Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Priscila Graciele Ramos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5665
Resumo: O estudo busca conhecer a compreensão sobre grupos e o trabalho com grupos entre os estudantes da saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do envio de um questionário eletrônico, elaborado via formulário do Google Docs, por e-mail a todos os acadêmicos, os quais tiveram primeiramente acesso ao termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e posteriormente às questões. Constatou-se que 91,07% dos acadêmicos que colaboraram com a pesquisa são mulheres, a idade média foi de 22 anos, maioria dos estudantes já ultrapassou a metade da duração de seu curso e 39,29% são acadêmicos do curso de Nutrição. A grande maioria dos estudantes já tinha conhecimento sobre o tema Grupos de Saúde e sabia atribuir alguma importância para a saúde pública ou sua área de conhecimento. Contudo, um número expressivo dos estudantes que participaram da pesquisa (46,45%) nunca realizou nenhuma ação com grupos. Percebe-se a falta de aprofundamento do tema na graduação, não somente pelo fato de os estudantes não terem realizado ações com grupos, mas devido a grande maioria acreditar nos grupos como sendo um trabalho multiprofissional, voltado para o atendimento clínico e individualizado. Os acadêmicos que souberam falar amplamente da importância dos grupos como um potencial para promoção à saúde e autonomia dos indivíduos foram os que tiveram experiências em estágios desde o início da graduação e os que participam de projetos de extensão que abordam a educação em saúde. Sugere-se que a temática dos grupos seja mais abordada e vivenciada no percorrer da graduação, pois se acredita que se o modelo de educação em saúde não estiver voltado apenas à atenção individual, mas sim voltado à produção de experiências coletivas com diferentes formas de intervenção, tanto a população quanto o sistema de saúde brasileiro será beneficiado.
id UNIJ_2f16df8ab36a27c7d798658bf4a2055d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5665
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCompreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde2019-02-0720182019-02-07T23:25:14Z2019-02-07T23:25:14ZO estudo busca conhecer a compreensão sobre grupos e o trabalho com grupos entre os estudantes da saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do envio de um questionário eletrônico, elaborado via formulário do Google Docs, por e-mail a todos os acadêmicos, os quais tiveram primeiramente acesso ao termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e posteriormente às questões. Constatou-se que 91,07% dos acadêmicos que colaboraram com a pesquisa são mulheres, a idade média foi de 22 anos, maioria dos estudantes já ultrapassou a metade da duração de seu curso e 39,29% são acadêmicos do curso de Nutrição. A grande maioria dos estudantes já tinha conhecimento sobre o tema Grupos de Saúde e sabia atribuir alguma importância para a saúde pública ou sua área de conhecimento. Contudo, um número expressivo dos estudantes que participaram da pesquisa (46,45%) nunca realizou nenhuma ação com grupos. Percebe-se a falta de aprofundamento do tema na graduação, não somente pelo fato de os estudantes não terem realizado ações com grupos, mas devido a grande maioria acreditar nos grupos como sendo um trabalho multiprofissional, voltado para o atendimento clínico e individualizado. Os acadêmicos que souberam falar amplamente da importância dos grupos como um potencial para promoção à saúde e autonomia dos indivíduos foram os que tiveram experiências em estágios desde o início da graduação e os que participam de projetos de extensão que abordam a educação em saúde. Sugere-se que a temática dos grupos seja mais abordada e vivenciada no percorrer da graduação, pois se acredita que se o modelo de educação em saúde não estiver voltado apenas à atenção individual, mas sim voltado à produção de experiências coletivas com diferentes formas de intervenção, tanto a população quanto o sistema de saúde brasileiro será beneficiado.44 f.Ciências da saúdeNutriçãoGrupos de saúdeAtenção BásicaEstudantesEducação em Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5665DMD_hdl_123456789/5665Costa, Priscila Graciele Ramos daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPriscila%20Graciele%20Ramos%20da%20Costa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5665/1/Priscila%20Graciele%20Ramos%20da%20Costa.pdfapplication/pdf1652591http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5665/1/Priscila%20Graciele%20Ramos%20da%20Costa.pdf70cbc6015afb3549705387845d086f01MD5123456789_5665_12019-02-09T06:45:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
title Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
spellingShingle Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
Costa, Priscila Graciele Ramos da
Ciências da saúde
Nutrição
Grupos de saúde
Atenção Básica
Estudantes
Educação em Saúde
title_short Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
title_full Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
title_fullStr Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
title_full_unstemmed Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
title_sort Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
author Costa, Priscila Graciele Ramos da
author_facet Costa, Priscila Graciele Ramos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Priscila Graciele Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Nutrição
Grupos de saúde
Atenção Básica
Estudantes
Educação em Saúde
topic Ciências da saúde
Nutrição
Grupos de saúde
Atenção Básica
Estudantes
Educação em Saúde
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O estudo busca conhecer a compreensão sobre grupos e o trabalho com grupos entre os estudantes da saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do envio de um questionário eletrônico, elaborado via formulário do Google Docs, por e-mail a todos os acadêmicos, os quais tiveram primeiramente acesso ao termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e posteriormente às questões. Constatou-se que 91,07% dos acadêmicos que colaboraram com a pesquisa são mulheres, a idade média foi de 22 anos, maioria dos estudantes já ultrapassou a metade da duração de seu curso e 39,29% são acadêmicos do curso de Nutrição. A grande maioria dos estudantes já tinha conhecimento sobre o tema Grupos de Saúde e sabia atribuir alguma importância para a saúde pública ou sua área de conhecimento. Contudo, um número expressivo dos estudantes que participaram da pesquisa (46,45%) nunca realizou nenhuma ação com grupos. Percebe-se a falta de aprofundamento do tema na graduação, não somente pelo fato de os estudantes não terem realizado ações com grupos, mas devido a grande maioria acreditar nos grupos como sendo um trabalho multiprofissional, voltado para o atendimento clínico e individualizado. Os acadêmicos que souberam falar amplamente da importância dos grupos como um potencial para promoção à saúde e autonomia dos indivíduos foram os que tiveram experiências em estágios desde o início da graduação e os que participam de projetos de extensão que abordam a educação em saúde. Sugere-se que a temática dos grupos seja mais abordada e vivenciada no percorrer da graduação, pois se acredita que se o modelo de educação em saúde não estiver voltado apenas à atenção individual, mas sim voltado à produção de experiências coletivas com diferentes formas de intervenção, tanto a população quanto o sistema de saúde brasileiro será beneficiado.
44 f.
description O estudo busca conhecer a compreensão sobre grupos e o trabalho com grupos entre os estudantes da saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do envio de um questionário eletrônico, elaborado via formulário do Google Docs, por e-mail a todos os acadêmicos, os quais tiveram primeiramente acesso ao termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e posteriormente às questões. Constatou-se que 91,07% dos acadêmicos que colaboraram com a pesquisa são mulheres, a idade média foi de 22 anos, maioria dos estudantes já ultrapassou a metade da duração de seu curso e 39,29% são acadêmicos do curso de Nutrição. A grande maioria dos estudantes já tinha conhecimento sobre o tema Grupos de Saúde e sabia atribuir alguma importância para a saúde pública ou sua área de conhecimento. Contudo, um número expressivo dos estudantes que participaram da pesquisa (46,45%) nunca realizou nenhuma ação com grupos. Percebe-se a falta de aprofundamento do tema na graduação, não somente pelo fato de os estudantes não terem realizado ações com grupos, mas devido a grande maioria acreditar nos grupos como sendo um trabalho multiprofissional, voltado para o atendimento clínico e individualizado. Os acadêmicos que souberam falar amplamente da importância dos grupos como um potencial para promoção à saúde e autonomia dos indivíduos foram os que tiveram experiências em estágios desde o início da graduação e os que participam de projetos de extensão que abordam a educação em saúde. Sugere-se que a temática dos grupos seja mais abordada e vivenciada no percorrer da graduação, pois se acredita que se o modelo de educação em saúde não estiver voltado apenas à atenção individual, mas sim voltado à produção de experiências coletivas com diferentes formas de intervenção, tanto a população quanto o sistema de saúde brasileiro será beneficiado.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-02-07T23:25:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T23:25:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5665
DMD_hdl_123456789/5665
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5665
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1625033948827484160