Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jessamine Pedroso de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448
Resumo: Diante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade.
id UNIJ_232c577a57c6e2e8776dda662872a5c0
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6448
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos2019-12-1620192019-12-16T21:59:08Z2019-12-16T21:59:08ZDiante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade.86 f.EngenhariasEngenharia CivilResíduosCamadasEconomiahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448DMD_hdl_123456789/6448Oliveira, Jessamine Pedroso deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJessamine%20Pedroso%20de%20Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6448/1/Jessamine%20Pedroso%20de%20Oliveira.pdfapplication/pdf4113199http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6448/1/Jessamine%20Pedroso%20de%20Oliveira.pdf4fd0b5bcbb8070685b649d8b2fd77f59MD5123456789_6448_12019-12-21T06:47:58Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
title Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
spellingShingle Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
Oliveira, Jessamine Pedroso de
Engenharias
Engenharia Civil
Resíduos
Camadas
Economia
title_short Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
title_full Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
title_fullStr Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
title_full_unstemmed Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
title_sort Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
author Oliveira, Jessamine Pedroso de
author_facet Oliveira, Jessamine Pedroso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jessamine Pedroso de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Civil
Resíduos
Camadas
Economia
topic Engenharias
Engenharia Civil
Resíduos
Camadas
Economia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Diante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade.
86 f.
description Diante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-16
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-12-16T21:59:08Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-16T21:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448
DMD_hdl_123456789/6448
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1653648311844864000