Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maiara Caroline Ritscher
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo.
id UNIJ_1abf9c978c263cb2b605b426cfae6b7c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4277
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil2017-07-2520162017-07-25T21:36:28Z2017-07-25T21:36:28ZA presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo.33 f.EducaçãoPedagogiaalfabetizaçãoliteratura infantilleitorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277DMD_hdl_123456789/4277Carvalho, Maiara Caroline Ritscherporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaiara%20Caroline%20Ritscher%20Carvalho.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4277/1/Maiara%20Caroline%20Ritscher%20Carvalho.pdfapplication/pdf165807http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4277/1/Maiara%20Caroline%20Ritscher%20Carvalho.pdfcb75cb994b843ede15ecf61e14e7ee65MD5123456789_4277_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
title Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
spellingShingle Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
Carvalho, Maiara Caroline Ritscher
Educação
Pedagogia
alfabetização
literatura infantil
leitor
title_short Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
title_full Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
title_fullStr Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
title_full_unstemmed Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
title_sort Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
author Carvalho, Maiara Caroline Ritscher
author_facet Carvalho, Maiara Caroline Ritscher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maiara Caroline Ritscher
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
alfabetização
literatura infantil
leitor
topic Educação
Pedagogia
alfabetização
literatura infantil
leitor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo.
33 f.
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-25T21:36:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-25T21:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277
DMD_hdl_123456789/4277
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993274466304