A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carijo, Diego Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4518
Resumo: A avaliação da aprendizagem tem sido discutida ao longo dos anos, já que é um processo presente em todos os componentes curriculares e, muitas vezes na educação física escolar, a avaliação acaba por priorizar alguns métodos como a medição de desempenho o que aumenta a relevância do tema. Portanto, a questão de pesquisa é saber como ocorre a avaliação dos alunos na Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, objetivou-se de maneira geral analisar as formas de avaliação da Educação Física escolar nas séries finais do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Jaguari-RS e, especificamente analisar diversas percepções de avaliação escolar, identificar como a avaliação nas aulas de Educação Física é realizada nas séries finais do ensino fundamental e compreender os distintos procedimentos para a avaliação na Educação Física escolar. Para isso, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica na literatura sobre o tema, e uma pesquisa por meio de questionário, da qual participaram os professores, cinco, do município de Jaguari, que trabalham com a Educação Física nas series finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstram que os professores utilizam diferentes instrumentos para realizar avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e a compreendem como um processo importante para o ensino aprendizagem, já que possibilita o entendimento das dificuldades e habilidades dos alunos e serve para que as práticas pedagógicas possam ser ressignificadas para uma educação de qualidade.
id UNIJ_44090026e3855bd52bc5bfdcf54369b2
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4518
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental2017-08-2820172017-08-29T00:42:44Z2017-08-29T00:42:44ZA avaliação da aprendizagem tem sido discutida ao longo dos anos, já que é um processo presente em todos os componentes curriculares e, muitas vezes na educação física escolar, a avaliação acaba por priorizar alguns métodos como a medição de desempenho o que aumenta a relevância do tema. Portanto, a questão de pesquisa é saber como ocorre a avaliação dos alunos na Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, objetivou-se de maneira geral analisar as formas de avaliação da Educação Física escolar nas séries finais do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Jaguari-RS e, especificamente analisar diversas percepções de avaliação escolar, identificar como a avaliação nas aulas de Educação Física é realizada nas séries finais do ensino fundamental e compreender os distintos procedimentos para a avaliação na Educação Física escolar. Para isso, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica na literatura sobre o tema, e uma pesquisa por meio de questionário, da qual participaram os professores, cinco, do município de Jaguari, que trabalham com a Educação Física nas series finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstram que os professores utilizam diferentes instrumentos para realizar avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e a compreendem como um processo importante para o ensino aprendizagem, já que possibilita o entendimento das dificuldades e habilidades dos alunos e serve para que as práticas pedagógicas possam ser ressignificadas para uma educação de qualidade.35 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaAvaliação EscolarEducação FísicaMetodologiashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4518DMD_hdl_123456789/4518Carijo, Diego Nunesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiego%20Nunes%20Carijo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4518/1/Diego%20Nunes%20Carijo.pdfapplication/pdf447676http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4518/1/Diego%20Nunes%20Carijo.pdf69fcecd7bc9babec34a192ccd395282dMD5123456789_4518_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
title A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
Carijo, Diego Nunes
Ciências da Saúde
Educação Física
Avaliação Escolar
Educação Física
Metodologias
title_short A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_full A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A avaliação em educação física nos anos finais do ensino fundamental
author Carijo, Diego Nunes
author_facet Carijo, Diego Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carijo, Diego Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Avaliação Escolar
Educação Física
Metodologias
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Avaliação Escolar
Educação Física
Metodologias
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A avaliação da aprendizagem tem sido discutida ao longo dos anos, já que é um processo presente em todos os componentes curriculares e, muitas vezes na educação física escolar, a avaliação acaba por priorizar alguns métodos como a medição de desempenho o que aumenta a relevância do tema. Portanto, a questão de pesquisa é saber como ocorre a avaliação dos alunos na Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, objetivou-se de maneira geral analisar as formas de avaliação da Educação Física escolar nas séries finais do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Jaguari-RS e, especificamente analisar diversas percepções de avaliação escolar, identificar como a avaliação nas aulas de Educação Física é realizada nas séries finais do ensino fundamental e compreender os distintos procedimentos para a avaliação na Educação Física escolar. Para isso, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica na literatura sobre o tema, e uma pesquisa por meio de questionário, da qual participaram os professores, cinco, do município de Jaguari, que trabalham com a Educação Física nas series finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstram que os professores utilizam diferentes instrumentos para realizar avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e a compreendem como um processo importante para o ensino aprendizagem, já que possibilita o entendimento das dificuldades e habilidades dos alunos e serve para que as práticas pedagógicas possam ser ressignificadas para uma educação de qualidade.
35 f.
description A avaliação da aprendizagem tem sido discutida ao longo dos anos, já que é um processo presente em todos os componentes curriculares e, muitas vezes na educação física escolar, a avaliação acaba por priorizar alguns métodos como a medição de desempenho o que aumenta a relevância do tema. Portanto, a questão de pesquisa é saber como ocorre a avaliação dos alunos na Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, objetivou-se de maneira geral analisar as formas de avaliação da Educação Física escolar nas séries finais do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Jaguari-RS e, especificamente analisar diversas percepções de avaliação escolar, identificar como a avaliação nas aulas de Educação Física é realizada nas séries finais do ensino fundamental e compreender os distintos procedimentos para a avaliação na Educação Física escolar. Para isso, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica na literatura sobre o tema, e uma pesquisa por meio de questionário, da qual participaram os professores, cinco, do município de Jaguari, que trabalham com a Educação Física nas series finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos demonstram que os professores utilizam diferentes instrumentos para realizar avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e a compreendem como um processo importante para o ensino aprendizagem, já que possibilita o entendimento das dificuldades e habilidades dos alunos e serve para que as práticas pedagógicas possam ser ressignificadas para uma educação de qualidade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-28
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-29T00:42:44Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-29T00:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4518
DMD_hdl_123456789/4518
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4518
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416173793116160