Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maristela Maria de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4958
Resumo: As preocupações com a formação para a cidadania têm sido tema recorrente nos debates da educação. Desta forma, a escola passa a ser compreendida como um espaço e tempo para a construção do conhecimento, assim como lugar privilegiado para a formação cidadã. Levando isso em consideração, proponho-me a pensar nas contribuições que a obra literária e os conceitos geográficos, trabalhados conjuntamente, podem possibilitar ao aluno na sua formação. Assim sendo, esta tese dedica-se a estudar a identidade territorial, presente na obra O Continente I de Erico Verissimo, como elemento importante no processo de formação cidadã do aluno. Para isso, foram selecionados conceitos geográficos de espaço, território, lugar e paisagem que serviram de base para analisar a obra. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, crítico-hermenêutica, Stein (1986), que permitiu interpretar para compreender os fenômenos que resultaram do diálogo entre o texto literário, os conceitos geográficos, as falas dos professores e dos alunos em uma perspectiva de interrogação e transformação. Para os fins que interessam discutir faz-se importante destacar que para analisar a realidade empírica foram aplicados questionários, com professores da educação básica de Literatura e Geografia e, proposta de atividade realizada por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A análise, que resultou do diálogo entre as muitas vozes, mostrou que a identidade territorial, aliada aos demais conceitos, é um elemento presente na obra em estudo, o que possibilita uma maior compreensão do texto literário, ao mesmo tempo que, trabalhada em um entendimento de pluralidade, permite ao aluno desenvolver o pensamento crítico diante de temas sociais implicando na formação e exercício de sua cidadania.
id UNIJ_22fb4e97575f185c095e3ce22685f629
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4958
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIdentidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo2018-05-0720162018-05-07T18:13:32Z2018-05-07T18:13:32ZAs preocupações com a formação para a cidadania têm sido tema recorrente nos debates da educação. Desta forma, a escola passa a ser compreendida como um espaço e tempo para a construção do conhecimento, assim como lugar privilegiado para a formação cidadã. Levando isso em consideração, proponho-me a pensar nas contribuições que a obra literária e os conceitos geográficos, trabalhados conjuntamente, podem possibilitar ao aluno na sua formação. Assim sendo, esta tese dedica-se a estudar a identidade territorial, presente na obra O Continente I de Erico Verissimo, como elemento importante no processo de formação cidadã do aluno. Para isso, foram selecionados conceitos geográficos de espaço, território, lugar e paisagem que serviram de base para analisar a obra. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, crítico-hermenêutica, Stein (1986), que permitiu interpretar para compreender os fenômenos que resultaram do diálogo entre o texto literário, os conceitos geográficos, as falas dos professores e dos alunos em uma perspectiva de interrogação e transformação. Para os fins que interessam discutir faz-se importante destacar que para analisar a realidade empírica foram aplicados questionários, com professores da educação básica de Literatura e Geografia e, proposta de atividade realizada por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A análise, que resultou do diálogo entre as muitas vozes, mostrou que a identidade territorial, aliada aos demais conceitos, é um elemento presente na obra em estudo, o que possibilita uma maior compreensão do texto literário, ao mesmo tempo que, trabalhada em um entendimento de pluralidade, permite ao aluno desenvolver o pensamento crítico diante de temas sociais implicando na formação e exercício de sua cidadania.158 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasLiteraturaGeografiaIdentidade TerritorialCidadaniaEnsinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4958DMD_hdl_123456789/4958Moraes, Maristela Maria deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARISTELA%20MARIA%20DE%20MORAES.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4958/1/MARISTELA%20MARIA%20DE%20MORAES.pdfapplication/pdf8124640http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4958/1/MARISTELA%20MARIA%20DE%20MORAES.pdf21e5077909a442d10c9bd89be4c87bcdMD5123456789_4958_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
title Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
spellingShingle Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
Moraes, Maristela Maria de
Ciências humanas
Educação nas ciências
Literatura
Geografia
Identidade Territorial
Cidadania
Ensino
title_short Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
title_full Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
title_fullStr Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
title_full_unstemmed Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
title_sort Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo
author Moraes, Maristela Maria de
author_facet Moraes, Maristela Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maristela Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Educação nas ciências
Literatura
Geografia
Identidade Territorial
Cidadania
Ensino
topic Ciências humanas
Educação nas ciências
Literatura
Geografia
Identidade Territorial
Cidadania
Ensino
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As preocupações com a formação para a cidadania têm sido tema recorrente nos debates da educação. Desta forma, a escola passa a ser compreendida como um espaço e tempo para a construção do conhecimento, assim como lugar privilegiado para a formação cidadã. Levando isso em consideração, proponho-me a pensar nas contribuições que a obra literária e os conceitos geográficos, trabalhados conjuntamente, podem possibilitar ao aluno na sua formação. Assim sendo, esta tese dedica-se a estudar a identidade territorial, presente na obra O Continente I de Erico Verissimo, como elemento importante no processo de formação cidadã do aluno. Para isso, foram selecionados conceitos geográficos de espaço, território, lugar e paisagem que serviram de base para analisar a obra. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, crítico-hermenêutica, Stein (1986), que permitiu interpretar para compreender os fenômenos que resultaram do diálogo entre o texto literário, os conceitos geográficos, as falas dos professores e dos alunos em uma perspectiva de interrogação e transformação. Para os fins que interessam discutir faz-se importante destacar que para analisar a realidade empírica foram aplicados questionários, com professores da educação básica de Literatura e Geografia e, proposta de atividade realizada por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A análise, que resultou do diálogo entre as muitas vozes, mostrou que a identidade territorial, aliada aos demais conceitos, é um elemento presente na obra em estudo, o que possibilita uma maior compreensão do texto literário, ao mesmo tempo que, trabalhada em um entendimento de pluralidade, permite ao aluno desenvolver o pensamento crítico diante de temas sociais implicando na formação e exercício de sua cidadania.
158 f.
description As preocupações com a formação para a cidadania têm sido tema recorrente nos debates da educação. Desta forma, a escola passa a ser compreendida como um espaço e tempo para a construção do conhecimento, assim como lugar privilegiado para a formação cidadã. Levando isso em consideração, proponho-me a pensar nas contribuições que a obra literária e os conceitos geográficos, trabalhados conjuntamente, podem possibilitar ao aluno na sua formação. Assim sendo, esta tese dedica-se a estudar a identidade territorial, presente na obra O Continente I de Erico Verissimo, como elemento importante no processo de formação cidadã do aluno. Para isso, foram selecionados conceitos geográficos de espaço, território, lugar e paisagem que serviram de base para analisar a obra. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, crítico-hermenêutica, Stein (1986), que permitiu interpretar para compreender os fenômenos que resultaram do diálogo entre o texto literário, os conceitos geográficos, as falas dos professores e dos alunos em uma perspectiva de interrogação e transformação. Para os fins que interessam discutir faz-se importante destacar que para analisar a realidade empírica foram aplicados questionários, com professores da educação básica de Literatura e Geografia e, proposta de atividade realizada por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A análise, que resultou do diálogo entre as muitas vozes, mostrou que a identidade territorial, aliada aos demais conceitos, é um elemento presente na obra em estudo, o que possibilita uma maior compreensão do texto literário, ao mesmo tempo que, trabalhada em um entendimento de pluralidade, permite ao aluno desenvolver o pensamento crítico diante de temas sociais implicando na formação e exercício de sua cidadania.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-05-07T18:13:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T18:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4958
DMD_hdl_123456789/4958
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4958
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637129490432