Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448 |
Resumo: | Diante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade. |
id |
UNIJ_232c577a57c6e2e8776dda662872a5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6448 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos2019-12-1620192019-12-16T21:59:08Z2019-12-16T21:59:08ZDiante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade.86 f.EngenhariasEngenharia CivilResíduosCamadasEconomiahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448DMD_hdl_123456789/6448Oliveira, Jessamine Pedroso deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJessamine%20Pedroso%20de%20Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6448/1/Jessamine%20Pedroso%20de%20Oliveira.pdfapplication/pdf4113199http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6448/1/Jessamine%20Pedroso%20de%20Oliveira.pdf4fd0b5bcbb8070685b649d8b2fd77f59MD5123456789_6448_12019-12-21T06:47:58Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
title |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
spellingShingle |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos Oliveira, Jessamine Pedroso de Engenharias Engenharia Civil Resíduos Camadas Economia |
title_short |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
title_full |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
title_fullStr |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
title_full_unstemmed |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
title_sort |
Estudo de solo argiloso laterítico da RSC – 377 com agregados graúdos para uso em bases e sub-bases de pavimentos econômicos |
author |
Oliveira, Jessamine Pedroso de |
author_facet |
Oliveira, Jessamine Pedroso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jessamine Pedroso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharias Engenharia Civil Resíduos Camadas Economia |
topic |
Engenharias Engenharia Civil Resíduos Camadas Economia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Diante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade. 86 f. |
description |
Diante da problemática enfrentada no setor rodoviário, pelos altos custos nos materiais de implantação e a situação financeira do país se percebe a necessidade de buscar a diminuição de custos a fim de alavancar este setor. Visto que, atualmente na malha rodoviária brasileira, apenas uma pequena parcela das rodovias são pavimentadas, fato preocupante, pois o transporte de cargas que move o setor da economia do Brasil ocorre por rodovias. Uma das alternativas discutidas por muitos pesquisadores é o uso de materiais alternativos nas camadas do pavimento, que já vem sendo empregados e apresentam bom desempenho em trechos experimentais. Uma vez que para poderem ser utilizados é necessário assegurar a semelhança das características físicas e mecânicas aos materiais tradicionalmente usados nas camadas de pavimentação. Sob este enfoque esta pesquisa tem o intuito de estudar as características do solo da RSC-377 que corresponde a uma rodovia com 25 km de trecho não pavimentado, sendo este solo misturado aos resíduos de Material asfáltico (Fresado) e Resíduo da Construção Civil (RCC) analisando as características mecânicas destas misturas para possível utilização em camadas de base e sub-base de pavimentos econômicos. Para a escolha do teor de resíduo a ser incorporado no solo, analisaram-se diversas pesquisas relacionadas ao tema, nas quais com teores acima de 30% obtiveram bons resultados, dessa maneira optou-se por pesquisar primeiramente teores relativamente baixos de resíduo e mais solo. Dessa forma com os experimentos laboratoriais com as misturas de 30% Resíduo e 70% Solo obtém-se um embasamento para continuidade da pesquisa, e com os ensaios das misturas poderá ser analisado qual dos resíduos apresentou melhor desempenho e se algum destes poderia ser incorporado nas camadas de pavimentação diminuindo relativamente os custos da construção. Com isso a partir dos ensaios conclui-se que a mistura de Solo+Fresado apresentou os melhores resultados podendo ser utilizada em sub-bases, reforço do subleito e subleito de pavimentos econômicos. E quanto à mistura Solo+RCC percebe-se inaplicabilidade em sub-bases e bases, uma vez que prejudicou a capacidade de suporte do solo, sendo que o solo “in natura” apresenta bons resultados pela classificação e capacidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-12-16T21:59:08Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-16T21:59:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448 DMD_hdl_123456789/6448 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6448 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1653648311844864000 |