Inclusão e a relação entre família e escola no processo de aprendizagem do aluno com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupske, Fernanda Andriely
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5849
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão referente ao tema: Inclusão e a relação entre família e escola no processo de aprendizagem do aluno com deficiência. Tem como objetivo analisar a relação entre família e escola no processo de ensino aprendizagem, destacando o quanto a aceitação da criança com deficiência por ambas as instituições contribui no desempenho escolar da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa desenvolvida através do estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica buscou-se a interlocução com os pesquisadores Buscaglia (2006), Ribeiro (2008), Brandão (1985), Libâneo (2005), e o estudo de caso, envolveu três mães de crianças com deficiência matriculadas em uma escola regular, as quais relataram sobre a inclusão e a sua participação neste processo. Os resultados apontam que a educação é um direito de todos os indivíduos, sem distinção de credo, cor, deficiência, gênero e classe social, o qual deve ser garantido pela família e pela escola. A inclusão da criança com deficiência no espaço escolar é fundamental para o desenvolvimento da mesma, seja nos aspectos intelectual, cognitivo, físico, emocional ou social. Mas, para que aconteça um processo de aprendizagem satisfatório é necessário que a escola e a família cumpram seus papeis, mantendo-se uma relação harmoniosa e respeitosa, para que assim possam proporcionar a criança com deficiência todo o apoio e recursos necessários para o seu desenvolvimento.
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