A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christoff, Laíse Adriana Klunk
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4672
Resumo: Este artigo tem por finalidade demonstrar a importância da auditoria interna, por meio da gestão de riscos, no combate e prevenção de fraudes em instituições financeiras. De maneira geral, constata-se que a auditoria interna está presente nas instituições financeiras, exercendo, principalmente uma função corretiva (CARVALHO; VIEIRA, 2015), porém é uma ferramenta de gestão muito eficaz quando usada de forma preventiva. Neste contexto e no instável cenário econômico do país, a gestão dos riscos é um instrumento gerencial necessário para que as instituições financeiras possam controlar e aumentar seus lucros, por meio da redução de perdas causadas por fraudes, tanto internas quanto externas, além de outras perdas causadas pela falta de controles internos eficientes, ou sua aplicação equivocada. Com base na pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa o estudo se realizou em uma instituição financeira e constatou a importância da gestão de riscos, por meio dos controles internos, na concessão de crédito, tanto na prevenção de fraudes e erros, como na eficiência dos processos internos, impactando na credibilidade perante o mercado e no aumento dos lucros. Conclui-se que a gestão de riscos é fundamental para as instituições financeiras na busca do aperfeiçoamento dos processos internos com vistas a redução de perdas por fraudes e erros.
id UNIJ_0adf5517f9c9d806eb9cba32971852f1
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4672
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras2017-12-0420172017-12-04T22:46:04Z2017-12-04T22:46:04ZEste artigo tem por finalidade demonstrar a importância da auditoria interna, por meio da gestão de riscos, no combate e prevenção de fraudes em instituições financeiras. De maneira geral, constata-se que a auditoria interna está presente nas instituições financeiras, exercendo, principalmente uma função corretiva (CARVALHO; VIEIRA, 2015), porém é uma ferramenta de gestão muito eficaz quando usada de forma preventiva. Neste contexto e no instável cenário econômico do país, a gestão dos riscos é um instrumento gerencial necessário para que as instituições financeiras possam controlar e aumentar seus lucros, por meio da redução de perdas causadas por fraudes, tanto internas quanto externas, além de outras perdas causadas pela falta de controles internos eficientes, ou sua aplicação equivocada. Com base na pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa o estudo se realizou em uma instituição financeira e constatou a importância da gestão de riscos, por meio dos controles internos, na concessão de crédito, tanto na prevenção de fraudes e erros, como na eficiência dos processos internos, impactando na credibilidade perante o mercado e no aumento dos lucros. Conclui-se que a gestão de riscos é fundamental para as instituições financeiras na busca do aperfeiçoamento dos processos internos com vistas a redução de perdas por fraudes e erros.27 f.Ciências sociais aplicadasAuditoria e contabilidade digitalAuditoria InternaControles InternosFraudesGestão de Riscoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4672DMD_hdl_123456789/4672Christoff, Laíse Adriana Klunkporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLa%c3%adse%20Adriana%20Klunk%20Christoff.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4672/1/La%c3%adse%20Adriana%20Klunk%20Christoff.pdfapplication/pdf435579http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4672/1/La%c3%adse%20Adriana%20Klunk%20Christoff.pdf75083860cc7eb1bab9cab907c9c8d4d1MD5123456789_4672_12019-01-21T12:45:33Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
title A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
spellingShingle A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
Christoff, Laíse Adriana Klunk
Ciências sociais aplicadas
Auditoria e contabilidade digital
Auditoria Interna
Controles Internos
Fraudes
Gestão de Riscos
title_short A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
title_full A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
title_fullStr A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
title_full_unstemmed A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
title_sort A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras
author Christoff, Laíse Adriana Klunk
author_facet Christoff, Laíse Adriana Klunk
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christoff, Laíse Adriana Klunk
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Auditoria e contabilidade digital
Auditoria Interna
Controles Internos
Fraudes
Gestão de Riscos
topic Ciências sociais aplicadas
Auditoria e contabilidade digital
Auditoria Interna
Controles Internos
Fraudes
Gestão de Riscos
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo tem por finalidade demonstrar a importância da auditoria interna, por meio da gestão de riscos, no combate e prevenção de fraudes em instituições financeiras. De maneira geral, constata-se que a auditoria interna está presente nas instituições financeiras, exercendo, principalmente uma função corretiva (CARVALHO; VIEIRA, 2015), porém é uma ferramenta de gestão muito eficaz quando usada de forma preventiva. Neste contexto e no instável cenário econômico do país, a gestão dos riscos é um instrumento gerencial necessário para que as instituições financeiras possam controlar e aumentar seus lucros, por meio da redução de perdas causadas por fraudes, tanto internas quanto externas, além de outras perdas causadas pela falta de controles internos eficientes, ou sua aplicação equivocada. Com base na pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa o estudo se realizou em uma instituição financeira e constatou a importância da gestão de riscos, por meio dos controles internos, na concessão de crédito, tanto na prevenção de fraudes e erros, como na eficiência dos processos internos, impactando na credibilidade perante o mercado e no aumento dos lucros. Conclui-se que a gestão de riscos é fundamental para as instituições financeiras na busca do aperfeiçoamento dos processos internos com vistas a redução de perdas por fraudes e erros.
27 f.
description Este artigo tem por finalidade demonstrar a importância da auditoria interna, por meio da gestão de riscos, no combate e prevenção de fraudes em instituições financeiras. De maneira geral, constata-se que a auditoria interna está presente nas instituições financeiras, exercendo, principalmente uma função corretiva (CARVALHO; VIEIRA, 2015), porém é uma ferramenta de gestão muito eficaz quando usada de forma preventiva. Neste contexto e no instável cenário econômico do país, a gestão dos riscos é um instrumento gerencial necessário para que as instituições financeiras possam controlar e aumentar seus lucros, por meio da redução de perdas causadas por fraudes, tanto internas quanto externas, além de outras perdas causadas pela falta de controles internos eficientes, ou sua aplicação equivocada. Com base na pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa o estudo se realizou em uma instituição financeira e constatou a importância da gestão de riscos, por meio dos controles internos, na concessão de crédito, tanto na prevenção de fraudes e erros, como na eficiência dos processos internos, impactando na credibilidade perante o mercado e no aumento dos lucros. Conclui-se que a gestão de riscos é fundamental para as instituições financeiras na busca do aperfeiçoamento dos processos internos com vistas a redução de perdas por fraudes e erros.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-04
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-12-04T22:46:04Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-04T22:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4672
DMD_hdl_123456789/4672
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4672
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416357614780416