Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651 |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão. |
id |
UNIJ_060f64fc351b2a7c571c5185cf20ebc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4651 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital2017-11-2220162017-11-22T20:58:00Z2017-11-22T20:58:00ZO presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão.116 f.Ciências sociais aplicadasAdministraçãoEmpreendimentoMercadoViabilidadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651DMD_hdl_123456789/4651Hermes, Tiago Rafaelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiago%20Hermes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4651/1/Tiago%20Hermes.pdfapplication/pdf1269630http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4651/1/Tiago%20Hermes.pdf6ce9f82221cccabda11cf2090e08bc34MD5123456789_4651_12019-01-21T12:45:33Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
title |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
spellingShingle |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital Hermes, Tiago Rafael Ciências sociais aplicadas Administração Empreendimento Mercado Viabilidade |
title_short |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
title_full |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
title_fullStr |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
title_full_unstemmed |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
title_sort |
Análise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digital |
author |
Hermes, Tiago Rafael |
author_facet |
Hermes, Tiago Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermes, Tiago Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas Administração Empreendimento Mercado Viabilidade |
topic |
Ciências sociais aplicadas Administração Empreendimento Mercado Viabilidade |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão. 116 f. |
description |
O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-11-22T20:58:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-22T20:58:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651 DMD_hdl_123456789/4651 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4651 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416357572837376 |