A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Edson Luis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3772
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise do Princípio da Insignificância, aplicado no crime de pesca predatória, a fim de demonstrar os contrapontos acerca de sua (in)aplicabilidade. Analisa a história da pesca e seu valor para a humanidade, a história da legislação pesqueira no Brasil, traz um conceito de ato tendente e sua aplicabilidade ao fato típico que é a pesca, dentro da visão constitucional. Estuda alguns princípios relacionados ao tema, em especial, a aplicabilidade do princípio da insignificância ao caso concreto. Expõe posicionamentos de alguns juristas, demonstrando a sua correlação aos atos processuais e confrontando-os com alegações de nulidades, em decorrência da afronta aos ditames constitucionais. Aborda as formas de aplicação das normas contidas na Lei 9.605/98, em seus artigos 34, 35 e 36. Faz uma breve análise das situações fáticas geradas e a falta de consenso de magistrados e tribunais sobre o assunto, discutindo se é aplicável ou não o princípio da insignificância ao crime de pesca predatória. Explana posicionamentos e considerações acerca do tema. Colaciona decisões proferidas pelo Tribunal Rio-grandense, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região e pelo Superior Tribunal de Justiça. Finaliza concluindo que, haja vista o reconhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça e a consolidação da matéria ao longo do tempo, é possível chegar à um consenso, quando revestido de todos os requisitos que o ato exige.
id UNIJ_3f335e548adafaeefd66669681d3b4be
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3772
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória2016-10-3120162016-10-31T19:13:49Z2016-10-31T19:13:49ZO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise do Princípio da Insignificância, aplicado no crime de pesca predatória, a fim de demonstrar os contrapontos acerca de sua (in)aplicabilidade. Analisa a história da pesca e seu valor para a humanidade, a história da legislação pesqueira no Brasil, traz um conceito de ato tendente e sua aplicabilidade ao fato típico que é a pesca, dentro da visão constitucional. Estuda alguns princípios relacionados ao tema, em especial, a aplicabilidade do princípio da insignificância ao caso concreto. Expõe posicionamentos de alguns juristas, demonstrando a sua correlação aos atos processuais e confrontando-os com alegações de nulidades, em decorrência da afronta aos ditames constitucionais. Aborda as formas de aplicação das normas contidas na Lei 9.605/98, em seus artigos 34, 35 e 36. Faz uma breve análise das situações fáticas geradas e a falta de consenso de magistrados e tribunais sobre o assunto, discutindo se é aplicável ou não o princípio da insignificância ao crime de pesca predatória. Explana posicionamentos e considerações acerca do tema. Colaciona decisões proferidas pelo Tribunal Rio-grandense, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região e pelo Superior Tribunal de Justiça. Finaliza concluindo que, haja vista o reconhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça e a consolidação da matéria ao longo do tempo, é possível chegar à um consenso, quando revestido de todos os requisitos que o ato exige.49 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoPesca predatóriaDireito ambientalCrimes ambientaisAplicabilidadePrincípio da insignificânciahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3772DMD_hdl_123456789/3772Rockenbach, Edson Luisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEdson%20Luis%20Rockenbach.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3772/1/Edson%20Luis%20Rockenbach.pdfapplication/pdf599351http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3772/1/Edson%20Luis%20Rockenbach.pdf4b548d0e2903964e09be537725a480efMD5123456789_3772_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
title A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
spellingShingle A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
Rockenbach, Edson Luis
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Pesca predatória
Direito ambiental
Crimes ambientais
Aplicabilidade
Princípio da insignificância
title_short A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
title_full A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
title_fullStr A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
title_full_unstemmed A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
title_sort A (im) possibilidade de aplicação do princípio da insignificância para o crime de pesca predatória
author Rockenbach, Edson Luis
author_facet Rockenbach, Edson Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Edson Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Pesca predatória
Direito ambiental
Crimes ambientais
Aplicabilidade
Princípio da insignificância
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Pesca predatória
Direito ambiental
Crimes ambientais
Aplicabilidade
Princípio da insignificância
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise do Princípio da Insignificância, aplicado no crime de pesca predatória, a fim de demonstrar os contrapontos acerca de sua (in)aplicabilidade. Analisa a história da pesca e seu valor para a humanidade, a história da legislação pesqueira no Brasil, traz um conceito de ato tendente e sua aplicabilidade ao fato típico que é a pesca, dentro da visão constitucional. Estuda alguns princípios relacionados ao tema, em especial, a aplicabilidade do princípio da insignificância ao caso concreto. Expõe posicionamentos de alguns juristas, demonstrando a sua correlação aos atos processuais e confrontando-os com alegações de nulidades, em decorrência da afronta aos ditames constitucionais. Aborda as formas de aplicação das normas contidas na Lei 9.605/98, em seus artigos 34, 35 e 36. Faz uma breve análise das situações fáticas geradas e a falta de consenso de magistrados e tribunais sobre o assunto, discutindo se é aplicável ou não o princípio da insignificância ao crime de pesca predatória. Explana posicionamentos e considerações acerca do tema. Colaciona decisões proferidas pelo Tribunal Rio-grandense, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região e pelo Superior Tribunal de Justiça. Finaliza concluindo que, haja vista o reconhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça e a consolidação da matéria ao longo do tempo, é possível chegar à um consenso, quando revestido de todos os requisitos que o ato exige.
49 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise do Princípio da Insignificância, aplicado no crime de pesca predatória, a fim de demonstrar os contrapontos acerca de sua (in)aplicabilidade. Analisa a história da pesca e seu valor para a humanidade, a história da legislação pesqueira no Brasil, traz um conceito de ato tendente e sua aplicabilidade ao fato típico que é a pesca, dentro da visão constitucional. Estuda alguns princípios relacionados ao tema, em especial, a aplicabilidade do princípio da insignificância ao caso concreto. Expõe posicionamentos de alguns juristas, demonstrando a sua correlação aos atos processuais e confrontando-os com alegações de nulidades, em decorrência da afronta aos ditames constitucionais. Aborda as formas de aplicação das normas contidas na Lei 9.605/98, em seus artigos 34, 35 e 36. Faz uma breve análise das situações fáticas geradas e a falta de consenso de magistrados e tribunais sobre o assunto, discutindo se é aplicável ou não o princípio da insignificância ao crime de pesca predatória. Explana posicionamentos e considerações acerca do tema. Colaciona decisões proferidas pelo Tribunal Rio-grandense, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região e pelo Superior Tribunal de Justiça. Finaliza concluindo que, haja vista o reconhecimento pelo Superior Tribunal de Justiça e a consolidação da matéria ao longo do tempo, é possível chegar à um consenso, quando revestido de todos os requisitos que o ato exige.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-31
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-10-31T19:13:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-31T19:13:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3772
DMD_hdl_123456789/3772
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3772
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526753566720