O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5190 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa monográfica, busca compreender a questão da não aprendizagem em nível escolar, devido a inúmeras crianças não apresentarem nenhuma causa orgânica, neurofisiológica para o não aprender, e mesmo assim não conseguirem. Desta maneira, o primeiro capítulo, explica sobre o desenvolvimento como necessário para a apreensão de novos conhecimentos, e como que Jean Piaget e Lev Vygotsky entendem o desenvolvimento, não fazendo um contraponto entre as teorias, mas sim, trazendo os pontos importantes e necessários de cada uma delas para o entendimento de questões entrelaçadas, como a maturação, a importância do meio social, e da escola. No segundo capítulo, levando em consideração crianças que estão em plenas capacidades de aprender, é dado ênfase para outros temas que podem influenciar, positivamente ou negativamente, nas questões de ensino-aprendizagem. Portanto, acreditando ser o desejo o responsável por movimentar e fazer com que a criança aprenda, é explanado a respeito da constituição do sujeito como ser de desejos, bem como a relação transferencial professor-aluno, e o lugar que o professor ocupa frente a aprendizagem do aluno. Ainda, outras questões referentes ao aprender e ao não aprender, como a identificação com o outro, com a família, e com o que é falado a respeito desta criança, como modelo de legitimação de uma identidade, também faz parte deste capítulo, juntamente com a inibição e a angústia. |
id |
UNIJ_3b8a0063d4649b878d4009020994e9d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5190 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz2018-08-2420172018-08-24T18:22:28Z2018-08-24T18:22:28ZO presente trabalho de pesquisa monográfica, busca compreender a questão da não aprendizagem em nível escolar, devido a inúmeras crianças não apresentarem nenhuma causa orgânica, neurofisiológica para o não aprender, e mesmo assim não conseguirem. Desta maneira, o primeiro capítulo, explica sobre o desenvolvimento como necessário para a apreensão de novos conhecimentos, e como que Jean Piaget e Lev Vygotsky entendem o desenvolvimento, não fazendo um contraponto entre as teorias, mas sim, trazendo os pontos importantes e necessários de cada uma delas para o entendimento de questões entrelaçadas, como a maturação, a importância do meio social, e da escola. No segundo capítulo, levando em consideração crianças que estão em plenas capacidades de aprender, é dado ênfase para outros temas que podem influenciar, positivamente ou negativamente, nas questões de ensino-aprendizagem. Portanto, acreditando ser o desejo o responsável por movimentar e fazer com que a criança aprenda, é explanado a respeito da constituição do sujeito como ser de desejos, bem como a relação transferencial professor-aluno, e o lugar que o professor ocupa frente a aprendizagem do aluno. Ainda, outras questões referentes ao aprender e ao não aprender, como a identificação com o outro, com a família, e com o que é falado a respeito desta criança, como modelo de legitimação de uma identidade, também faz parte deste capítulo, juntamente com a inibição e a angústia.36 f.Ciências humanasPsicologiaAprendizagemDesenvolvimentoDesejoIdentificaçãoInibiçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5190DMD_hdl_123456789/5190Silva, Jéssica Daiane daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJ%c3%a9ssica%20Daiane%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5190/1/J%c3%a9ssica%20Daiane%20da%20Silva.pdfapplication/pdf409553http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5190/1/J%c3%a9ssica%20Daiane%20da%20Silva.pdfdb6617f4a00d0a8f9f861679b472459dMD5123456789_5190_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
title |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
spellingShingle |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz Silva, Jéssica Daiane da Ciências humanas Psicologia Aprendizagem Desenvolvimento Desejo Identificação Inibição |
title_short |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
title_full |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
title_fullStr |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
title_full_unstemmed |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
title_sort |
O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz |
author |
Silva, Jéssica Daiane da |
author_facet |
Silva, Jéssica Daiane da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Daiane da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Psicologia Aprendizagem Desenvolvimento Desejo Identificação Inibição |
topic |
Ciências humanas Psicologia Aprendizagem Desenvolvimento Desejo Identificação Inibição |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho de pesquisa monográfica, busca compreender a questão da não aprendizagem em nível escolar, devido a inúmeras crianças não apresentarem nenhuma causa orgânica, neurofisiológica para o não aprender, e mesmo assim não conseguirem. Desta maneira, o primeiro capítulo, explica sobre o desenvolvimento como necessário para a apreensão de novos conhecimentos, e como que Jean Piaget e Lev Vygotsky entendem o desenvolvimento, não fazendo um contraponto entre as teorias, mas sim, trazendo os pontos importantes e necessários de cada uma delas para o entendimento de questões entrelaçadas, como a maturação, a importância do meio social, e da escola. No segundo capítulo, levando em consideração crianças que estão em plenas capacidades de aprender, é dado ênfase para outros temas que podem influenciar, positivamente ou negativamente, nas questões de ensino-aprendizagem. Portanto, acreditando ser o desejo o responsável por movimentar e fazer com que a criança aprenda, é explanado a respeito da constituição do sujeito como ser de desejos, bem como a relação transferencial professor-aluno, e o lugar que o professor ocupa frente a aprendizagem do aluno. Ainda, outras questões referentes ao aprender e ao não aprender, como a identificação com o outro, com a família, e com o que é falado a respeito desta criança, como modelo de legitimação de uma identidade, também faz parte deste capítulo, juntamente com a inibição e a angústia. 36 f. |
description |
O presente trabalho de pesquisa monográfica, busca compreender a questão da não aprendizagem em nível escolar, devido a inúmeras crianças não apresentarem nenhuma causa orgânica, neurofisiológica para o não aprender, e mesmo assim não conseguirem. Desta maneira, o primeiro capítulo, explica sobre o desenvolvimento como necessário para a apreensão de novos conhecimentos, e como que Jean Piaget e Lev Vygotsky entendem o desenvolvimento, não fazendo um contraponto entre as teorias, mas sim, trazendo os pontos importantes e necessários de cada uma delas para o entendimento de questões entrelaçadas, como a maturação, a importância do meio social, e da escola. No segundo capítulo, levando em consideração crianças que estão em plenas capacidades de aprender, é dado ênfase para outros temas que podem influenciar, positivamente ou negativamente, nas questões de ensino-aprendizagem. Portanto, acreditando ser o desejo o responsável por movimentar e fazer com que a criança aprenda, é explanado a respeito da constituição do sujeito como ser de desejos, bem como a relação transferencial professor-aluno, e o lugar que o professor ocupa frente a aprendizagem do aluno. Ainda, outras questões referentes ao aprender e ao não aprender, como a identificação com o outro, com a família, e com o que é falado a respeito desta criança, como modelo de legitimação de uma identidade, também faz parte deste capítulo, juntamente com a inibição e a angústia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-24T18:22:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-24T18:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5190 DMD_hdl_123456789/5190 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5190 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817762435072 |