Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713 |
Resumo: | Após a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz. |
id |
UNIJ_3a0823b7ac5aa404695c9e402c0e38b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4713 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMetodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS2017-12-0520172017-12-05T23:25:26Z2017-12-05T23:25:26ZApós a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz.40 f.Ciências da saúdeEducação FísicaEducação Física EscolarEsporte na EscolaIniciação Esportiva FutsalMétodos de Ensinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713DMD_hdl_123456789/4713Silva, Thairo Rafael Palharini daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessThairo%20Rafael%20Palharini%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4713/1/Thairo%20Rafael%20Palharini%20da%20Silva.pdfapplication/pdf614279http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4713/1/Thairo%20Rafael%20Palharini%20da%20Silva.pdfa7383a2ae3ffb476d993d46f3eb08029MD5123456789_4713_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
title |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
spellingShingle |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS Silva, Thairo Rafael Palharini da Ciências da saúde Educação Física Educação Física Escolar Esporte na Escola Iniciação Esportiva Futsal Métodos de Ensino |
title_short |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
title_full |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
title_fullStr |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
title_full_unstemmed |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
title_sort |
Metodologia do ensino dos esportes: analise comparativa no processo de ensino do futsal em duas escolas no município de Ijuí-RS |
author |
Silva, Thairo Rafael Palharini da |
author_facet |
Silva, Thairo Rafael Palharini da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thairo Rafael Palharini da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Educação Física Escolar Esporte na Escola Iniciação Esportiva Futsal Métodos de Ensino |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Educação Física Escolar Esporte na Escola Iniciação Esportiva Futsal Métodos de Ensino |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Após a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz. 40 f. |
description |
Após a construção dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) a Educação Física Escolar está passando por uma constante transformação, através de um movimento renovador. A Educação Física na cultura corporal de movimento abrange esportes, jogos, danças, ginasticas entre outros. Mas a Educação Física não se caracteriza apenas nisso, ela também atua no processo pedagógico com objetivo de promover, de modo sistematizado, o conhecimento entre professor e aluno num processo social e cultural. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de ensino de dois professores de escolas distintas na disciplina de Educação Física, na iniciação esportiva do futsal. As escolhas dos professores foram de caráter aleatório, mas, contudo, que o primeiro professor a ser observado e analisado atuasse em uma escola particular (privada) e o segundo professor a ser escolhido atuasse em uma escola pública. Os resultados dessa pesquisa demostraram que o professor que atua na escola privada, se baseia no método situacional-ativo, trabalha a técnica e a tática de maneira conjunta, em situações reais de jogo. Já o professor que atua na escola pública, ensina o esporte futsal para seus alunos através do método global, no qual o seu ensino se baseia no jogo, não devendo ter grandes divisões, na forma que o aluno chegue diretamente ao objetivo desejado. Dessa maneira, percebe-se que o futsal pode ser ensinado através de diferentes métodos de ensino, dentre os quais pode-se destacar o método tradicional, global, situacional-ativo. É importante lembrar que não existe um método ideal, ou melhor, mas sim aquele que possibilite o aluno a forma mais fácil e prazerosa para atingir seus objetivos. Uma metodologia deve oferecer condições facilitadas na aprendizagem do jogo, remetendo-se ao professor através do planejamento de suas aulas. O nível de complexidade das atividades deve ser aumentado progressivamente, conforme o desenvolvimento das capacidades dos alunos, tornando o ensino do esporte futsal eficaz. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-12-05T23:25:26Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-05T23:25:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713 DMD_hdl_123456789/4713 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4713 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416357693423616 |