Compreensão sobre grupos e trabalho com grupos entre estudantes da área da saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5665 |
Resumo: | O estudo busca conhecer a compreensão sobre grupos e o trabalho com grupos entre os estudantes da saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do envio de um questionário eletrônico, elaborado via formulário do Google Docs, por e-mail a todos os acadêmicos, os quais tiveram primeiramente acesso ao termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e posteriormente às questões. Constatou-se que 91,07% dos acadêmicos que colaboraram com a pesquisa são mulheres, a idade média foi de 22 anos, maioria dos estudantes já ultrapassou a metade da duração de seu curso e 39,29% são acadêmicos do curso de Nutrição. A grande maioria dos estudantes já tinha conhecimento sobre o tema Grupos de Saúde e sabia atribuir alguma importância para a saúde pública ou sua área de conhecimento. Contudo, um número expressivo dos estudantes que participaram da pesquisa (46,45%) nunca realizou nenhuma ação com grupos. Percebe-se a falta de aprofundamento do tema na graduação, não somente pelo fato de os estudantes não terem realizado ações com grupos, mas devido a grande maioria acreditar nos grupos como sendo um trabalho multiprofissional, voltado para o atendimento clínico e individualizado. Os acadêmicos que souberam falar amplamente da importância dos grupos como um potencial para promoção à saúde e autonomia dos indivíduos foram os que tiveram experiências em estágios desde o início da graduação e os que participam de projetos de extensão que abordam a educação em saúde. Sugere-se que a temática dos grupos seja mais abordada e vivenciada no percorrer da graduação, pois se acredita que se o modelo de educação em saúde não estiver voltado apenas à atenção individual, mas sim voltado à produção de experiências coletivas com diferentes formas de intervenção, tanto a população quanto o sistema de saúde brasileiro será beneficiado. |
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O estudo busca conhecer a compreensão sobre grupos e o trabalho com grupos entre os estudantes da saúde. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio do envio de um questionário eletrônico, elaborado via formulário do Google Docs, por e-mail a todos os acadêmicos, os quais tiveram primeiramente acesso ao termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e posteriormente às questões. Constatou-se que 91,07% dos acadêmicos que colaboraram com a pesquisa são mulheres, a idade média foi de 22 anos, maioria dos estudantes já ultrapassou a metade da duração de seu curso e 39,29% são acadêmicos do curso de Nutrição. A grande maioria dos estudantes já tinha conhecimento sobre o tema Grupos de Saúde e sabia atribuir alguma importância para a saúde pública ou sua área de conhecimento. Contudo, um número expressivo dos estudantes que participaram da pesquisa (46,45%) nunca realizou nenhuma ação com grupos. Percebe-se a falta de aprofundamento do tema na graduação, não somente pelo fato de os estudantes não terem realizado ações com grupos, mas devido a grande maioria acreditar nos grupos como sendo um trabalho multiprofissional, voltado para o atendimento clínico e individualizado. Os acadêmicos que souberam falar amplamente da importância dos grupos como um potencial para promoção à saúde e autonomia dos indivíduos foram os que tiveram experiências em estágios desde o início da graduação e os que participam de projetos de extensão que abordam a educação em saúde. Sugere-se que a temática dos grupos seja mais abordada e vivenciada no percorrer da graduação, pois se acredita que se o modelo de educação em saúde não estiver voltado apenas à atenção individual, mas sim voltado à produção de experiências coletivas com diferentes formas de intervenção, tanto a população quanto o sistema de saúde brasileiro será beneficiado. |
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