Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores/as: acontecimentos, existir-eventos, experiências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5013 |
Resumo: | Este estudo foi realizado a partir do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores/as são espaços-tempos de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estar diretamente relacionado a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o/a professor/a desenvolve no interior das salas de aula, ou, ainda, discutir temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. Nesta pesquisa penso a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores/as a partir dos conceitos de acontecimento, existir-evento e experiência, considerando que esta perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de pensar os processos formativos de professores/as, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano. Em virtude de ter participado do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – na Universidade de Lisboa, em Portugal, a pesquisa apresentada neste trabalho considera ambas as realidades. O movimento de pesquisa esteve pautado pela abordagem qualitativa. Os dados analisados neste estudo foram produzidos com base na pesquisa bibliográfica, na pesquisa empírica e na pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica possibilitou a compreensão histórica e conceitual, e a pesquisa documental, pautada pela análise das políticas públicas, ajudou a compreender como este processo formativo está amparado legalmente em ambos os países – Portugal e Brasil –; já os dados produzidos a partir da pesquisa empírica foram relevantes no sentido de ter aberto espaço de diálogo direto com os/as docentes que participaram desta investigação, percebendo, assim, a partir do olhar do/a professor/a, as concepções, as dificuldades e as potencialidades que permeiam o processo formativo em questão. A análise deste conjunto de instrumentos esteve centrada na intenção de compreender: De onde emergem as tensões que o processo atual de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores/as sugere e que condições e possibilidades formativas têm produzido em tempos contemporâneos? Os resultados obtidos a partir da análise deste conjunto de dados que foram produzidos com a pesquisa, evidenciam que tais tensões emergem de contextos variados. Entre eles este estudo destaca: 1. Dificuldade de articulação dos processos de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores/as com a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano das escolas. 2. Fragilidade com que os aspectos teórico-conceituais são constituídos pelos/as docentes ainda na formação inicial. 3. Fragilidade com que os aspectos didáticopedagógicos e metodológicos são trabalhados, elaborados e constituídos ainda na formação inicial de professores/as. 4. Compreensão da formação continuada como uma forma de compensar possíveis lacunas deixadas pelo processo de formação inicial de professores/as. 5. Dificuldade para abarcar as diferenças e potencializar os sujeitos professores/as a produzirem-se de outros modos; modos criativos, artísticos, inventivos e singulares. |
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Este estudo foi realizado a partir do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores/as são espaços-tempos de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estar diretamente relacionado a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o/a professor/a desenvolve no interior das salas de aula, ou, ainda, discutir temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. Nesta pesquisa penso a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores/as a partir dos conceitos de acontecimento, existir-evento e experiência, considerando que esta perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de pensar os processos formativos de professores/as, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano. Em virtude de ter participado do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – na Universidade de Lisboa, em Portugal, a pesquisa apresentada neste trabalho considera ambas as realidades. O movimento de pesquisa esteve pautado pela abordagem qualitativa. Os dados analisados neste estudo foram produzidos com base na pesquisa bibliográfica, na pesquisa empírica e na pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica possibilitou a compreensão histórica e conceitual, e a pesquisa documental, pautada pela análise das políticas públicas, ajudou a compreender como este processo formativo está amparado legalmente em ambos os países – Portugal e Brasil –; já os dados produzidos a partir da pesquisa empírica foram relevantes no sentido de ter aberto espaço de diálogo direto com os/as docentes que participaram desta investigação, percebendo, assim, a partir do olhar do/a professor/a, as concepções, as dificuldades e as potencialidades que permeiam o processo formativo em questão. A análise deste conjunto de instrumentos esteve centrada na intenção de compreender: De onde emergem as tensões que o processo atual de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores/as sugere e que condições e possibilidades formativas têm produzido em tempos contemporâneos? Os resultados obtidos a partir da análise deste conjunto de dados que foram produzidos com a pesquisa, evidenciam que tais tensões emergem de contextos variados. Entre eles este estudo destaca: 1. Dificuldade de articulação dos processos de formação continuada e de desenvolvimento profissional de professores/as com a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano das escolas. 2. Fragilidade com que os aspectos teórico-conceituais são constituídos pelos/as docentes ainda na formação inicial. 3. Fragilidade com que os aspectos didáticopedagógicos e metodológicos são trabalhados, elaborados e constituídos ainda na formação inicial de professores/as. 4. Compreensão da formação continuada como uma forma de compensar possíveis lacunas deixadas pelo processo de formação inicial de professores/as. 5. Dificuldade para abarcar as diferenças e potencializar os sujeitos professores/as a produzirem-se de outros modos; modos criativos, artísticos, inventivos e singulares. |
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