A importância do brincar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3391 |
Resumo: | O presente estudo aborda a importância do brincar na Educação Infantil, principalmente para crianças de zero a três anos de idade, bem como analisa o papel do educador nessa importante fase da vida da criança. Metodologicamente, o estudo é classificado como quali-quantitativo e descritivo. Sua realização permitiu compreender como o brincar vem sendo encarado no contexto da Educação Infantil, podendo-se constatar os avanços já alcançados e o que ainda precisa ser feito nesse sentido. O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto físico, como social, cultural, afetivo, emocional ou cognitivo. Por intermédio do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Mais do que isso, ela pode desenvolver áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que elas descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas. O professor da Educação Infantil nesse contexto possui o papel de guardião do brincar. As dificuldades que existem atualmente nas escolas de Educação Infantil com relação ao brincar referem-se especialmente à falta de material, de estrutura física e de professor capacitado. O estudo prático foi desenvolvido pela acadêmica numa escola de Educação Infantil do município de Três de Maio, RS, onde atua como educadora infantil e buscou conhecer a percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 3 anos de idade. Nas suas respostas aos questionários os participantes enfatizaram a importância do brincar nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, a necessidade de meios que permitam a melhor forma de utilização da brincadeira nesse contexto. Por fim, sugere-se à escola analisada a elaboração de um estudo e planejamento visando à contratação de um professor de Educação Física para as crianças dessa faixa etária, a fim de que possam desenvolver atividades físicas envolvidas com a ludicidade que a infância proporciona. |
id |
UNIJ_1796cc664b74e332936205e326091799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3391 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA importância do brincar na educação infantil2016-04-2220152016-04-22T12:22:32Z2016-04-22T12:22:32ZO presente estudo aborda a importância do brincar na Educação Infantil, principalmente para crianças de zero a três anos de idade, bem como analisa o papel do educador nessa importante fase da vida da criança. Metodologicamente, o estudo é classificado como quali-quantitativo e descritivo. Sua realização permitiu compreender como o brincar vem sendo encarado no contexto da Educação Infantil, podendo-se constatar os avanços já alcançados e o que ainda precisa ser feito nesse sentido. O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto físico, como social, cultural, afetivo, emocional ou cognitivo. Por intermédio do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Mais do que isso, ela pode desenvolver áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que elas descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas. O professor da Educação Infantil nesse contexto possui o papel de guardião do brincar. As dificuldades que existem atualmente nas escolas de Educação Infantil com relação ao brincar referem-se especialmente à falta de material, de estrutura física e de professor capacitado. O estudo prático foi desenvolvido pela acadêmica numa escola de Educação Infantil do município de Três de Maio, RS, onde atua como educadora infantil e buscou conhecer a percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 3 anos de idade. Nas suas respostas aos questionários os participantes enfatizaram a importância do brincar nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, a necessidade de meios que permitam a melhor forma de utilização da brincadeira nesse contexto. Por fim, sugere-se à escola analisada a elaboração de um estudo e planejamento visando à contratação de um professor de Educação Física para as crianças dessa faixa etária, a fim de que possam desenvolver atividades físicas envolvidas com a ludicidade que a infância proporciona.42 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaBrincarBrinquedoEducação infantilCrianças de 0 a 3 anoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3391DMD_hdl_123456789/3391Loro, Aline Rafaelaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAline%20Loro%20TCC%20p%c3%b3s%20banca.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3391/1/Aline%20Loro%20TCC%20p%c3%b3s%20banca.pdfapplication/pdf311121http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3391/1/Aline%20Loro%20TCC%20p%c3%b3s%20banca.pdf88dc07d642a5d0e02bddda0801f30216MD5123456789_3391_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do brincar na educação infantil |
title |
A importância do brincar na educação infantil |
spellingShingle |
A importância do brincar na educação infantil Loro, Aline Rafaela Ciências da Saúde Educação Física Brincar Brinquedo Educação infantil Crianças de 0 a 3 anos |
title_short |
A importância do brincar na educação infantil |
title_full |
A importância do brincar na educação infantil |
title_fullStr |
A importância do brincar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar na educação infantil |
title_sort |
A importância do brincar na educação infantil |
author |
Loro, Aline Rafaela |
author_facet |
Loro, Aline Rafaela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loro, Aline Rafaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Brincar Brinquedo Educação infantil Crianças de 0 a 3 anos |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Brincar Brinquedo Educação infantil Crianças de 0 a 3 anos |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo aborda a importância do brincar na Educação Infantil, principalmente para crianças de zero a três anos de idade, bem como analisa o papel do educador nessa importante fase da vida da criança. Metodologicamente, o estudo é classificado como quali-quantitativo e descritivo. Sua realização permitiu compreender como o brincar vem sendo encarado no contexto da Educação Infantil, podendo-se constatar os avanços já alcançados e o que ainda precisa ser feito nesse sentido. O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto físico, como social, cultural, afetivo, emocional ou cognitivo. Por intermédio do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Mais do que isso, ela pode desenvolver áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que elas descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas. O professor da Educação Infantil nesse contexto possui o papel de guardião do brincar. As dificuldades que existem atualmente nas escolas de Educação Infantil com relação ao brincar referem-se especialmente à falta de material, de estrutura física e de professor capacitado. O estudo prático foi desenvolvido pela acadêmica numa escola de Educação Infantil do município de Três de Maio, RS, onde atua como educadora infantil e buscou conhecer a percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 3 anos de idade. Nas suas respostas aos questionários os participantes enfatizaram a importância do brincar nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, a necessidade de meios que permitam a melhor forma de utilização da brincadeira nesse contexto. Por fim, sugere-se à escola analisada a elaboração de um estudo e planejamento visando à contratação de um professor de Educação Física para as crianças dessa faixa etária, a fim de que possam desenvolver atividades físicas envolvidas com a ludicidade que a infância proporciona. 42 f. |
description |
O presente estudo aborda a importância do brincar na Educação Infantil, principalmente para crianças de zero a três anos de idade, bem como analisa o papel do educador nessa importante fase da vida da criança. Metodologicamente, o estudo é classificado como quali-quantitativo e descritivo. Sua realização permitiu compreender como o brincar vem sendo encarado no contexto da Educação Infantil, podendo-se constatar os avanços já alcançados e o que ainda precisa ser feito nesse sentido. O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto físico, como social, cultural, afetivo, emocional ou cognitivo. Por intermédio do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Mais do que isso, ela pode desenvolver áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que elas descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas. O professor da Educação Infantil nesse contexto possui o papel de guardião do brincar. As dificuldades que existem atualmente nas escolas de Educação Infantil com relação ao brincar referem-se especialmente à falta de material, de estrutura física e de professor capacitado. O estudo prático foi desenvolvido pela acadêmica numa escola de Educação Infantil do município de Três de Maio, RS, onde atua como educadora infantil e buscou conhecer a percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 3 anos de idade. Nas suas respostas aos questionários os participantes enfatizaram a importância do brincar nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, a necessidade de meios que permitam a melhor forma de utilização da brincadeira nesse contexto. Por fim, sugere-se à escola analisada a elaboração de um estudo e planejamento visando à contratação de um professor de Educação Física para as crianças dessa faixa etária, a fim de que possam desenvolver atividades físicas envolvidas com a ludicidade que a infância proporciona. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-22T12:22:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-22T12:22:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3391 DMD_hdl_123456789/3391 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3391 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415168611385344 |