O aprender e o não aprender: uma análise dos processos implicados no sujeito não aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Daiane da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5190
Resumo: O presente trabalho de pesquisa monográfica, busca compreender a questão da não aprendizagem em nível escolar, devido a inúmeras crianças não apresentarem nenhuma causa orgânica, neurofisiológica para o não aprender, e mesmo assim não conseguirem. Desta maneira, o primeiro capítulo, explica sobre o desenvolvimento como necessário para a apreensão de novos conhecimentos, e como que Jean Piaget e Lev Vygotsky entendem o desenvolvimento, não fazendo um contraponto entre as teorias, mas sim, trazendo os pontos importantes e necessários de cada uma delas para o entendimento de questões entrelaçadas, como a maturação, a importância do meio social, e da escola. No segundo capítulo, levando em consideração crianças que estão em plenas capacidades de aprender, é dado ênfase para outros temas que podem influenciar, positivamente ou negativamente, nas questões de ensino-aprendizagem. Portanto, acreditando ser o desejo o responsável por movimentar e fazer com que a criança aprenda, é explanado a respeito da constituição do sujeito como ser de desejos, bem como a relação transferencial professor-aluno, e o lugar que o professor ocupa frente a aprendizagem do aluno. Ainda, outras questões referentes ao aprender e ao não aprender, como a identificação com o outro, com a família, e com o que é falado a respeito desta criança, como modelo de legitimação de uma identidade, também faz parte deste capítulo, juntamente com a inibição e a angústia.
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