Utilização de resíduos de construção e demolição em obras de pavimentação: revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Roger da Ros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5401
Resumo: O ramo da construção civil é um dos mais importantes para o desenvolvimento da sociedade e os investimentos nesta área são cada vez maiores. Com isso, devido à falta de controle, organização e planejamentos nas obras, a quantidade de resíduos geradas por este setor tem crescido exponencialmente, trazendo impactos de âmbito ecológico, social e econômico. Diante disso, torna-se necessário o estudo e análises do comportamento destes resíduos proporcionando uma reutilização pelo setor que os gerou. Uma das formas mais difundidas para o reaproveitamento deste material é como agregado reciclado, podendo ser usados em obras de construção civil e pavimentação. O presente trabalho objetivou, através de pesquisas bibliográficas, analisar a potencialidade da utilização do resíduo de construção e demolição (RCD) para misturas asfálticas, camadas de base, sub-base e reforço do subleito. Os resultados encontrados apontaram que o material apresenta bom comportamento mecânico e na maioria dos casos satisfazem as especificações estipulados pelas normas vigentes. Entretanto, a composição dos resíduos utilizados tem direta ligação com seu desempenho e por isso deve-se utilizar principalmente os agregados reciclado de concreto (ARC), além disso, o grau de compactação e o tempo de cura são fundamentais para se obter bons resultados. Quanto a questão ecológica, os benefícios são indiscutíveis. Além de reduzir a extração de recursos naturais, evita-se os problemas decorrentes da deposição inadequada destes entulhos. Diante disso, concluiu-se que os RCD são adequados para incorporação em misturas asfálticas, camadas de base, sub-base e reforço do subleito de vias de baixo tráfego.
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