Montando o quebra-cabeça: construindo uma leitura acerca do diagnóstico de transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denis, Jeferson Sanchotene
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5794
Resumo: O objetivo deste trabalho é entender aspectos originários e desdobramentos à construção do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista - TEA, originariamente concebido por Lorna Wing a partir das descobertas iniciais de Leo Kanner e de Hans Asperger. Através da biografia e dos escritos dos três autores busca-se compreender os contextos históricos e científicos da descoberta do autismo e sua posterior evolução para o conceito de Transtorno do Espectro Autista, que à luz do DSM-5 passou a integrar o grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O TEA caracteriza-se por déficits em dois domínios centrais: na comunicação social e interação social; e padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades. Uma das consequências destas mudanças é o aumento significativo de casos diagnosticados, uma vez que o TEA tornou-se um único diagnóstico que abrange as extintas entidades nosológicas do transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, existentes no DSM-IV.
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