Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertê, Carolina Elis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5193
Resumo: Este estudo é um trabalho para conclusão de curso de educação física licença em Licenciatura pela Unijuí - campus Santa Rosa – RS, da acadêmica Carolina Elis Bertê. O estudo se trata de um pesquisa descritiva em relação ao desenvolvimento cognitivo de alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, através da pratica do jogo xadrez, uma análise a respeito dele, no ambiente escola, buscando destacar se há um desenvolvimento significativo no cognitivo de quem se torna praticante, e através dos resultados manifestar ou não, justificativas plausíveis para sua implementação no ambiente escolar. Esta pesquisa verificou aspectos do cognitivo tais como: paciência, raciocínio lógico, concentração de alunos da escola Paul Harris da cidade de Santa Rosa – RS, participantes do projeto de xadrez que é desenvolvido pela professora Mônica, onde os resultados obtidos mostram os benefícios do porque se inserir o xadrez nas aulas de educação física.
id UNIJ_03236e1c1ea646d514e634e4ae9f1847
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5193
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisXadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo2018-08-2420172018-08-24T18:46:15Z2018-08-24T18:46:15ZEste estudo é um trabalho para conclusão de curso de educação física licença em Licenciatura pela Unijuí - campus Santa Rosa – RS, da acadêmica Carolina Elis Bertê. O estudo se trata de um pesquisa descritiva em relação ao desenvolvimento cognitivo de alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, através da pratica do jogo xadrez, uma análise a respeito dele, no ambiente escola, buscando destacar se há um desenvolvimento significativo no cognitivo de quem se torna praticante, e através dos resultados manifestar ou não, justificativas plausíveis para sua implementação no ambiente escolar. Esta pesquisa verificou aspectos do cognitivo tais como: paciência, raciocínio lógico, concentração de alunos da escola Paul Harris da cidade de Santa Rosa – RS, participantes do projeto de xadrez que é desenvolvido pela professora Mônica, onde os resultados obtidos mostram os benefícios do porque se inserir o xadrez nas aulas de educação física.52 f.Ciências da saúdeEducação físicaXadrez escolarPesquisaDesenvolvimento cognitivohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5193DMD_hdl_123456789/5193Bertê, Carolina Elisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarolina%20Bert%c3%aa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5193/1/Carolina%20Bert%c3%aa.pdfapplication/pdf1268092http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5193/1/Carolina%20Bert%c3%aa.pdf5df52a0e097f2dad3baee228900d8ba4MD5123456789_5193_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
title Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
spellingShingle Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
Bertê, Carolina Elis
Ciências da saúde
Educação física
Xadrez escolar
Pesquisa
Desenvolvimento cognitivo
title_short Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
title_full Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
title_fullStr Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
title_full_unstemmed Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
title_sort Xadrez: Um estudo sobre os seu benefícios para o desenvolvimento cognitivo
author Bertê, Carolina Elis
author_facet Bertê, Carolina Elis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertê, Carolina Elis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação física
Xadrez escolar
Pesquisa
Desenvolvimento cognitivo
topic Ciências da saúde
Educação física
Xadrez escolar
Pesquisa
Desenvolvimento cognitivo
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo é um trabalho para conclusão de curso de educação física licença em Licenciatura pela Unijuí - campus Santa Rosa – RS, da acadêmica Carolina Elis Bertê. O estudo se trata de um pesquisa descritiva em relação ao desenvolvimento cognitivo de alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, através da pratica do jogo xadrez, uma análise a respeito dele, no ambiente escola, buscando destacar se há um desenvolvimento significativo no cognitivo de quem se torna praticante, e através dos resultados manifestar ou não, justificativas plausíveis para sua implementação no ambiente escolar. Esta pesquisa verificou aspectos do cognitivo tais como: paciência, raciocínio lógico, concentração de alunos da escola Paul Harris da cidade de Santa Rosa – RS, participantes do projeto de xadrez que é desenvolvido pela professora Mônica, onde os resultados obtidos mostram os benefícios do porque se inserir o xadrez nas aulas de educação física.
52 f.
description Este estudo é um trabalho para conclusão de curso de educação física licença em Licenciatura pela Unijuí - campus Santa Rosa – RS, da acadêmica Carolina Elis Bertê. O estudo se trata de um pesquisa descritiva em relação ao desenvolvimento cognitivo de alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, através da pratica do jogo xadrez, uma análise a respeito dele, no ambiente escola, buscando destacar se há um desenvolvimento significativo no cognitivo de quem se torna praticante, e através dos resultados manifestar ou não, justificativas plausíveis para sua implementação no ambiente escolar. Esta pesquisa verificou aspectos do cognitivo tais como: paciência, raciocínio lógico, concentração de alunos da escola Paul Harris da cidade de Santa Rosa – RS, participantes do projeto de xadrez que é desenvolvido pela professora Mônica, onde os resultados obtidos mostram os benefícios do porque se inserir o xadrez nas aulas de educação física.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-08-24T18:46:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-24T18:46:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5193
DMD_hdl_123456789/5193
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5193
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817767677952