Processos de significação conceitual de elemento e substância no ensino fundamental em ciências naturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1831 |
Resumo: | Este trabalho trata de processos de significação conceitual de elemento e substância no Ensino Fundamental, em Ciências Naturais, considerando dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes na compreensão dos referidos conceitos, bem como, críticas à tradição curricular que se instituiu, na área, caracterizada por uma forte centralidade na perspectiva biológica de abordagem dos conceitos/conteúdos escolares. Os dois conceitos mencionados são conceitos estruturantes do pensamento químico e, assim, fundamentais à compreensão dos conteúdos do ensino escolar, na área. A pesquisa abrangeu uma análise de livros didáticos quanto a abordagens referentes aos dois conceitos. Ainda, o acompanhamento, gravação, transcrição e análise de aulas de Ciências Naturais, junto a uma turma de 8ª série, com foco nos processos de significação conceitual desses dois conceitos. Com base na vertente vigotskiana, a atenção se voltou para os processos de significação conceitual considerando a importância da apropriação e o uso da palavra e a interação entre os sujeitos como meios para a construção de conhecimentos produzidos intencionalmente na escola. Discussões e reflexões sobre o conhecimento escolar, na área, com base na vertente epistemológica bachelardiana, consideram a visão de alguns obstáculos epistemológicos que acompanham o ensino das ciências, que acabam por se caracterizar como entraves aos processos de aprendizagem com significação conceitual. Resultados indicam problemas nas abordagens de conceitos químicos ao longo do Ensino Fundamental apresentadas em livros didáticos referentes a simplificação dos conceitos, sem levar em conta os graus de complexificação dos mesmos, o que exige dos estudantes altos níveis de abstração. Nas aulas de Ciências Naturais acompanhadas, observou-se a falta de problematização dos conhecimentos nas abordagens, por parte do professor, o que compromete a apropriação dos conceitos e a construção de aprendizagens sólidas e duradouras. O trabalho destaca a importância do aprendizado desses dois conceitos no Ensino Fundamental tanto para a formação geral dos estudantes, como Educação Básica voltada à cidadania responsável, quanto para o seguimento do fluxo da escolarização, como formação para o ensino superior e para o exercício de uma profissão. O trabalho defende o uso da palavra, com retomadas que favoreçam os processos de evolução conceitual, por meio de sistemáticos processos de produção de sentidos aos conceitos escolares. Indica para a necessidade de esforços dirigidos à melhoria da formação do professor de Ciências Naturais, em especial, no que se refere à potencialização de relações dinâmicas entre as abordagens dos conhecimentos escolares e a perspectiva da significação conceitual, por parte dos estudantes. |
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Este trabalho trata de processos de significação conceitual de elemento e substância no Ensino Fundamental, em Ciências Naturais, considerando dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes na compreensão dos referidos conceitos, bem como, críticas à tradição curricular que se instituiu, na área, caracterizada por uma forte centralidade na perspectiva biológica de abordagem dos conceitos/conteúdos escolares. Os dois conceitos mencionados são conceitos estruturantes do pensamento químico e, assim, fundamentais à compreensão dos conteúdos do ensino escolar, na área. A pesquisa abrangeu uma análise de livros didáticos quanto a abordagens referentes aos dois conceitos. Ainda, o acompanhamento, gravação, transcrição e análise de aulas de Ciências Naturais, junto a uma turma de 8ª série, com foco nos processos de significação conceitual desses dois conceitos. Com base na vertente vigotskiana, a atenção se voltou para os processos de significação conceitual considerando a importância da apropriação e o uso da palavra e a interação entre os sujeitos como meios para a construção de conhecimentos produzidos intencionalmente na escola. Discussões e reflexões sobre o conhecimento escolar, na área, com base na vertente epistemológica bachelardiana, consideram a visão de alguns obstáculos epistemológicos que acompanham o ensino das ciências, que acabam por se caracterizar como entraves aos processos de aprendizagem com significação conceitual. Resultados indicam problemas nas abordagens de conceitos químicos ao longo do Ensino Fundamental apresentadas em livros didáticos referentes a simplificação dos conceitos, sem levar em conta os graus de complexificação dos mesmos, o que exige dos estudantes altos níveis de abstração. Nas aulas de Ciências Naturais acompanhadas, observou-se a falta de problematização dos conhecimentos nas abordagens, por parte do professor, o que compromete a apropriação dos conceitos e a construção de aprendizagens sólidas e duradouras. O trabalho destaca a importância do aprendizado desses dois conceitos no Ensino Fundamental tanto para a formação geral dos estudantes, como Educação Básica voltada à cidadania responsável, quanto para o seguimento do fluxo da escolarização, como formação para o ensino superior e para o exercício de uma profissão. O trabalho defende o uso da palavra, com retomadas que favoreçam os processos de evolução conceitual, por meio de sistemáticos processos de produção de sentidos aos conceitos escolares. Indica para a necessidade de esforços dirigidos à melhoria da formação do professor de Ciências Naturais, em especial, no que se refere à potencialização de relações dinâmicas entre as abordagens dos conhecimentos escolares e a perspectiva da significação conceitual, por parte dos estudantes. |
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