Análise de desempenho de diferentes misturas asfálticas: estudo de caso através da construção de trechos experimentais com pré-misturado a frio e o concreto betuminoso usinado a quente
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4471 |
Resumo: | Tendo como base a região noroeste do Rio Grande do Sul, onde o crescimento por pavimentação asfáltica vem crescendo em áreas urbanas, é de grande importância analisar os dois tipos de materiais mais usados para revestimento asfáltico muito reconhecidos nesta região, que são o pré-misturado a frio e o concreto betuminoso usinado a quente. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre estas duas misturas asfálticas, tendo como maior importância além de comparação de desempenho, informar os dados e características de cada mistura asfáltica, seguindo suas determinadas normas. Além disso o estudo visa analisar de termo qualitativo o desempenho de dois trechos construídos com estas duas soluções PMF e CBUQ, analisou-se também o custo de produção de ambas as soluções empregadas. Complementarmente aos ensaios de desempenho em campo, foram realizados ensaios laboratoriais para determinação das propriedades mecânicas após 18 meses de construção dos trechos. Com isso realizar dados para que possam ser usados como base para outros levantamentos, para concluir qual material betuminoso utilizar em algum trecho ou pátio. |
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Tendo como base a região noroeste do Rio Grande do Sul, onde o crescimento por pavimentação asfáltica vem crescendo em áreas urbanas, é de grande importância analisar os dois tipos de materiais mais usados para revestimento asfáltico muito reconhecidos nesta região, que são o pré-misturado a frio e o concreto betuminoso usinado a quente. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre estas duas misturas asfálticas, tendo como maior importância além de comparação de desempenho, informar os dados e características de cada mistura asfáltica, seguindo suas determinadas normas. Além disso o estudo visa analisar de termo qualitativo o desempenho de dois trechos construídos com estas duas soluções PMF e CBUQ, analisou-se também o custo de produção de ambas as soluções empregadas. Complementarmente aos ensaios de desempenho em campo, foram realizados ensaios laboratoriais para determinação das propriedades mecânicas após 18 meses de construção dos trechos. Com isso realizar dados para que possam ser usados como base para outros levantamentos, para concluir qual material betuminoso utilizar em algum trecho ou pátio. |
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