Estudo de adesivos estruturais para união de chapas metálicas para aplicações automotivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4534 |
Resumo: | A aplicação de adesivos estruturais vem crescendo principalmente dentro da indústria automotiva, isso se dá pela necessidade de redução de peso e consequentemente a redução de consumo de combustível, fornecendo assim, benefícios ao processo de manufatura/produto quando comparados aos processos tradicionais de união por solda, parafusos ou rebites. Este trabalho apresenta um estudo comparativo de uniões adesivas. Foram utilizados três tipos diferentes de materiais metálicos, alumínio 5052H32, aço NBR5915 e GMW3032, para avaliar a condição da união, foram testadas três diferentes espessuras do adesivo (0,80 mm, 1,50 mm e 3,0 mm). Para qualificar e comparar os efeitos do adesivo (espessura de camada versus tipo de material) foram realizados ensaios de tração cisalhante (Lap Shear) e tração cruzada (Cross Peel) para a obtenção das cargas mecânicas de acordo com as normas ASTM D 1002 e SAE J1553. Permitindo assim determinar qual é a influência que a variação de espessura de adesivo traz no quesito de adesão e carregamento resultante. |
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A aplicação de adesivos estruturais vem crescendo principalmente dentro da indústria automotiva, isso se dá pela necessidade de redução de peso e consequentemente a redução de consumo de combustível, fornecendo assim, benefícios ao processo de manufatura/produto quando comparados aos processos tradicionais de união por solda, parafusos ou rebites. Este trabalho apresenta um estudo comparativo de uniões adesivas. Foram utilizados três tipos diferentes de materiais metálicos, alumínio 5052H32, aço NBR5915 e GMW3032, para avaliar a condição da união, foram testadas três diferentes espessuras do adesivo (0,80 mm, 1,50 mm e 3,0 mm). Para qualificar e comparar os efeitos do adesivo (espessura de camada versus tipo de material) foram realizados ensaios de tração cisalhante (Lap Shear) e tração cruzada (Cross Peel) para a obtenção das cargas mecânicas de acordo com as normas ASTM D 1002 e SAE J1553. Permitindo assim determinar qual é a influência que a variação de espessura de adesivo traz no quesito de adesão e carregamento resultante. |
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