O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Decian, Ana Carla Secretti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5882
Resumo: O envelhecimento humano é um processo natural de degradação progressiva que ocorre em todo organismo, assim como na pele, sendo que nesse local, pode ocorrer de duas formas, intrinsecamente ou cronológico, que surge com a idade, influenciado por fatores genéticos e extrinsecamente quando é influenciado por fatores externos como exposição ao sol, poluição do ar, tabaco, entre outros hábitos de vida. A busca por tratamentos capazes de evitar, desacelerar ou até mesmo reverter esse processo, torna-se cada vez mais necessária para manter a qualidade de vida e a saúde. Nesse contexto a utilização de substâncias de preenchimento que utilizem Plasma Rico em Plaquetas (PRP) surge como uma alternativa para tratamento do envelhecimento cutâneo. Assim o presente trabalho avalia a presença de evidencias do uso de PRP no rejuvenescimento da pele na região da face. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão da literatura, na base de dados MEDLINE. A seleção dos artigos foi realizada de acordo com um conjunto de critérios de inclusão. Como resultados da busca, 3 artigos selecionados com estudos clínicos randomizados controlados. Todos estudos avaliados, em demonstraram algum resultado benéfico a aplicação de PRP em associado a outras terapias já utilizadas. Em conclusão, o atual conjunto de evidência científica identificado através da revisão da literatura sugere que o uso do PRP associado a outra terapia ou quando comparado a tratamentos já consolidados para o rejuvenescimento de pele, demostrou adicionar efeito, mas ainda faz-se necessário novas pesquisas clínicas com critérios uniformes na aferição dos desfechos, para uma definição mais precisa do PRP na prática clínica.
id UNIJ_235e8b091411eabc69c63d428159e716
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5882
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão2019-05-0720182019-05-07T18:14:42Z2019-05-07T18:14:42ZO envelhecimento humano é um processo natural de degradação progressiva que ocorre em todo organismo, assim como na pele, sendo que nesse local, pode ocorrer de duas formas, intrinsecamente ou cronológico, que surge com a idade, influenciado por fatores genéticos e extrinsecamente quando é influenciado por fatores externos como exposição ao sol, poluição do ar, tabaco, entre outros hábitos de vida. A busca por tratamentos capazes de evitar, desacelerar ou até mesmo reverter esse processo, torna-se cada vez mais necessária para manter a qualidade de vida e a saúde. Nesse contexto a utilização de substâncias de preenchimento que utilizem Plasma Rico em Plaquetas (PRP) surge como uma alternativa para tratamento do envelhecimento cutâneo. Assim o presente trabalho avalia a presença de evidencias do uso de PRP no rejuvenescimento da pele na região da face. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão da literatura, na base de dados MEDLINE. A seleção dos artigos foi realizada de acordo com um conjunto de critérios de inclusão. Como resultados da busca, 3 artigos selecionados com estudos clínicos randomizados controlados. Todos estudos avaliados, em demonstraram algum resultado benéfico a aplicação de PRP em associado a outras terapias já utilizadas. Em conclusão, o atual conjunto de evidência científica identificado através da revisão da literatura sugere que o uso do PRP associado a outra terapia ou quando comparado a tratamentos já consolidados para o rejuvenescimento de pele, demostrou adicionar efeito, mas ainda faz-se necessário novas pesquisas clínicas com critérios uniformes na aferição dos desfechos, para uma definição mais precisa do PRP na prática clínica.17 f.Ciências da saúdeEstética e SaúdePlasma rico em plaquetasRejuvenescimento facialFatores de crescimentoRevisãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5882DMD_hdl_123456789/5882Decian, Ana Carla Secrettiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna%20Carla%20Secretti%20Decian.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5882/1/Ana%20Carla%20Secretti%20Decian.pdfapplication/pdf351757http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5882/1/Ana%20Carla%20Secretti%20Decian.pdf9c5619307de57f7bc9b04121a55f771dMD5123456789_5882_12019-05-11T06:50:14Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
title O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
spellingShingle O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
Decian, Ana Carla Secretti
Ciências da saúde
Estética e Saúde
Plasma rico em plaquetas
Rejuvenescimento facial
Fatores de crescimento
Revisão
title_short O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
title_full O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
title_fullStr O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
title_full_unstemmed O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
title_sort O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) no rejuvenescimento de pele: uma revisão
author Decian, Ana Carla Secretti
author_facet Decian, Ana Carla Secretti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Decian, Ana Carla Secretti
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Estética e Saúde
Plasma rico em plaquetas
Rejuvenescimento facial
Fatores de crescimento
Revisão
topic Ciências da saúde
Estética e Saúde
Plasma rico em plaquetas
Rejuvenescimento facial
Fatores de crescimento
Revisão
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O envelhecimento humano é um processo natural de degradação progressiva que ocorre em todo organismo, assim como na pele, sendo que nesse local, pode ocorrer de duas formas, intrinsecamente ou cronológico, que surge com a idade, influenciado por fatores genéticos e extrinsecamente quando é influenciado por fatores externos como exposição ao sol, poluição do ar, tabaco, entre outros hábitos de vida. A busca por tratamentos capazes de evitar, desacelerar ou até mesmo reverter esse processo, torna-se cada vez mais necessária para manter a qualidade de vida e a saúde. Nesse contexto a utilização de substâncias de preenchimento que utilizem Plasma Rico em Plaquetas (PRP) surge como uma alternativa para tratamento do envelhecimento cutâneo. Assim o presente trabalho avalia a presença de evidencias do uso de PRP no rejuvenescimento da pele na região da face. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão da literatura, na base de dados MEDLINE. A seleção dos artigos foi realizada de acordo com um conjunto de critérios de inclusão. Como resultados da busca, 3 artigos selecionados com estudos clínicos randomizados controlados. Todos estudos avaliados, em demonstraram algum resultado benéfico a aplicação de PRP em associado a outras terapias já utilizadas. Em conclusão, o atual conjunto de evidência científica identificado através da revisão da literatura sugere que o uso do PRP associado a outra terapia ou quando comparado a tratamentos já consolidados para o rejuvenescimento de pele, demostrou adicionar efeito, mas ainda faz-se necessário novas pesquisas clínicas com critérios uniformes na aferição dos desfechos, para uma definição mais precisa do PRP na prática clínica.
17 f.
description O envelhecimento humano é um processo natural de degradação progressiva que ocorre em todo organismo, assim como na pele, sendo que nesse local, pode ocorrer de duas formas, intrinsecamente ou cronológico, que surge com a idade, influenciado por fatores genéticos e extrinsecamente quando é influenciado por fatores externos como exposição ao sol, poluição do ar, tabaco, entre outros hábitos de vida. A busca por tratamentos capazes de evitar, desacelerar ou até mesmo reverter esse processo, torna-se cada vez mais necessária para manter a qualidade de vida e a saúde. Nesse contexto a utilização de substâncias de preenchimento que utilizem Plasma Rico em Plaquetas (PRP) surge como uma alternativa para tratamento do envelhecimento cutâneo. Assim o presente trabalho avalia a presença de evidencias do uso de PRP no rejuvenescimento da pele na região da face. A pesquisa foi conduzida através de uma revisão da literatura, na base de dados MEDLINE. A seleção dos artigos foi realizada de acordo com um conjunto de critérios de inclusão. Como resultados da busca, 3 artigos selecionados com estudos clínicos randomizados controlados. Todos estudos avaliados, em demonstraram algum resultado benéfico a aplicação de PRP em associado a outras terapias já utilizadas. Em conclusão, o atual conjunto de evidência científica identificado através da revisão da literatura sugere que o uso do PRP associado a outra terapia ou quando comparado a tratamentos já consolidados para o rejuvenescimento de pele, demostrou adicionar efeito, mas ainda faz-se necessário novas pesquisas clínicas com critérios uniformes na aferição dos desfechos, para uma definição mais precisa do PRP na prática clínica.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-05-07T18:14:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-07T18:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5882
DMD_hdl_123456789/5882
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5882
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633321365121531904