A criança e sua compreensão sobre a morte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3737 |
Resumo: | Este trabalho, de cunho bibliográfico, tem o intuito e objetivo de apresentar a constituição e o rompimento normal dos primeiros vínculos afetivos entre a mãe e filho. Tal rompimento caracteriza as primeiras perdas constituintes do sujeito, a partir da teorização do autor Winnicott. As obras do autor que foram lidas e analisadas são: A criança e o seu mundo (1982) e Os bebês e suas mães (2012). Ele nos mostra que é de suma importância que a criança estabeleça vínculos afetivos, como também os rompa. Essa perda simbólica é constituinte do sujeito/criança em seu processo de desenvolvimento. Esse processo se dá por meio de rupturas e perdas. Só é possível na configuração do luto. Este, quando as perdas se dão no real (como no caso da morte da mãe) colocam o sujeito frente à esta realidade. A discussão acerca deste processo (a morte) e a compreensão dela, pela criança, é o objeto central desse trabalho, ou seja, o presente trabalho foi desenvolvido de forma a buscar entender que concepção a criança tem sobre a morte, enquanto está se estruturando. Esse percorrido foi realizado tendo como foco as questões do ponto de vista afetivo e cognitivo. |
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Este trabalho, de cunho bibliográfico, tem o intuito e objetivo de apresentar a constituição e o rompimento normal dos primeiros vínculos afetivos entre a mãe e filho. Tal rompimento caracteriza as primeiras perdas constituintes do sujeito, a partir da teorização do autor Winnicott. As obras do autor que foram lidas e analisadas são: A criança e o seu mundo (1982) e Os bebês e suas mães (2012). Ele nos mostra que é de suma importância que a criança estabeleça vínculos afetivos, como também os rompa. Essa perda simbólica é constituinte do sujeito/criança em seu processo de desenvolvimento. Esse processo se dá por meio de rupturas e perdas. Só é possível na configuração do luto. Este, quando as perdas se dão no real (como no caso da morte da mãe) colocam o sujeito frente à esta realidade. A discussão acerca deste processo (a morte) e a compreensão dela, pela criança, é o objeto central desse trabalho, ou seja, o presente trabalho foi desenvolvido de forma a buscar entender que concepção a criança tem sobre a morte, enquanto está se estruturando. Esse percorrido foi realizado tendo como foco as questões do ponto de vista afetivo e cognitivo. |
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