Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thairo Rafael Palharini da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713
Resumo: Após a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz.
id UNIJ_3a0823b7ac5aa404695c9e402c0e38b4
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4713
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMetodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS2017-12-0520172017-12-05T23:25:26Z2017-12-05T23:25:26ZApós a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz.40 f.Ciências da saúdeEducação FísicaEducação Física EscolarEsporte na EscolaIniciação Esportiva FutsalMétodos de Ensinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713DMD_hdl_123456789/4713Silva, Thairo Rafael Palharini daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessThairo%20Rafael%20Palharini%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4713/1/Thairo%20Rafael%20Palharini%20da%20Silva.pdfapplication/pdf614279http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4713/1/Thairo%20Rafael%20Palharini%20da%20Silva.pdfa7383a2ae3ffb476d993d46f3eb08029MD5123456789_4713_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
title Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
spellingShingle Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
Silva, Thairo Rafael Palharini da
Ciências da saúde
Educação Física
Educação Física Escolar
Esporte na Escola
Iniciação Esportiva Futsal
Métodos de Ensino
title_short Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
title_full Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
title_fullStr Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
title_full_unstemmed Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
title_sort Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
author Silva, Thairo Rafael Palharini da
author_facet Silva, Thairo Rafael Palharini da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thairo Rafael Palharini da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação Física
Educação Física Escolar
Esporte na Escola
Iniciação Esportiva Futsal
Métodos de Ensino
topic Ciências da saúde
Educação Física
Educação Física Escolar
Esporte na Escola
Iniciação Esportiva Futsal
Métodos de Ensino
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Após a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz.
40 f.
description Após a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-05
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-12-05T23:25:26Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-05T23:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713
DMD_hdl_123456789/4713
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416357693423616