A importância do brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loro, Aline Rafaela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3391
Resumo: O presente estudo aborda a importância do brincar na Educação Infantil, principalmente para crianças de zero a três anos de idade, bem como analisa o papel do educador nessa importante fase da vida da criança. Metodologicamente, o estudo é classificado como quali-quantitativo e descritivo. Sua realização permitiu compreender como o brincar vem sendo encarado no contexto da Educação Infantil, podendo-se constatar os avanços já alcançados e o que ainda precisa ser feito nesse sentido. O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto físico, como social, cultural, afetivo, emocional ou cognitivo. Por intermédio do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Mais do que isso, ela pode desenvolver áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que elas descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas. O professor da Educação Infantil nesse contexto possui o papel de guardião do brincar. As dificuldades que existem atualmente nas escolas de Educação Infantil com relação ao brincar referem-se especialmente à falta de material, de estrutura física e de professor capacitado. O estudo prático foi desenvolvido pela acadêmica numa escola de Educação Infantil do município de Três de Maio, RS, onde atua como educadora infantil e buscou conhecer a percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 3 anos de idade. Nas suas respostas aos questionários os participantes enfatizaram a importância do brincar nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, a necessidade de meios que permitam a melhor forma de utilização da brincadeira nesse contexto. Por fim, sugere-se à escola analisada a elaboração de um estudo e planejamento visando à contratação de um professor de Educação Física para as crianças dessa faixa etária, a fim de que possam desenvolver atividades físicas envolvidas com a ludicidade que a infância proporciona.
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