Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5794 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é entender aspectos originários e desdobramentos à construção do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista - TEA, originariamente concebido por Lorna Wing a partir das descobertas iniciais de Leo Kanner e de Hans Asperger. Através da biografia e dos escritos dos três autores busca-se compreender os contextos históricos e científicos da descoberta do autismo e sua posterior evolução para o conceito de Transtorno do Espectro Autista, que à luz do DSM-5 passou a integrar o grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O TEA caracteriza-se por déficits em dois domínios centrais: na comunicação social e interação social; e padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Uma das consequências destas mudanças é o aumento significativo de casos diagnosticados, uma vez que o TEA tornou-se um único diagnóstico que abrange as extintas entidades nosológicas do transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, existentes no DSM-IV. |
id |
UNIJ_1f2f047726b5f0d25ed9b8030dc2b179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5794 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMontando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista2019-04-0220182019-04-02T16:57:07Z2019-04-02T16:57:07ZO objetivo deste trabalho é entender aspectos originários e desdobramentos à construção do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista - TEA, originariamente concebido por Lorna Wing a partir das descobertas iniciais de Leo Kanner e de Hans Asperger. Através da biografia e dos escritos dos três autores busca-se compreender os contextos históricos e científicos da descoberta do autismo e sua posterior evolução para o conceito de Transtorno do Espectro Autista, que à luz do DSM-5 passou a integrar o grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O TEA caracteriza-se por déficits em dois domínios centrais: na comunicação social e interação social; e padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Uma das consequências destas mudanças é o aumento significativo de casos diagnosticados, uma vez que o TEA tornou-se um único diagnóstico que abrange as extintas entidades nosológicas do transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, existentes no DSM-IV.74 f.Ciências humanas.Psicologia.Leo Kanner.Hans Asperger.Lorna Wing.Autismo.Transtorno de Asperger.Transtorno do Espectro Autista.TEA.DSM-5.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5794DMD_hdl_123456789/5794Denis, Jeferson Sanchoteneporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJeferson%20Sanchotene%20Denis.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5794/1/Jeferson%20Sanchotene%20Denis.pdfapplication/pdf404787http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5794/1/Jeferson%20Sanchotene%20Denis.pdfee5d0b864753602033abadd247bd2ab6MD5123456789_5794_12019-04-06T06:50:47Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
title |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista Denis, Jeferson Sanchotene Ciências humanas. Psicologia. Leo Kanner. Hans Asperger. Lorna Wing. Autismo. Transtorno de Asperger. Transtorno do Espectro Autista. TEA. DSM-5. |
title_short |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
title_full |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
title_sort |
Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista |
author |
Denis, Jeferson Sanchotene |
author_facet |
Denis, Jeferson Sanchotene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denis, Jeferson Sanchotene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Psicologia. Leo Kanner. Hans Asperger. Lorna Wing. Autismo. Transtorno de Asperger. Transtorno do Espectro Autista. TEA. DSM-5. |
topic |
Ciências humanas. Psicologia. Leo Kanner. Hans Asperger. Lorna Wing. Autismo. Transtorno de Asperger. Transtorno do Espectro Autista. TEA. DSM-5. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste trabalho é entender aspectos originários e desdobramentos à construção do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista - TEA, originariamente concebido por Lorna Wing a partir das descobertas iniciais de Leo Kanner e de Hans Asperger. Através da biografia e dos escritos dos três autores busca-se compreender os contextos históricos e científicos da descoberta do autismo e sua posterior evolução para o conceito de Transtorno do Espectro Autista, que à luz do DSM-5 passou a integrar o grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O TEA caracteriza-se por déficits em dois domínios centrais: na comunicação social e interação social; e padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Uma das consequências destas mudanças é o aumento significativo de casos diagnosticados, uma vez que o TEA tornou-se um único diagnóstico que abrange as extintas entidades nosológicas do transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, existentes no DSM-IV. 74 f. |
description |
O objetivo deste trabalho é entender aspectos originários e desdobramentos à construção do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista - TEA, originariamente concebido por Lorna Wing a partir das descobertas iniciais de Leo Kanner e de Hans Asperger. Através da biografia e dos escritos dos três autores busca-se compreender os contextos históricos e científicos da descoberta do autismo e sua posterior evolução para o conceito de Transtorno do Espectro Autista, que à luz do DSM-5 passou a integrar o grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O TEA caracteriza-se por déficits em dois domínios centrais: na comunicação social e interação social; e padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Uma das consequências destas mudanças é o aumento significativo de casos diagnosticados, uma vez que o TEA tornou-se um único diagnóstico que abrange as extintas entidades nosológicas do transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, existentes no DSM-IV. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-04-02T16:57:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T16:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5794 DMD_hdl_123456789/5794 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5794 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1630139158434414592 |