Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coppetti, Crasla Patrícia Schultz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5243
Resumo: As empresas de engenharia utilizam os resultados do ensaio do SPT para dimensionamento de fundações, sendo de essencial importância aperfeiçoar os métodos de investigação e elaboração de projetos nesta área. Para tal, a inserção da ferramenta de torque ao SPT, ou seja, o SPT-T (Standard Penetration Test witch Torque Measurement) poderá melhorar os cálculos e interpretações de projetos. Este trabalho de conclusão de curso objetiva estudar o método de sondagem SPT-T (ensaio de penetração padrão e de torção) em solos residuais de basalto da cidade de Ijuí, localizada no noroeste do RS, e sua importância para obtenção do Nspt para cálculo de fundações. Através das sondagens em três locais na cidade de Ijui, obtiveram-se valores de campo de Nspt, de Tmax, e de Tres. Complementarmente, realizaram-se ensaios de caracterização geotécnica das amostras coletadas dos três locais, tendo em vista caracterizar o tipo de solo encontrado, bem como agregar conhecimento mais amplo e aperfeiçoado dos solos estudados. Os dados obtidos nas sondagens foram utilizados comparativamente em métodos semi-empíricos para dimensionamento da capacidade de carga de estacas escavadas, utilizando Nspt e T. A partir disso, concluiu-se que utilizando o T das sondagens SPT-T superdimensiona a carga das estacas. A relação T/Nspt necessita de maior número de banco dados regionais para ser utilizada em dimensionamento de fundações. O SPT-T necessita de normatização.
id UNIJ_3c61b74748cd531e2789b434ecd20f81
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5243
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS2018-08-2720162018-08-28T00:16:57Z2018-08-28T00:16:57ZAs empresas de engenharia utilizam os resultados do ensaio do SPT para dimensionamento de fundações, sendo de essencial importância aperfeiçoar os métodos de investigação e elaboração de projetos nesta área. Para tal, a inserção da ferramenta de torque ao SPT, ou seja, o SPT-T (Standard Penetration Test witch Torque Measurement) poderá melhorar os cálculos e interpretações de projetos. Este trabalho de conclusão de curso objetiva estudar o método de sondagem SPT-T (ensaio de penetração padrão e de torção) em solos residuais de basalto da cidade de Ijuí, localizada no noroeste do RS, e sua importância para obtenção do Nspt para cálculo de fundações. Através das sondagens em três locais na cidade de Ijui, obtiveram-se valores de campo de Nspt, de Tmax, e de Tres. Complementarmente, realizaram-se ensaios de caracterização geotécnica das amostras coletadas dos três locais, tendo em vista caracterizar o tipo de solo encontrado, bem como agregar conhecimento mais amplo e aperfeiçoado dos solos estudados. Os dados obtidos nas sondagens foram utilizados comparativamente em métodos semi-empíricos para dimensionamento da capacidade de carga de estacas escavadas, utilizando Nspt e T. A partir disso, concluiu-se que utilizando o T das sondagens SPT-T superdimensiona a carga das estacas. A relação T/Nspt necessita de maior número de banco dados regionais para ser utilizada em dimensionamento de fundações. O SPT-T necessita de normatização.80 f.EngenhariasEngenharia CivilSPT-TFundaçõesEnsaios de CampoGeotecniahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5243DMD_hdl_123456789/5243Coppetti, Crasla Patrícia Schultzporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarla%20Patricia%20Schultz%20Coppeti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5243/1/Carla%20Patricia%20Schultz%20Coppeti.pdfapplication/pdf2677610http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5243/1/Carla%20Patricia%20Schultz%20Coppeti.pdfd716dc9817fd0dae94608c89652501ebMD5123456789_5243_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
title Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
spellingShingle Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
Coppetti, Crasla Patrícia Schultz
Engenharias
Engenharia Civil
SPT-T
Fundações
Ensaios de Campo
Geotecnia
title_short Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
title_full Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
title_fullStr Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
title_full_unstemmed Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
title_sort Análise de sondagens SPT-T em solos residuais de basalto na cidade de Ijuí-RS
author Coppetti, Crasla Patrícia Schultz
author_facet Coppetti, Crasla Patrícia Schultz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coppetti, Crasla Patrícia Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Civil
SPT-T
Fundações
Ensaios de Campo
Geotecnia
topic Engenharias
Engenharia Civil
SPT-T
Fundações
Ensaios de Campo
Geotecnia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As empresas de engenharia utilizam os resultados do ensaio do SPT para dimensionamento de fundações, sendo de essencial importância aperfeiçoar os métodos de investigação e elaboração de projetos nesta área. Para tal, a inserção da ferramenta de torque ao SPT, ou seja, o SPT-T (Standard Penetration Test witch Torque Measurement) poderá melhorar os cálculos e interpretações de projetos. Este trabalho de conclusão de curso objetiva estudar o método de sondagem SPT-T (ensaio de penetração padrão e de torção) em solos residuais de basalto da cidade de Ijuí, localizada no noroeste do RS, e sua importância para obtenção do Nspt para cálculo de fundações. Através das sondagens em três locais na cidade de Ijui, obtiveram-se valores de campo de Nspt, de Tmax, e de Tres. Complementarmente, realizaram-se ensaios de caracterização geotécnica das amostras coletadas dos três locais, tendo em vista caracterizar o tipo de solo encontrado, bem como agregar conhecimento mais amplo e aperfeiçoado dos solos estudados. Os dados obtidos nas sondagens foram utilizados comparativamente em métodos semi-empíricos para dimensionamento da capacidade de carga de estacas escavadas, utilizando Nspt e T. A partir disso, concluiu-se que utilizando o T das sondagens SPT-T superdimensiona a carga das estacas. A relação T/Nspt necessita de maior número de banco dados regionais para ser utilizada em dimensionamento de fundações. O SPT-T necessita de normatização.
80 f.
description As empresas de engenharia utilizam os resultados do ensaio do SPT para dimensionamento de fundações, sendo de essencial importância aperfeiçoar os métodos de investigação e elaboração de projetos nesta área. Para tal, a inserção da ferramenta de torque ao SPT, ou seja, o SPT-T (Standard Penetration Test witch Torque Measurement) poderá melhorar os cálculos e interpretações de projetos. Este trabalho de conclusão de curso objetiva estudar o método de sondagem SPT-T (ensaio de penetração padrão e de torção) em solos residuais de basalto da cidade de Ijuí, localizada no noroeste do RS, e sua importância para obtenção do Nspt para cálculo de fundações. Através das sondagens em três locais na cidade de Ijui, obtiveram-se valores de campo de Nspt, de Tmax, e de Tres. Complementarmente, realizaram-se ensaios de caracterização geotécnica das amostras coletadas dos três locais, tendo em vista caracterizar o tipo de solo encontrado, bem como agregar conhecimento mais amplo e aperfeiçoado dos solos estudados. Os dados obtidos nas sondagens foram utilizados comparativamente em métodos semi-empíricos para dimensionamento da capacidade de carga de estacas escavadas, utilizando Nspt e T. A partir disso, concluiu-se que utilizando o T das sondagens SPT-T superdimensiona a carga das estacas. A relação T/Nspt necessita de maior número de banco dados regionais para ser utilizada em dimensionamento de fundações. O SPT-T necessita de normatização.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-08-28T00:16:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-28T00:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5243
DMD_hdl_123456789/5243
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5243
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817869389824