Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Tiago Rafael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão.
id UNIJ_060f64fc351b2a7c571c5185cf20ebc3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4651
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital2017-11-2220162017-11-22T20:58:00Z2017-11-22T20:58:00ZO presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão.116 f.Ciências sociais aplicadasAdministraçãoEmpreendimentoMercadoViabilidadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651DMD_hdl_123456789/4651Hermes, Tiago Rafaelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiago%20Hermes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4651/1/Tiago%20Hermes.pdfapplication/pdf1269630http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4651/1/Tiago%20Hermes.pdf6ce9f82221cccabda11cf2090e08bc34MD5123456789_4651_12019-01-21T12:45:33Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
title Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
spellingShingle Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
Hermes, Tiago Rafael
Ciências sociais aplicadas
Administração
Empreendimento
Mercado
Viabilidade
title_short Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
title_full Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
title_fullStr Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
title_full_unstemmed Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
title_sort Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
author Hermes, Tiago Rafael
author_facet Hermes, Tiago Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermes, Tiago Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Administração
Empreendimento
Mercado
Viabilidade
topic Ciências sociais aplicadas
Administração
Empreendimento
Mercado
Viabilidade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão.
116 f.
description O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-11-22T20:58:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-22T20:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651
DMD_hdl_123456789/4651
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416357572837376