu exercício será no valor de R$ 2.015,81. O valor investido terá o retorno para o empreendedor a partir do quarto ano de atuação da empresa, tendo o Payback de 249,8 meses. Sendo assim, o plano de negócio indica para o empreendedor o caminho a ser seguido no seu empreendimento. Com isso, tem-se mais resultados eficazes com o planejamento de suas ações. A realização deste estudo respondeu positivamente a questão deste trabalho e se constatou que a empresa F & R Brindes e Estampas em geral é viável em seus aspectos econômico-financeiros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2014-01-02T16:41:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-02T16:41:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939 DMD_hdl_123456789/1939 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413888590544896 |