Circulação de veículos pesados em ambientes urbanos e sua influência na mobilidade e conservação viária – estudo de caso na cidade de Horizontina - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6446 |
Resumo: | O município de Horizontina está há bastante tempo na situação de possuir tráfego de cargas pesadas em circulação em meio ao perímetro urbano. Com o intuito de analisar a influência deste tráfego em meio urbano, foi realizado o presente estudo de caso nas ruas Av. Dahne de Abreu e Rua Arnoldo Schneider, que configuram o trecho de estudo, pertencentes a rodovia ERS-342, em perímetro urbano. Analisaram-se dados de condições da pavimentação, realizados ensaios e coletados dados de volume deste fluxo de veículos pesados, assim como analisado a relevância na mobilidade urbana, foram realizados dois ensaios na rodovia, um de mensuração de Afundamento na Trilha de Roda (ATR), e outro Ensaio de Mancha de Areia, para definição da macrotextura da Rodovia. Para finalizar o estudo de caso, foi realizada uma análise das sinalizações no trecho, e suas condições. Com os resultados do trabalho pôde-se concluir que perante a classificação de degradação do pavimento o mesmo foi classificado como ruim ou péssimo, os afundamentos de trilhas de roda apresentaram valores menores que 16mm, indicado para rodovias de baixo tráfego, ou seja, não para tráfego diários de veículos pesados, também, com seções propícias a aquaplanagem e a reparos imediatos, a macrotextura apresentou resultados de muito fina no Trecho 2, resultados que comprovam a facilidade de ocorrência de aquaplanagem e maiores necessidades a manutenções no trecho estudado, e resultado de macrotextura como grossa no Trecho 1, o que constata a consequência pelo trincamento e desagregação do revestimento neste trecho. As duas classificações são improprias a trecho urbano. Na sinalização viária, o existente apresenta boa conservação, porém apresentam defeitos em sua composição, com falhas em algumas seções do trecho. De acordo com os resultados obtidos no trabalho, concluiu-se que o trânsito de veículos pesados afeta as condições deste trecho de rodovia, causando também dificuldades na mobilidade urbana, com consequências a população tanto em sua mobilidade, como na segurança, quanto nas poluições do ar e sonora, assim como em possiblidades de danos físicos. Contudo, a necessidade de este tráfego passar a fazer parte de uma composição adequada de rodovia em relação ao município de relevante necessidade. |
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O município de Horizontina está há bastante tempo na situação de possuir tráfego de cargas pesadas em circulação em meio ao perímetro urbano. Com o intuito de analisar a influência deste tráfego em meio urbano, foi realizado o presente estudo de caso nas ruas Av. Dahne de Abreu e Rua Arnoldo Schneider, que configuram o trecho de estudo, pertencentes a rodovia ERS-342, em perímetro urbano. Analisaram-se dados de condições da pavimentação, realizados ensaios e coletados dados de volume deste fluxo de veículos pesados, assim como analisado a relevância na mobilidade urbana, foram realizados dois ensaios na rodovia, um de mensuração de Afundamento na Trilha de Roda (ATR), e outro Ensaio de Mancha de Areia, para definição da macrotextura da Rodovia. Para finalizar o estudo de caso, foi realizada uma análise das sinalizações no trecho, e suas condições. Com os resultados do trabalho pôde-se concluir que perante a classificação de degradação do pavimento o mesmo foi classificado como ruim ou péssimo, os afundamentos de trilhas de roda apresentaram valores menores que 16mm, indicado para rodovias de baixo tráfego, ou seja, não para tráfego diários de veículos pesados, também, com seções propícias a aquaplanagem e a reparos imediatos, a macrotextura apresentou resultados de muito fina no Trecho 2, resultados que comprovam a facilidade de ocorrência de aquaplanagem e maiores necessidades a manutenções no trecho estudado, e resultado de macrotextura como grossa no Trecho 1, o que constata a consequência pelo trincamento e desagregação do revestimento neste trecho. As duas classificações são improprias a trecho urbano. Na sinalização viária, o existente apresenta boa conservação, porém apresentam defeitos em sua composição, com falhas em algumas seções do trecho. De acordo com os resultados obtidos no trabalho, concluiu-se que o trânsito de veículos pesados afeta as condições deste trecho de rodovia, causando também dificuldades na mobilidade urbana, com consequências a população tanto em sua mobilidade, como na segurança, quanto nas poluições do ar e sonora, assim como em possiblidades de danos físicos. Contudo, a necessidade de este tráfego passar a fazer parte de uma composição adequada de rodovia em relação ao município de relevante necessidade. 85 f. |
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O município de Horizontina está há bastante tempo na situação de possuir tráfego de cargas pesadas em circulação em meio ao perímetro urbano. Com o intuito de analisar a influência deste tráfego em meio urbano, foi realizado o presente estudo de caso nas ruas Av. Dahne de Abreu e Rua Arnoldo Schneider, que configuram o trecho de estudo, pertencentes a rodovia ERS-342, em perímetro urbano. Analisaram-se dados de condições da pavimentação, realizados ensaios e coletados dados de volume deste fluxo de veículos pesados, assim como analisado a relevância na mobilidade urbana, foram realizados dois ensaios na rodovia, um de mensuração de Afundamento na Trilha de Roda (ATR), e outro Ensaio de Mancha de Areia, para definição da macrotextura da Rodovia. Para finalizar o estudo de caso, foi realizada uma análise das sinalizações no trecho, e suas condições. Com os resultados do trabalho pôde-se concluir que perante a classificação de degradação do pavimento o mesmo foi classificado como ruim ou péssimo, os afundamentos de trilhas de roda apresentaram valores menores que 16mm, indicado para rodovias de baixo tráfego, ou seja, não para tráfego diários de veículos pesados, também, com seções propícias a aquaplanagem e a reparos imediatos, a macrotextura apresentou resultados de muito fina no Trecho 2, resultados que comprovam a facilidade de ocorrência de aquaplanagem e maiores necessidades a manutenções no trecho estudado, e resultado de macrotextura como grossa no Trecho 1, o que constata a consequência pelo trincamento e desagregação do revestimento neste trecho. As duas classificações são improprias a trecho urbano. Na sinalização viária, o existente apresenta boa conservação, porém apresentam defeitos em sua composição, com falhas em algumas seções do trecho. De acordo com os resultados obtidos no trabalho, concluiu-se que o trânsito de veículos pesados afeta as condições deste trecho de rodovia, causando também dificuldades na mobilidade urbana, com consequências a população tanto em sua mobilidade, como na segurança, quanto nas poluições do ar e sonora, assim como em possiblidades de danos físicos. Contudo, a necessidade de este tráfego passar a fazer parte de uma composição adequada de rodovia em relação ao município de relevante necessidade. |
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