Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo. |
id |
UNIJ_1abf9c978c263cb2b605b426cfae6b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4277 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil2017-07-2520162017-07-25T21:36:28Z2017-07-25T21:36:28ZA presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo.33 f.EducaçãoPedagogiaalfabetizaçãoliteratura infantilleitorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277DMD_hdl_123456789/4277Carvalho, Maiara Caroline Ritscherporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaiara%20Caroline%20Ritscher%20Carvalho.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4277/1/Maiara%20Caroline%20Ritscher%20Carvalho.pdfapplication/pdf165807http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4277/1/Maiara%20Caroline%20Ritscher%20Carvalho.pdfcb75cb994b843ede15ecf61e14e7ee65MD5123456789_4277_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
title |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
spellingShingle |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil Carvalho, Maiara Caroline Ritscher Educação Pedagogia alfabetização literatura infantil leitor |
title_short |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
title_full |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
title_fullStr |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
title_sort |
Alfabetizar letrando: contribuições da literatura Infantil |
author |
Carvalho, Maiara Caroline Ritscher |
author_facet |
Carvalho, Maiara Caroline Ritscher |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maiara Caroline Ritscher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia alfabetização literatura infantil leitor |
topic |
Educação Pedagogia alfabetização literatura infantil leitor |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo. 33 f. |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-25T21:36:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T21:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277 DMD_hdl_123456789/4277 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4277 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415993274466304 |