Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4244 |
Resumo: | Introdução: O presente trabalho de conclusão de curso visa estudar a viabilidade econômico-financeira de re-localização e ampliação da JS Desenhos, empresa de desenho e impressão de projetos de arquitetura e engenharia. De acordo com Salim et al (2005, p. 3) um estudo de viabilidade econômico-financeira, também conhecido como plano de negócios é “um documento que contém a caracterização de um negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. Este estudo é de grande relevância para a empresa, devido ao fato de que esta nunca passou por algum tipo de estudo. É importante para a autora, pois colocou em prática teorias vistas em sala de aula e possibilitou a ampliação de seus conhecimentos e habilidades. Para a Universidade o estudo contribui como fonte de pesquisa e subsídio para a elaboração de outros estudos nesta área. O estudo se mostrou viável em virtude da disponibilidade de tempo da empresa e da pesquisadora e da facilidade na obtenção das informações. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se existe a viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a empresa JS Desenhos. Seus objetivos específicos são de: caracterizar e identificar o mercado consumidor, concorrente e fornecedor; analisar os fatores externos que afetam a empresa; diagnosticar a situação atual da empresa; fazer projeções de possíveis cenários futuros, em termos financeiros; e propor sugestões de melhorias para a empresa; Metodologia: Quanto à natureza este estudo classifica-se como pesquisa aplicada, pois visa resolver um determinado problema da realidade e envolve fatores locais. Quanto à abordagem o estudo classifica-se como pesquisa qualitativa, pois faz relação da teoria com a prática e interpreta fenômenos do cotidiano. Quanto aos objetivos o estudo classifica-se em exploratório e descritivo, pois busca investigar uma realidade, descrever os fenômenos e criar hipóteses para estudo de caso. Para a realização deste estudo foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o levantamento e o estudo de caso, uma vez que estes tipos de pesquisa suprem os objetivos do estudo. Os sujeitos da pesquisa são o proprietário da empresa e a amostra da população que participou do levantamento de dados. O levantamento foi feito a partir de um questionário aplicado a uma amostra da população de clientes potenciais, para descobrir suas necessidades e testar a viabilidade da empresa investir em novos produtos. Os dados coletados foram transformados em planilhas, tabelas e gráficos para a mensuração dos resultados necessários para verificar a viabilidade do investimento. Resultados: A empresa JS Desenhos foi fundada em 2 de Janeiro de 1991 pelo Sr. José Ivo de Oliveira Selent. Localiza-se em sua residência, na Avenida São Luiz, nº 237, Bairro Storch, em Ijuí – RS. Atualmente tem como atividades principais o desenho e a impressão de projetos de engenharia e arquitetura (plotagem) e entrega em qualquer ponto do município de Ijuí e municípios próximos via transporte coletivo intermunicipal Conforme a análise do setor realizada, devido à crise política e econômica pela qual o país passa, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) calcula que a produção física da indústria gráfica encolheu 17,4% no terceiro trimestre de 2015, referente ao mesmo período de 2014. Diante desse cenário, a projeção para 2016 é de que deverá haver nova queda, de 7%. Para estudar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos foi realizado um questionário com cinquenta pessoas e empresas, consideradas dentro do público-alvo da empresa, a fim de analisar a frequência de utilização e o grau de satisfação com relação aos serviços de impressão oferecidos no município de Ijuí. Todos os entrevistados declararam utilizar os serviços de impressão pesquisados com alguma frequência. Dentre os maiores graus de frequência, destacaram-se: a impressão em A4 e xerox; as digitalizações; as plotagens; as encadernações; as impressões de fotos; e as impressões de adesivos personalizados. Foi questionada a satisfação dos clientes com relação à qualidade e aos preços dos serviços de impressão oferecidos no município. No geral os clientes se encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços, mas com relação ao preço dos serviços, a maioria dos entrevistados se declara indiferente. Foram questionados também quais são os principais fornecedores utilizados para estes serviços. Tiveram grande destaque a NetCopy, a Qualicoy e a Digicopy, juntamente com a opção “realizo estes serviços em minha casa/empresa”. Dois dos entrevistados marcaram a JS Desenhos como fornecedora. Foram entrevistadas trinta e oito pessoas físicas e doze pessoas jurídicas. Os clientes atuais da empresa são escritórios de arquitetura, arquitetos e engenheiros autônomos, construtoras, empresas de engenharia, automação e regularização e estudantes. A partir da oferta de novos serviços a empresa ampliará seu público-alvo, abrangendo estudantes em geral e pessoas comuns que precisam esporadicamente realizar serviços de impressão. A proposta objetiva relocalizar a empresa para oferecer maior visibilidade e oferecer serviços complementares aos atuais oferecidos. Os principais concorrentes diretos da JS Desenhos são outras empresas que realizam impressões, como a Qualicopy, a Netcopy e a Digicopy. Também há na cidade outros empresários autônomos, que representam concorrência indireta. A Copyjui é a principal fornecedora de cartuchos de tinta para as plotters e assistência técnica e fornecerá os tonners para impressão e xerox. A empresa Arno Máquinas é a fornecedora de papel para as plotters e também fornecerá os materiais para encadernação e as folhas para impressão e xerox. Atualmente a empresa oferece apenas os serviços de plotagem e desenhos em AutoCad. A partir da entrevista realizada com os clientes potenciais, esta pretende oferecer também impressões em A4 e xerox, encadernações, digitalizações e blocos de papel. Na análise swot foram identificadas como ameaças à empresa a crise econômica e da construção civil, a falta de luz e internet e o aumento dos preços dos cartuchos e tonners. As oportunidades identificadas são de concorrer em licitações realizadas por órgãos públicos, especialização em plotagens e a reutilização dos restos de papel. Os pontos fracos detectados são a resistência às mudanças e o local distante dos concorrentes. Os pontos fortes da empresa são a qualidade das impressões, o bom atendimento, o serviço de plotagens diferenciado e o horário estendido de acordo com as necessidades do cliente. Com relação ao marketing da empresa, os serviços serão oferecidos apenas na empresa, mas as plotagens continuarão a ser entregues em qualquer parte da cidade; o preço será fixado com base na concorrência, tentando sempre manter um preço menor que o oferecido pelos concorrentes, respeitando o limite dos custos dos serviços prestados. Serão utilizadas divulgações nos jornais e rádios do município e flyers distribuídos nas residências do entorno da empresa e nas escolas próximas; descontos para clientes fiéis, promoções no mês de aniversário da empresa, entre outras; e será criada uma página no Facebook, e futuramente um site, para a divulgação dos serviços da empresa e das promoções. No plano financeiro é apresentada a previsão de investimento inicial. Conforme Behrens e Hawranek (1992, apud Piedade Filho, 2004)” o investimento pode ser definido como um compromisso de longo prazo de recursos econômicos com o objetivo de produzir e obter ganhos líquidos no futuro”. Ainda que a empresa já exista, há necessidade de realizar novos investimentos para a mudança de endereço que deve ser classificado como investimento pré-operacional. Este foi estimado em R$ 1.700,00; o investimento fixo foi estimado em R$ 227.347,40, sendo R$ 200.000,00 referentes à compra e construção do imóvel onde a empresa será instalada, R$ 12.000,00 em um veículo para realizar as entregas e o restante em máquinas e materiais para a prestação dos serviços. O capital de giro ficou previsto em R$ 1.938,00. O total do investimento inicial foi calculado em R$ 230.985,40, sendo 10,82% financiados pelos sócios e 89,18% financiados por bancos através do modo SAC, gerando um montante de R$ 375.923,36 para pagamento. As vendas projetadas para o primeiro mês são de quatrocentos metros de plotagem, quinze desenhos em AutoCad, quarenta blocos de papel, quarenta encadernações, vinte mil folhas A4 em impressão e xerox e trezentas digitalizações, gerando uma receita bruta de R$ 11.380,00. A seguir explicitam-se as despesas fixas da empresa. De acordo com Zanluca (2013) despesa é o “valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração”. Com a ampliação e re-localização a empresa espera obter um resultado líquido de R$ 3.881,69 ao mês e R$ 46.580,28 ao ano. Os custos e as despesas fixas têm um acréscimo de R$ 4.226,25 com relação à situação atual, mas a receita bruta aumenta em R$ 6.910,00, gerando um resultado líquido mensal R$ 2.683,75 maior que o anterior. Também foram projetados cenários otimistas e pessimistas. O cenário otimista projeta as vendas 50% maiores do que o estimado para o cenário normal, mas o resultado operacional líquido aumentaria em mais de 100%, pois os custos de prestação dos serviços são baixos. Já o cenário pessimista estima vendas 50% menores do que o normal. Com esse cenário a empresa teria um resultado líquido negativo de R$ 744,12, pois as despesas fixas se tornam muito altas perante a redução da receita bruta. O índice de lucratividade do investimento é de 36,31%. O índice de rentabilidade mostra o lucro líquido representa ao mês 1,79% do total investido e o prazo de retorno do investimento foi estimado em 59,51 meses. A taxa mínima de atratividade encontrada foi de 15,32%. Estimando um crescimento anual de 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período foi calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quinze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Conclusões: O estudo atinge seu objetivo geral, de verificar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos, através da verificação dos índices de lucratividade, de rentabilidade, e prazo de retorno do investimento. A taxa mínima de atratividade encontrada é de 15,32%. Com um crescimento anual estimado em 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período é calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quatorze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Todos os objetivos específicos foram plenamente atingidos. Foi muito importante questionar os clientes potenciais sobre quem são seus fornecedores atuais e se estão satisfeitos com os serviços oferecidos por estes. As técnicas utilizadas e descritas na metodologia contribuíram para que o estudo atingisse seus objetivos. Pôde-se criar uma base conceitual que sustentasse o estudo e seus métodos. Não surgiram grandes dificuldades na realização do estudo. A utilização de banners pode ser parte de uma pesquisa futura. Futuramente também pode-se pesquisar o mercado da impressão em 3D e a viabilidade de montar uma empresa voltada a isso. A realização do estudo foi muito gratificante para a autora, pois proporcionou aumento dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no decorrer do curso e serviu para a ampliação de sua visão de mercado. |
id |
UNIJ_13cd40b7736d272ef3614003f99d0d86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4244 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos2017-07-2520162017-07-25T12:06:47Z2017-07-25T12:06:47ZIntrodução: O presente trabalho de conclusão de curso visa estudar a viabilidade econômico-financeira de re-localização e ampliação da JS Desenhos, empresa de desenho e impressão de projetos de arquitetura e engenharia. De acordo com Salim et al (2005, p. 3) um estudo de viabilidade econômico-financeira, também conhecido como plano de negócios é “um documento que contém a caracterização de um negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. Este estudo é de grande relevância para a empresa, devido ao fato de que esta nunca passou por algum tipo de estudo. É importante para a autora, pois colocou em prática teorias vistas em sala de aula e possibilitou a ampliação de seus conhecimentos e habilidades. Para a Universidade o estudo contribui como fonte de pesquisa e subsídio para a elaboração de outros estudos nesta área. O estudo se mostrou viável em virtude da disponibilidade de tempo da empresa e da pesquisadora e da facilidade na obtenção das informações. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se existe a viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a empresa JS Desenhos. Seus objetivos específicos são de: caracterizar e identificar o mercado consumidor, concorrente e fornecedor; analisar os fatores externos que afetam a empresa; diagnosticar a situação atual da empresa; fazer projeções de possíveis cenários futuros, em termos financeiros; e propor sugestões de melhorias para a empresa; Metodologia: Quanto à natureza este estudo classifica-se como pesquisa aplicada, pois visa resolver um determinado problema da realidade e envolve fatores locais. Quanto à abordagem o estudo classifica-se como pesquisa qualitativa, pois faz relação da teoria com a prática e interpreta fenômenos do cotidiano. Quanto aos objetivos o estudo classifica-se em exploratório e descritivo, pois busca investigar uma realidade, descrever os fenômenos e criar hipóteses para estudo de caso. Para a realização deste estudo foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o levantamento e o estudo de caso, uma vez que estes tipos de pesquisa suprem os objetivos do estudo. Os sujeitos da pesquisa são o proprietário da empresa e a amostra da população que participou do levantamento de dados. O levantamento foi feito a partir de um questionário aplicado a uma amostra da população de clientes potenciais, para descobrir suas necessidades e testar a viabilidade da empresa investir em novos produtos. Os dados coletados foram transformados em planilhas, tabelas e gráficos para a mensuração dos resultados necessários para verificar a viabilidade do investimento. Resultados: A empresa JS Desenhos foi fundada em 2 de Janeiro de 1991 pelo Sr. José Ivo de Oliveira Selent. Localiza-se em sua residência, na Avenida São Luiz, nº 237, Bairro Storch, em Ijuí – RS. Atualmente tem como atividades principais o desenho e a impressão de projetos de engenharia e arquitetura (plotagem) e entrega em qualquer ponto do município de Ijuí e municípios próximos via transporte coletivo intermunicipal Conforme a análise do setor realizada, devido à crise política e econômica pela qual o país passa, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) calcula que a produção física da indústria gráfica encolheu 17,4% no terceiro trimestre de 2015, referente ao mesmo período de 2014. Diante desse cenário, a projeção para 2016 é de que deverá haver nova queda, de 7%. Para estudar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos foi realizado um questionário com cinquenta pessoas e empresas, consideradas dentro do público-alvo da empresa, a fim de analisar a frequência de utilização e o grau de satisfação com relação aos serviços de impressão oferecidos no município de Ijuí. Todos os entrevistados declararam utilizar os serviços de impressão pesquisados com alguma frequência. Dentre os maiores graus de frequência, destacaram-se: a impressão em A4 e xerox; as digitalizações; as plotagens; as encadernações; as impressões de fotos; e as impressões de adesivos personalizados. Foi questionada a satisfação dos clientes com relação à qualidade e aos preços dos serviços de impressão oferecidos no município. No geral os clientes se encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços, mas com relação ao preço dos serviços, a maioria dos entrevistados se declara indiferente. Foram questionados também quais são os principais fornecedores utilizados para estes serviços. Tiveram grande destaque a NetCopy, a Qualicoy e a Digicopy, juntamente com a opção “realizo estes serviços em minha casa/empresa”. Dois dos entrevistados marcaram a JS Desenhos como fornecedora. Foram entrevistadas trinta e oito pessoas físicas e doze pessoas jurídicas. Os clientes atuais da empresa são escritórios de arquitetura, arquitetos e engenheiros autônomos, construtoras, empresas de engenharia, automação e regularização e estudantes. A partir da oferta de novos serviços a empresa ampliará seu público-alvo, abrangendo estudantes em geral e pessoas comuns que precisam esporadicamente realizar serviços de impressão. A proposta objetiva relocalizar a empresa para oferecer maior visibilidade e oferecer serviços complementares aos atuais oferecidos. Os principais concorrentes diretos da JS Desenhos são outras empresas que realizam impressões, como a Qualicopy, a Netcopy e a Digicopy. Também há na cidade outros empresários autônomos, que representam concorrência indireta. A Copyjui é a principal fornecedora de cartuchos de tinta para as plotters e assistência técnica e fornecerá os tonners para impressão e xerox. A empresa Arno Máquinas é a fornecedora de papel para as plotters e também fornecerá os materiais para encadernação e as folhas para impressão e xerox. Atualmente a empresa oferece apenas os serviços de plotagem e desenhos em AutoCad. A partir da entrevista realizada com os clientes potenciais, esta pretende oferecer também impressões em A4 e xerox, encadernações, digitalizações e blocos de papel. Na análise swot foram identificadas como ameaças à empresa a crise econômica e da construção civil, a falta de luz e internet e o aumento dos preços dos cartuchos e tonners. As oportunidades identificadas são de concorrer em licitações realizadas por órgãos públicos, especialização em plotagens e a reutilização dos restos de papel. Os pontos fracos detectados são a resistência às mudanças e o local distante dos concorrentes. Os pontos fortes da empresa são a qualidade das impressões, o bom atendimento, o serviço de plotagens diferenciado e o horário estendido de acordo com as necessidades do cliente. Com relação ao marketing da empresa, os serviços serão oferecidos apenas na empresa, mas as plotagens continuarão a ser entregues em qualquer parte da cidade; o preço será fixado com base na concorrência, tentando sempre manter um preço menor que o oferecido pelos concorrentes, respeitando o limite dos custos dos serviços prestados. Serão utilizadas divulgações nos jornais e rádios do município e flyers distribuídos nas residências do entorno da empresa e nas escolas próximas; descontos para clientes fiéis, promoções no mês de aniversário da empresa, entre outras; e será criada uma página no Facebook, e futuramente um site, para a divulgação dos serviços da empresa e das promoções. No plano financeiro é apresentada a previsão de investimento inicial. Conforme Behrens e Hawranek (1992, apud Piedade Filho, 2004)” o investimento pode ser definido como um compromisso de longo prazo de recursos econômicos com o objetivo de produzir e obter ganhos líquidos no futuro”. Ainda que a empresa já exista, há necessidade de realizar novos investimentos para a mudança de endereço que deve ser classificado como investimento pré-operacional. Este foi estimado em R$ 1.700,00; o investimento fixo foi estimado em R$ 227.347,40, sendo R$ 200.000,00 referentes à compra e construção do imóvel onde a empresa será instalada, R$ 12.000,00 em um veículo para realizar as entregas e o restante em máquinas e materiais para a prestação dos serviços. O capital de giro ficou previsto em R$ 1.938,00. O total do investimento inicial foi calculado em R$ 230.985,40, sendo 10,82% financiados pelos sócios e 89,18% financiados por bancos através do modo SAC, gerando um montante de R$ 375.923,36 para pagamento. As vendas projetadas para o primeiro mês são de quatrocentos metros de plotagem, quinze desenhos em AutoCad, quarenta blocos de papel, quarenta encadernações, vinte mil folhas A4 em impressão e xerox e trezentas digitalizações, gerando uma receita bruta de R$ 11.380,00. A seguir explicitam-se as despesas fixas da empresa. De acordo com Zanluca (2013) despesa é o “valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração”. Com a ampliação e re-localização a empresa espera obter um resultado líquido de R$ 3.881,69 ao mês e R$ 46.580,28 ao ano. Os custos e as despesas fixas têm um acréscimo de R$ 4.226,25 com relação à situação atual, mas a receita bruta aumenta em R$ 6.910,00, gerando um resultado líquido mensal R$ 2.683,75 maior que o anterior. Também foram projetados cenários otimistas e pessimistas. O cenário otimista projeta as vendas 50% maiores do que o estimado para o cenário normal, mas o resultado operacional líquido aumentaria em mais de 100%, pois os custos de prestação dos serviços são baixos. Já o cenário pessimista estima vendas 50% menores do que o normal. Com esse cenário a empresa teria um resultado líquido negativo de R$ 744,12, pois as despesas fixas se tornam muito altas perante a redução da receita bruta. O índice de lucratividade do investimento é de 36,31%. O índice de rentabilidade mostra o lucro líquido representa ao mês 1,79% do total investido e o prazo de retorno do investimento foi estimado em 59,51 meses. A taxa mínima de atratividade encontrada foi de 15,32%. Estimando um crescimento anual de 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período foi calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quinze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Conclusões: O estudo atinge seu objetivo geral, de verificar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos, através da verificação dos índices de lucratividade, de rentabilidade, e prazo de retorno do investimento. A taxa mínima de atratividade encontrada é de 15,32%. Com um crescimento anual estimado em 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período é calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quatorze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Todos os objetivos específicos foram plenamente atingidos. Foi muito importante questionar os clientes potenciais sobre quem são seus fornecedores atuais e se estão satisfeitos com os serviços oferecidos por estes. As técnicas utilizadas e descritas na metodologia contribuíram para que o estudo atingisse seus objetivos. Pôde-se criar uma base conceitual que sustentasse o estudo e seus métodos. Não surgiram grandes dificuldades na realização do estudo. A utilização de banners pode ser parte de uma pesquisa futura. Futuramente também pode-se pesquisar o mercado da impressão em 3D e a viabilidade de montar uma empresa voltada a isso. A realização do estudo foi muito gratificante para a autora, pois proporcionou aumento dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no decorrer do curso e serviu para a ampliação de sua visão de mercado.79 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoEstudo de viabilidadePlano de negóciosImpressõesXeroxhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4244DMD_hdl_123456789/4244Selent, Alessandraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlessandra%20Selent.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4244/1/Alessandra%20Selent.pdfapplication/pdf988667http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4244/1/Alessandra%20Selent.pdfa7d90320a6aa564d8346c288f09d6e01MD5123456789_4244_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
title |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
spellingShingle |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos Selent, Alessandra Ciências Sociais Aplicadas Administração Estudo de viabilidade Plano de negócios Impressões Xerox |
title_short |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
title_full |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
title_fullStr |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
title_full_unstemmed |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
title_sort |
Estudo de viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a Empresa JS Desenhos |
author |
Selent, Alessandra |
author_facet |
Selent, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selent, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Estudo de viabilidade Plano de negócios Impressões Xerox |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Estudo de viabilidade Plano de negócios Impressões Xerox |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Introdução: O presente trabalho de conclusão de curso visa estudar a viabilidade econômico-financeira de re-localização e ampliação da JS Desenhos, empresa de desenho e impressão de projetos de arquitetura e engenharia. De acordo com Salim et al (2005, p. 3) um estudo de viabilidade econômico-financeira, também conhecido como plano de negócios é “um documento que contém a caracterização de um negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. Este estudo é de grande relevância para a empresa, devido ao fato de que esta nunca passou por algum tipo de estudo. É importante para a autora, pois colocou em prática teorias vistas em sala de aula e possibilitou a ampliação de seus conhecimentos e habilidades. Para a Universidade o estudo contribui como fonte de pesquisa e subsídio para a elaboração de outros estudos nesta área. O estudo se mostrou viável em virtude da disponibilidade de tempo da empresa e da pesquisadora e da facilidade na obtenção das informações. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se existe a viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a empresa JS Desenhos. Seus objetivos específicos são de: caracterizar e identificar o mercado consumidor, concorrente e fornecedor; analisar os fatores externos que afetam a empresa; diagnosticar a situação atual da empresa; fazer projeções de possíveis cenários futuros, em termos financeiros; e propor sugestões de melhorias para a empresa; Metodologia: Quanto à natureza este estudo classifica-se como pesquisa aplicada, pois visa resolver um determinado problema da realidade e envolve fatores locais. Quanto à abordagem o estudo classifica-se como pesquisa qualitativa, pois faz relação da teoria com a prática e interpreta fenômenos do cotidiano. Quanto aos objetivos o estudo classifica-se em exploratório e descritivo, pois busca investigar uma realidade, descrever os fenômenos e criar hipóteses para estudo de caso. Para a realização deste estudo foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o levantamento e o estudo de caso, uma vez que estes tipos de pesquisa suprem os objetivos do estudo. Os sujeitos da pesquisa são o proprietário da empresa e a amostra da população que participou do levantamento de dados. O levantamento foi feito a partir de um questionário aplicado a uma amostra da população de clientes potenciais, para descobrir suas necessidades e testar a viabilidade da empresa investir em novos produtos. Os dados coletados foram transformados em planilhas, tabelas e gráficos para a mensuração dos resultados necessários para verificar a viabilidade do investimento. Resultados: A empresa JS Desenhos foi fundada em 2 de Janeiro de 1991 pelo Sr. José Ivo de Oliveira Selent. Localiza-se em sua residência, na Avenida São Luiz, nº 237, Bairro Storch, em Ijuí – RS. Atualmente tem como atividades principais o desenho e a impressão de projetos de engenharia e arquitetura (plotagem) e entrega em qualquer ponto do município de Ijuí e municípios próximos via transporte coletivo intermunicipal Conforme a análise do setor realizada, devido à crise política e econômica pela qual o país passa, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) calcula que a produção física da indústria gráfica encolheu 17,4% no terceiro trimestre de 2015, referente ao mesmo período de 2014. Diante desse cenário, a projeção para 2016 é de que deverá haver nova queda, de 7%. Para estudar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos foi realizado um questionário com cinquenta pessoas e empresas, consideradas dentro do público-alvo da empresa, a fim de analisar a frequência de utilização e o grau de satisfação com relação aos serviços de impressão oferecidos no município de Ijuí. Todos os entrevistados declararam utilizar os serviços de impressão pesquisados com alguma frequência. Dentre os maiores graus de frequência, destacaram-se: a impressão em A4 e xerox; as digitalizações; as plotagens; as encadernações; as impressões de fotos; e as impressões de adesivos personalizados. Foi questionada a satisfação dos clientes com relação à qualidade e aos preços dos serviços de impressão oferecidos no município. No geral os clientes se encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços, mas com relação ao preço dos serviços, a maioria dos entrevistados se declara indiferente. Foram questionados também quais são os principais fornecedores utilizados para estes serviços. Tiveram grande destaque a NetCopy, a Qualicoy e a Digicopy, juntamente com a opção “realizo estes serviços em minha casa/empresa”. Dois dos entrevistados marcaram a JS Desenhos como fornecedora. Foram entrevistadas trinta e oito pessoas físicas e doze pessoas jurídicas. Os clientes atuais da empresa são escritórios de arquitetura, arquitetos e engenheiros autônomos, construtoras, empresas de engenharia, automação e regularização e estudantes. A partir da oferta de novos serviços a empresa ampliará seu público-alvo, abrangendo estudantes em geral e pessoas comuns que precisam esporadicamente realizar serviços de impressão. A proposta objetiva relocalizar a empresa para oferecer maior visibilidade e oferecer serviços complementares aos atuais oferecidos. Os principais concorrentes diretos da JS Desenhos são outras empresas que realizam impressões, como a Qualicopy, a Netcopy e a Digicopy. Também há na cidade outros empresários autônomos, que representam concorrência indireta. A Copyjui é a principal fornecedora de cartuchos de tinta para as plotters e assistência técnica e fornecerá os tonners para impressão e xerox. A empresa Arno Máquinas é a fornecedora de papel para as plotters e também fornecerá os materiais para encadernação e as folhas para impressão e xerox. Atualmente a empresa oferece apenas os serviços de plotagem e desenhos em AutoCad. A partir da entrevista realizada com os clientes potenciais, esta pretende oferecer também impressões em A4 e xerox, encadernações, digitalizações e blocos de papel. Na análise swot foram identificadas como ameaças à empresa a crise econômica e da construção civil, a falta de luz e internet e o aumento dos preços dos cartuchos e tonners. As oportunidades identificadas são de concorrer em licitações realizadas por órgãos públicos, especialização em plotagens e a reutilização dos restos de papel. Os pontos fracos detectados são a resistência às mudanças e o local distante dos concorrentes. Os pontos fortes da empresa são a qualidade das impressões, o bom atendimento, o serviço de plotagens diferenciado e o horário estendido de acordo com as necessidades do cliente. Com relação ao marketing da empresa, os serviços serão oferecidos apenas na empresa, mas as plotagens continuarão a ser entregues em qualquer parte da cidade; o preço será fixado com base na concorrência, tentando sempre manter um preço menor que o oferecido pelos concorrentes, respeitando o limite dos custos dos serviços prestados. Serão utilizadas divulgações nos jornais e rádios do município e flyers distribuídos nas residências do entorno da empresa e nas escolas próximas; descontos para clientes fiéis, promoções no mês de aniversário da empresa, entre outras; e será criada uma página no Facebook, e futuramente um site, para a divulgação dos serviços da empresa e das promoções. No plano financeiro é apresentada a previsão de investimento inicial. Conforme Behrens e Hawranek (1992, apud Piedade Filho, 2004)” o investimento pode ser definido como um compromisso de longo prazo de recursos econômicos com o objetivo de produzir e obter ganhos líquidos no futuro”. Ainda que a empresa já exista, há necessidade de realizar novos investimentos para a mudança de endereço que deve ser classificado como investimento pré-operacional. Este foi estimado em R$ 1.700,00; o investimento fixo foi estimado em R$ 227.347,40, sendo R$ 200.000,00 referentes à compra e construção do imóvel onde a empresa será instalada, R$ 12.000,00 em um veículo para realizar as entregas e o restante em máquinas e materiais para a prestação dos serviços. O capital de giro ficou previsto em R$ 1.938,00. O total do investimento inicial foi calculado em R$ 230.985,40, sendo 10,82% financiados pelos sócios e 89,18% financiados por bancos através do modo SAC, gerando um montante de R$ 375.923,36 para pagamento. As vendas projetadas para o primeiro mês são de quatrocentos metros de plotagem, quinze desenhos em AutoCad, quarenta blocos de papel, quarenta encadernações, vinte mil folhas A4 em impressão e xerox e trezentas digitalizações, gerando uma receita bruta de R$ 11.380,00. A seguir explicitam-se as despesas fixas da empresa. De acordo com Zanluca (2013) despesa é o “valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração”. Com a ampliação e re-localização a empresa espera obter um resultado líquido de R$ 3.881,69 ao mês e R$ 46.580,28 ao ano. Os custos e as despesas fixas têm um acréscimo de R$ 4.226,25 com relação à situação atual, mas a receita bruta aumenta em R$ 6.910,00, gerando um resultado líquido mensal R$ 2.683,75 maior que o anterior. Também foram projetados cenários otimistas e pessimistas. O cenário otimista projeta as vendas 50% maiores do que o estimado para o cenário normal, mas o resultado operacional líquido aumentaria em mais de 100%, pois os custos de prestação dos serviços são baixos. Já o cenário pessimista estima vendas 50% menores do que o normal. Com esse cenário a empresa teria um resultado líquido negativo de R$ 744,12, pois as despesas fixas se tornam muito altas perante a redução da receita bruta. O índice de lucratividade do investimento é de 36,31%. O índice de rentabilidade mostra o lucro líquido representa ao mês 1,79% do total investido e o prazo de retorno do investimento foi estimado em 59,51 meses. A taxa mínima de atratividade encontrada foi de 15,32%. Estimando um crescimento anual de 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período foi calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quinze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Conclusões: O estudo atinge seu objetivo geral, de verificar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos, através da verificação dos índices de lucratividade, de rentabilidade, e prazo de retorno do investimento. A taxa mínima de atratividade encontrada é de 15,32%. Com um crescimento anual estimado em 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período é calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quatorze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Todos os objetivos específicos foram plenamente atingidos. Foi muito importante questionar os clientes potenciais sobre quem são seus fornecedores atuais e se estão satisfeitos com os serviços oferecidos por estes. As técnicas utilizadas e descritas na metodologia contribuíram para que o estudo atingisse seus objetivos. Pôde-se criar uma base conceitual que sustentasse o estudo e seus métodos. Não surgiram grandes dificuldades na realização do estudo. A utilização de banners pode ser parte de uma pesquisa futura. Futuramente também pode-se pesquisar o mercado da impressão em 3D e a viabilidade de montar uma empresa voltada a isso. A realização do estudo foi muito gratificante para a autora, pois proporcionou aumento dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no decorrer do curso e serviu para a ampliação de sua visão de mercado. 79 f. |
description |
Introdução: O presente trabalho de conclusão de curso visa estudar a viabilidade econômico-financeira de re-localização e ampliação da JS Desenhos, empresa de desenho e impressão de projetos de arquitetura e engenharia. De acordo com Salim et al (2005, p. 3) um estudo de viabilidade econômico-financeira, também conhecido como plano de negócios é “um documento que contém a caracterização de um negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. Este estudo é de grande relevância para a empresa, devido ao fato de que esta nunca passou por algum tipo de estudo. É importante para a autora, pois colocou em prática teorias vistas em sala de aula e possibilitou a ampliação de seus conhecimentos e habilidades. Para a Universidade o estudo contribui como fonte de pesquisa e subsídio para a elaboração de outros estudos nesta área. O estudo se mostrou viável em virtude da disponibilidade de tempo da empresa e da pesquisadora e da facilidade na obtenção das informações. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se existe a viabilidade econômico-financeira de ampliar e re-localizar a empresa JS Desenhos. Seus objetivos específicos são de: caracterizar e identificar o mercado consumidor, concorrente e fornecedor; analisar os fatores externos que afetam a empresa; diagnosticar a situação atual da empresa; fazer projeções de possíveis cenários futuros, em termos financeiros; e propor sugestões de melhorias para a empresa; Metodologia: Quanto à natureza este estudo classifica-se como pesquisa aplicada, pois visa resolver um determinado problema da realidade e envolve fatores locais. Quanto à abordagem o estudo classifica-se como pesquisa qualitativa, pois faz relação da teoria com a prática e interpreta fenômenos do cotidiano. Quanto aos objetivos o estudo classifica-se em exploratório e descritivo, pois busca investigar uma realidade, descrever os fenômenos e criar hipóteses para estudo de caso. Para a realização deste estudo foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o levantamento e o estudo de caso, uma vez que estes tipos de pesquisa suprem os objetivos do estudo. Os sujeitos da pesquisa são o proprietário da empresa e a amostra da população que participou do levantamento de dados. O levantamento foi feito a partir de um questionário aplicado a uma amostra da população de clientes potenciais, para descobrir suas necessidades e testar a viabilidade da empresa investir em novos produtos. Os dados coletados foram transformados em planilhas, tabelas e gráficos para a mensuração dos resultados necessários para verificar a viabilidade do investimento. Resultados: A empresa JS Desenhos foi fundada em 2 de Janeiro de 1991 pelo Sr. José Ivo de Oliveira Selent. Localiza-se em sua residência, na Avenida São Luiz, nº 237, Bairro Storch, em Ijuí – RS. Atualmente tem como atividades principais o desenho e a impressão de projetos de engenharia e arquitetura (plotagem) e entrega em qualquer ponto do município de Ijuí e municípios próximos via transporte coletivo intermunicipal Conforme a análise do setor realizada, devido à crise política e econômica pela qual o país passa, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) calcula que a produção física da indústria gráfica encolheu 17,4% no terceiro trimestre de 2015, referente ao mesmo período de 2014. Diante desse cenário, a projeção para 2016 é de que deverá haver nova queda, de 7%. Para estudar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos foi realizado um questionário com cinquenta pessoas e empresas, consideradas dentro do público-alvo da empresa, a fim de analisar a frequência de utilização e o grau de satisfação com relação aos serviços de impressão oferecidos no município de Ijuí. Todos os entrevistados declararam utilizar os serviços de impressão pesquisados com alguma frequência. Dentre os maiores graus de frequência, destacaram-se: a impressão em A4 e xerox; as digitalizações; as plotagens; as encadernações; as impressões de fotos; e as impressões de adesivos personalizados. Foi questionada a satisfação dos clientes com relação à qualidade e aos preços dos serviços de impressão oferecidos no município. No geral os clientes se encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços, mas com relação ao preço dos serviços, a maioria dos entrevistados se declara indiferente. Foram questionados também quais são os principais fornecedores utilizados para estes serviços. Tiveram grande destaque a NetCopy, a Qualicoy e a Digicopy, juntamente com a opção “realizo estes serviços em minha casa/empresa”. Dois dos entrevistados marcaram a JS Desenhos como fornecedora. Foram entrevistadas trinta e oito pessoas físicas e doze pessoas jurídicas. Os clientes atuais da empresa são escritórios de arquitetura, arquitetos e engenheiros autônomos, construtoras, empresas de engenharia, automação e regularização e estudantes. A partir da oferta de novos serviços a empresa ampliará seu público-alvo, abrangendo estudantes em geral e pessoas comuns que precisam esporadicamente realizar serviços de impressão. A proposta objetiva relocalizar a empresa para oferecer maior visibilidade e oferecer serviços complementares aos atuais oferecidos. Os principais concorrentes diretos da JS Desenhos são outras empresas que realizam impressões, como a Qualicopy, a Netcopy e a Digicopy. Também há na cidade outros empresários autônomos, que representam concorrência indireta. A Copyjui é a principal fornecedora de cartuchos de tinta para as plotters e assistência técnica e fornecerá os tonners para impressão e xerox. A empresa Arno Máquinas é a fornecedora de papel para as plotters e também fornecerá os materiais para encadernação e as folhas para impressão e xerox. Atualmente a empresa oferece apenas os serviços de plotagem e desenhos em AutoCad. A partir da entrevista realizada com os clientes potenciais, esta pretende oferecer também impressões em A4 e xerox, encadernações, digitalizações e blocos de papel. Na análise swot foram identificadas como ameaças à empresa a crise econômica e da construção civil, a falta de luz e internet e o aumento dos preços dos cartuchos e tonners. As oportunidades identificadas são de concorrer em licitações realizadas por órgãos públicos, especialização em plotagens e a reutilização dos restos de papel. Os pontos fracos detectados são a resistência às mudanças e o local distante dos concorrentes. Os pontos fortes da empresa são a qualidade das impressões, o bom atendimento, o serviço de plotagens diferenciado e o horário estendido de acordo com as necessidades do cliente. Com relação ao marketing da empresa, os serviços serão oferecidos apenas na empresa, mas as plotagens continuarão a ser entregues em qualquer parte da cidade; o preço será fixado com base na concorrência, tentando sempre manter um preço menor que o oferecido pelos concorrentes, respeitando o limite dos custos dos serviços prestados. Serão utilizadas divulgações nos jornais e rádios do município e flyers distribuídos nas residências do entorno da empresa e nas escolas próximas; descontos para clientes fiéis, promoções no mês de aniversário da empresa, entre outras; e será criada uma página no Facebook, e futuramente um site, para a divulgação dos serviços da empresa e das promoções. No plano financeiro é apresentada a previsão de investimento inicial. Conforme Behrens e Hawranek (1992, apud Piedade Filho, 2004)” o investimento pode ser definido como um compromisso de longo prazo de recursos econômicos com o objetivo de produzir e obter ganhos líquidos no futuro”. Ainda que a empresa já exista, há necessidade de realizar novos investimentos para a mudança de endereço que deve ser classificado como investimento pré-operacional. Este foi estimado em R$ 1.700,00; o investimento fixo foi estimado em R$ 227.347,40, sendo R$ 200.000,00 referentes à compra e construção do imóvel onde a empresa será instalada, R$ 12.000,00 em um veículo para realizar as entregas e o restante em máquinas e materiais para a prestação dos serviços. O capital de giro ficou previsto em R$ 1.938,00. O total do investimento inicial foi calculado em R$ 230.985,40, sendo 10,82% financiados pelos sócios e 89,18% financiados por bancos através do modo SAC, gerando um montante de R$ 375.923,36 para pagamento. As vendas projetadas para o primeiro mês são de quatrocentos metros de plotagem, quinze desenhos em AutoCad, quarenta blocos de papel, quarenta encadernações, vinte mil folhas A4 em impressão e xerox e trezentas digitalizações, gerando uma receita bruta de R$ 11.380,00. A seguir explicitam-se as despesas fixas da empresa. De acordo com Zanluca (2013) despesa é o “valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração”. Com a ampliação e re-localização a empresa espera obter um resultado líquido de R$ 3.881,69 ao mês e R$ 46.580,28 ao ano. Os custos e as despesas fixas têm um acréscimo de R$ 4.226,25 com relação à situação atual, mas a receita bruta aumenta em R$ 6.910,00, gerando um resultado líquido mensal R$ 2.683,75 maior que o anterior. Também foram projetados cenários otimistas e pessimistas. O cenário otimista projeta as vendas 50% maiores do que o estimado para o cenário normal, mas o resultado operacional líquido aumentaria em mais de 100%, pois os custos de prestação dos serviços são baixos. Já o cenário pessimista estima vendas 50% menores do que o normal. Com esse cenário a empresa teria um resultado líquido negativo de R$ 744,12, pois as despesas fixas se tornam muito altas perante a redução da receita bruta. O índice de lucratividade do investimento é de 36,31%. O índice de rentabilidade mostra o lucro líquido representa ao mês 1,79% do total investido e o prazo de retorno do investimento foi estimado em 59,51 meses. A taxa mínima de atratividade encontrada foi de 15,32%. Estimando um crescimento anual de 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período foi calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quinze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Conclusões: O estudo atinge seu objetivo geral, de verificar a viabilidade de ampliação e re-localização da empresa JS Desenhos, através da verificação dos índices de lucratividade, de rentabilidade, e prazo de retorno do investimento. A taxa mínima de atratividade encontrada é de 15,32%. Com um crescimento anual estimado em 5%, o valor atual líquido a ser recuperado em sete anos de atividade é de R$ 13.758,95. A taxa interna de retorno neste período é calculada em 17,15%. O payback simples se dará em quatro anos, dois meses e quatorze dias. Já o payback atualizado encontrado foi de seis anos, cinco meses e dezenove dias. Todos os objetivos específicos foram plenamente atingidos. Foi muito importante questionar os clientes potenciais sobre quem são seus fornecedores atuais e se estão satisfeitos com os serviços oferecidos por estes. As técnicas utilizadas e descritas na metodologia contribuíram para que o estudo atingisse seus objetivos. Pôde-se criar uma base conceitual que sustentasse o estudo e seus métodos. Não surgiram grandes dificuldades na realização do estudo. A utilização de banners pode ser parte de uma pesquisa futura. Futuramente também pode-se pesquisar o mercado da impressão em 3D e a viabilidade de montar uma empresa voltada a isso. A realização do estudo foi muito gratificante para a autora, pois proporcionou aumento dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no decorrer do curso e serviu para a ampliação de sua visão de mercado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-25T12:06:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T12:06:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4244 DMD_hdl_123456789/4244 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4244 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415993115082752 |