Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Camila Tuzi Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5360
Resumo: Equipamentos de proteção coletiva (EPC) são medidas de segurança dispostas nos locais de trabalho para a proteção de todos os trabalhadores, constituindo-se na primeira linha de defesa da saúde do trabalhador, a fim de diminuir o risco de acidentes e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores. Todavia, o investimento é elevado, o que leva as empresas a aderirem a outras formas de prevenção de acidentes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo constituiu-se em verificar se as empresas de construção civil pesquisadas adotam proteção coletiva durante a realização das suas atividades. Buscou-se, também, com o presente trabalho, verificar os responsáveis pelas construtoras acerca da existência ou não, da distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas. Para a realização deste trabalho foram aplicados checklist estruturados em três construtoras da cidade de Santiago/RS. Os dados coletados foram avaliados, no que se refere a utilização, distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas por parte das construtoras estudadas. Concluiu-se que a maioria das construtoras não utiliza EPC’s adequados ou em perfeito estado de conservação, adotando outras medidas de proteção, assim, não dando a devida importância quando a utilização da proteção coletiva de seus colaboradores.
id UNIJ_0bf13a922e21eb6992feb9864c0b4309
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5360
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUtilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso2018-10-0920182018-10-10T00:40:03Z2018-10-10T00:40:03ZEquipamentos de proteção coletiva (EPC) são medidas de segurança dispostas nos locais de trabalho para a proteção de todos os trabalhadores, constituindo-se na primeira linha de defesa da saúde do trabalhador, a fim de diminuir o risco de acidentes e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores. Todavia, o investimento é elevado, o que leva as empresas a aderirem a outras formas de prevenção de acidentes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo constituiu-se em verificar se as empresas de construção civil pesquisadas adotam proteção coletiva durante a realização das suas atividades. Buscou-se, também, com o presente trabalho, verificar os responsáveis pelas construtoras acerca da existência ou não, da distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas. Para a realização deste trabalho foram aplicados checklist estruturados em três construtoras da cidade de Santiago/RS. Os dados coletados foram avaliados, no que se refere a utilização, distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas por parte das construtoras estudadas. Concluiu-se que a maioria das construtoras não utiliza EPC’s adequados ou em perfeito estado de conservação, adotando outras medidas de proteção, assim, não dando a devida importância quando a utilização da proteção coletiva de seus colaboradores.68 f.Engenharia.Engenharia Civil.Construção civil.Acidentes de trabalho.Riscos.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5360DMD_hdl_123456789/5360Fonseca, Camila Tuzi Monteiroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamila%20Tuzi%20Monteiro%20Fonseca.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5360/1/Camila%20Tuzi%20Monteiro%20Fonseca.pdfapplication/pdf2274512http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5360/1/Camila%20Tuzi%20Monteiro%20Fonseca.pdf49807160f52a5dd9f48c522ebf356db2MD5123456789_5360_12019-01-21T12:45:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
title Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
spellingShingle Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
Fonseca, Camila Tuzi Monteiro
Engenharia.
Engenharia Civil.
Construção civil.
Acidentes de trabalho.
Riscos.
title_short Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
title_full Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
title_fullStr Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
title_full_unstemmed Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
title_sort Utilização de proteção coletiva em canteiro de obra: estudos de caso
author Fonseca, Camila Tuzi Monteiro
author_facet Fonseca, Camila Tuzi Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Camila Tuzi Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia.
Engenharia Civil.
Construção civil.
Acidentes de trabalho.
Riscos.
topic Engenharia.
Engenharia Civil.
Construção civil.
Acidentes de trabalho.
Riscos.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Equipamentos de proteção coletiva (EPC) são medidas de segurança dispostas nos locais de trabalho para a proteção de todos os trabalhadores, constituindo-se na primeira linha de defesa da saúde do trabalhador, a fim de diminuir o risco de acidentes e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores. Todavia, o investimento é elevado, o que leva as empresas a aderirem a outras formas de prevenção de acidentes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo constituiu-se em verificar se as empresas de construção civil pesquisadas adotam proteção coletiva durante a realização das suas atividades. Buscou-se, também, com o presente trabalho, verificar os responsáveis pelas construtoras acerca da existência ou não, da distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas. Para a realização deste trabalho foram aplicados checklist estruturados em três construtoras da cidade de Santiago/RS. Os dados coletados foram avaliados, no que se refere a utilização, distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas por parte das construtoras estudadas. Concluiu-se que a maioria das construtoras não utiliza EPC’s adequados ou em perfeito estado de conservação, adotando outras medidas de proteção, assim, não dando a devida importância quando a utilização da proteção coletiva de seus colaboradores.
68 f.
description Equipamentos de proteção coletiva (EPC) são medidas de segurança dispostas nos locais de trabalho para a proteção de todos os trabalhadores, constituindo-se na primeira linha de defesa da saúde do trabalhador, a fim de diminuir o risco de acidentes e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores. Todavia, o investimento é elevado, o que leva as empresas a aderirem a outras formas de prevenção de acidentes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo constituiu-se em verificar se as empresas de construção civil pesquisadas adotam proteção coletiva durante a realização das suas atividades. Buscou-se, também, com o presente trabalho, verificar os responsáveis pelas construtoras acerca da existência ou não, da distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas. Para a realização deste trabalho foram aplicados checklist estruturados em três construtoras da cidade de Santiago/RS. Os dados coletados foram avaliados, no que se refere a utilização, distribuição, fiscalização e controle de proteções coletivas por parte das construtoras estudadas. Concluiu-se que a maioria das construtoras não utiliza EPC’s adequados ou em perfeito estado de conservação, adotando outras medidas de proteção, assim, não dando a devida importância quando a utilização da proteção coletiva de seus colaboradores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-10-10T00:40:03Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-10T00:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5360
DMD_hdl_123456789/5360
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5360
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417011423936512