O ensino médio politécnico no Estado do Rio Grande do Sul: o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4991 |
Resumo: | Este estudo aborda a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, desenvolvida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2014. A proposta pedagógica, que considera o trabalho como um princípio educativo e a pesquisa como um princípio pedagógico, contribui com a formação pela pesquisa por meio do Seminário Integrado. Com isso, busca-se verificar a forma como se estabeleceu o Seminário Integrado na Escola Técnica Estadual 25 de Julho apoiando-se nas vivências da autora dentro deste educandário, e revisão documental e bibliográfica em literaturas de autores que contemplam o assunto. Destacam-se Gaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani e Acácia Kuenzer. Esta pesquisa, de caráter e enfoque bibliográfico documental, torna-se importante por tratar de uma reforma que modifica radicalmente a estrutura curricular das escolas de Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da integração das disciplinas em áreas de conhecimento, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Procura-se relatar como ocorreu a integração curricular na Escola Técnica Estadual 25 de Julho a partir da nova política pública, promovendo a discussão e a reflexão sobre quais as principais mudanças introduzidas na prática pedagógica e na organização curricular da Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS, a partir da proposta pedagógica construída para o Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se, portanto, no estudo, que o Seminário Integrado comporta um lugar importante nesta nova dinâmica epistemológica, pedagógica e curricular. Para tanto, questiona-se: Como as questões do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico articulam-se com este lugar especial do Seminário Integrado na Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS? Quais os conceitos e pressupostos estruturantes da Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul? Como a Escola Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS – incorporou e desenvolveu a proposta do Ensino Médio Politécnico? No primeiro Capítulo do trabalho busca-se explanar a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico sob forma de compreender seus pressupostos. No segundo Capítulo é tratado do Ensino Médio e do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico. No terceiro Capítulo se contempla o olhar para a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, aprofundando a discussão no Seminário Integrado como eixo articulador dessa reestruturação curricular que desafia a construção de uma prática interdisciplinar. |
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Este estudo aborda a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, desenvolvida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2014. A proposta pedagógica, que considera o trabalho como um princípio educativo e a pesquisa como um princípio pedagógico, contribui com a formação pela pesquisa por meio do Seminário Integrado. Com isso, busca-se verificar a forma como se estabeleceu o Seminário Integrado na Escola Técnica Estadual 25 de Julho apoiando-se nas vivências da autora dentro deste educandário, e revisão documental e bibliográfica em literaturas de autores que contemplam o assunto. Destacam-se Gaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani e Acácia Kuenzer. Esta pesquisa, de caráter e enfoque bibliográfico documental, torna-se importante por tratar de uma reforma que modifica radicalmente a estrutura curricular das escolas de Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da integração das disciplinas em áreas de conhecimento, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Procura-se relatar como ocorreu a integração curricular na Escola Técnica Estadual 25 de Julho a partir da nova política pública, promovendo a discussão e a reflexão sobre quais as principais mudanças introduzidas na prática pedagógica e na organização curricular da Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS, a partir da proposta pedagógica construída para o Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se, portanto, no estudo, que o Seminário Integrado comporta um lugar importante nesta nova dinâmica epistemológica, pedagógica e curricular. Para tanto, questiona-se: Como as questões do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico articulam-se com este lugar especial do Seminário Integrado na Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS? Quais os conceitos e pressupostos estruturantes da Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul? Como a Escola Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS – incorporou e desenvolveu a proposta do Ensino Médio Politécnico? No primeiro Capítulo do trabalho busca-se explanar a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico sob forma de compreender seus pressupostos. No segundo Capítulo é tratado do Ensino Médio e do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico. No terceiro Capítulo se contempla o olhar para a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, aprofundando a discussão no Seminário Integrado como eixo articulador dessa reestruturação curricular que desafia a construção de uma prática interdisciplinar. 88 f. |
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Este estudo aborda a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, desenvolvida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2014. A proposta pedagógica, que considera o trabalho como um princípio educativo e a pesquisa como um princípio pedagógico, contribui com a formação pela pesquisa por meio do Seminário Integrado. Com isso, busca-se verificar a forma como se estabeleceu o Seminário Integrado na Escola Técnica Estadual 25 de Julho apoiando-se nas vivências da autora dentro deste educandário, e revisão documental e bibliográfica em literaturas de autores que contemplam o assunto. Destacam-se Gaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani e Acácia Kuenzer. Esta pesquisa, de caráter e enfoque bibliográfico documental, torna-se importante por tratar de uma reforma que modifica radicalmente a estrutura curricular das escolas de Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da integração das disciplinas em áreas de conhecimento, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Procura-se relatar como ocorreu a integração curricular na Escola Técnica Estadual 25 de Julho a partir da nova política pública, promovendo a discussão e a reflexão sobre quais as principais mudanças introduzidas na prática pedagógica e na organização curricular da Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS, a partir da proposta pedagógica construída para o Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se, portanto, no estudo, que o Seminário Integrado comporta um lugar importante nesta nova dinâmica epistemológica, pedagógica e curricular. Para tanto, questiona-se: Como as questões do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico articulam-se com este lugar especial do Seminário Integrado na Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS? Quais os conceitos e pressupostos estruturantes da Proposta Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul? Como a Escola Estadual 25 de Julho – Ijuí-RS – incorporou e desenvolveu a proposta do Ensino Médio Politécnico? No primeiro Capítulo do trabalho busca-se explanar a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico sob forma de compreender seus pressupostos. No segundo Capítulo é tratado do Ensino Médio e do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico. No terceiro Capítulo se contempla o olhar para a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, aprofundando a discussão no Seminário Integrado como eixo articulador dessa reestruturação curricular que desafia a construção de uma prática interdisciplinar. |
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