A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Elvis Dei Ricardi Barcellos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4312
Resumo: Esta monografia apresenta em um estudo que propõe um olhar sobre a relação existente entre a produção musical artística e aspectos constitutivos do psiquismo humano. O texto contextualiza a música dentro de um aspecto histórico e temporal, enfatizando os momentos que representaram as mais importantes e marcantes evoluções em termos de criações musicais, e também reforça o valor social e cultural da música para a humanidade. A proposta principal deste estudo é mostrar que a música pode ser considerada como uma via de expressão do inconsciente humano. Esta proposição é feita através de um apanhado de conceitos psicanalíticos fundamentais retirados das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, os quais são utilizados para embasar e exemplificar a intrínseca relação existente entre a música e o psiquismo humano. Estuda-se esta relação, com base na aproximação de teorizações e conceitos de Freud (o estudo da psicologia de grupos, a teoria das pulsões e da libido, a sublimação etc.) e de Jacques Lacan (a teoria do significante, a premissa do inconsciente estruturado como linguagem etc.) com a questão do valor psíquico, que tanto a produção quanto a prática de ouvir música representam para o homem. E também, este trabalho mostra como a música pode consistir em uma maneira de ouvir o sujeito através de uma voz que fala sobre suas questões de caráter inconsciente.
id UNIJ_1a425e948308855e5c740200649fbc63
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4312
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano2017-07-2620162017-07-26T22:14:53Z2017-07-26T22:14:53ZEsta monografia apresenta em um estudo que propõe um olhar sobre a relação existente entre a produção musical artística e aspectos constitutivos do psiquismo humano. O texto contextualiza a música dentro de um aspecto histórico e temporal, enfatizando os momentos que representaram as mais importantes e marcantes evoluções em termos de criações musicais, e também reforça o valor social e cultural da música para a humanidade. A proposta principal deste estudo é mostrar que a música pode ser considerada como uma via de expressão do inconsciente humano. Esta proposição é feita através de um apanhado de conceitos psicanalíticos fundamentais retirados das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, os quais são utilizados para embasar e exemplificar a intrínseca relação existente entre a música e o psiquismo humano. Estuda-se esta relação, com base na aproximação de teorizações e conceitos de Freud (o estudo da psicologia de grupos, a teoria das pulsões e da libido, a sublimação etc.) e de Jacques Lacan (a teoria do significante, a premissa do inconsciente estruturado como linguagem etc.) com a questão do valor psíquico, que tanto a produção quanto a prática de ouvir música representam para o homem. E também, este trabalho mostra como a música pode consistir em uma maneira de ouvir o sujeito através de uma voz que fala sobre suas questões de caráter inconsciente.60 f.Ciências HumanasPsicologiaMúsicaPsiquismonconscientePsiquéPulsãoSublimaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4312DMD_hdl_123456789/4312Farias, Elvis Dei Ricardi Barcellosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessElvis%20Dei%20Ricardi%20Barcellos%20Farias.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4312/1/Elvis%20Dei%20Ricardi%20Barcellos%20Farias.pdfapplication/pdf623084http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4312/1/Elvis%20Dei%20Ricardi%20Barcellos%20Farias.pdf0746d2cb3b68eb4ffddee11cad194a3aMD5123456789_4312_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
title A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
spellingShingle A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
Farias, Elvis Dei Ricardi Barcellos
Ciências Humanas
Psicologia
Música
Psiquismo
nconsciente
Psiqué
Pulsão
Sublimação
title_short A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
title_full A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
title_fullStr A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
title_full_unstemmed A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
title_sort A música e a psiqué: um estudo sobre a relação entre a música e aspectos do psiquismo humano
author Farias, Elvis Dei Ricardi Barcellos
author_facet Farias, Elvis Dei Ricardi Barcellos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Elvis Dei Ricardi Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Música
Psiquismo
nconsciente
Psiqué
Pulsão
Sublimação
topic Ciências Humanas
Psicologia
Música
Psiquismo
nconsciente
Psiqué
Pulsão
Sublimação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta monografia apresenta em um estudo que propõe um olhar sobre a relação existente entre a produção musical artística e aspectos constitutivos do psiquismo humano. O texto contextualiza a música dentro de um aspecto histórico e temporal, enfatizando os momentos que representaram as mais importantes e marcantes evoluções em termos de criações musicais, e também reforça o valor social e cultural da música para a humanidade. A proposta principal deste estudo é mostrar que a música pode ser considerada como uma via de expressão do inconsciente humano. Esta proposição é feita através de um apanhado de conceitos psicanalíticos fundamentais retirados das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, os quais são utilizados para embasar e exemplificar a intrínseca relação existente entre a música e o psiquismo humano. Estuda-se esta relação, com base na aproximação de teorizações e conceitos de Freud (o estudo da psicologia de grupos, a teoria das pulsões e da libido, a sublimação etc.) e de Jacques Lacan (a teoria do significante, a premissa do inconsciente estruturado como linguagem etc.) com a questão do valor psíquico, que tanto a produção quanto a prática de ouvir música representam para o homem. E também, este trabalho mostra como a música pode consistir em uma maneira de ouvir o sujeito através de uma voz que fala sobre suas questões de caráter inconsciente.
60 f.
description Esta monografia apresenta em um estudo que propõe um olhar sobre a relação existente entre a produção musical artística e aspectos constitutivos do psiquismo humano. O texto contextualiza a música dentro de um aspecto histórico e temporal, enfatizando os momentos que representaram as mais importantes e marcantes evoluções em termos de criações musicais, e também reforça o valor social e cultural da música para a humanidade. A proposta principal deste estudo é mostrar que a música pode ser considerada como uma via de expressão do inconsciente humano. Esta proposição é feita através de um apanhado de conceitos psicanalíticos fundamentais retirados das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, os quais são utilizados para embasar e exemplificar a intrínseca relação existente entre a música e o psiquismo humano. Estuda-se esta relação, com base na aproximação de teorizações e conceitos de Freud (o estudo da psicologia de grupos, a teoria das pulsões e da libido, a sublimação etc.) e de Jacques Lacan (a teoria do significante, a premissa do inconsciente estruturado como linguagem etc.) com a questão do valor psíquico, que tanto a produção quanto a prática de ouvir música representam para o homem. E também, este trabalho mostra como a música pode consistir em uma maneira de ouvir o sujeito através de uma voz que fala sobre suas questões de caráter inconsciente.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-26T22:14:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T22:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4312
DMD_hdl_123456789/4312
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4312
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993332137984