A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancanaro, Vinícius
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3923
Resumo: O presente estudo trata do crédito ofer tado no mercado brasileiro no período de 2004 a 2015. Seu objetivo é analisar o perfil do consumidor brasileiro e as dificuldades com as quais se defronta para pagar as suas dívidas, além de questões relativas aos empréstimos, taxa de juros e inadimplência nas diferentes regiões do país. O fácil acesso ao crédito tem levado muitas pessoas ao endividamento e à inadimplência e, nesse cenário, encontram empresas que lhes emprestam dinheiro a juros elevados, fazendo com que se endividem ainda mais. Ressalta-se o importante papel do economista neste mercado de trabalho, visando auxiliar as pessoas a conquistarem a educação financeira. O estudo constitui-se numa pesquisa quali-quantitativa, de cunho bibliográfico, cujo tema se destaca pela sua relevância, principalmente pelo fato de se estar vivenciando um período de crise financeira no país, em que 46,3% da população (Banco Central) estão endividados, e 73% da população (Banco Central) consideram que a situação econômica tem piorado muito nos últimos anos. Ademais, a taxa de juros é a mais alta (14,25%) (Banco Central) dos últimos 10 anos, e a inadimplência aumentou consideravelmente ao longo desse período, havendo hoje cerca de 56,4 milhões de consumidores inadimplentes (Banco Central), cujas dívidas somam cerca de 243 bilhões de reais (Banco Central). A contratação de um consultor financeiro é recomendada para quem pretende evitar ou já possui problemas financeiros. A grande maioria das pessoas não possui autodisciplina para controlar e planejar suas próprias finanças, especialmente porque o mercado financeiro tornou-se bastante dinâmico e complexo nas últimas décadas. É nesse cenário que o consultor financeiro contribui, ajudando na organização pessoal e na tomada de decisões.
id UNIJ_4466d71853e55eb1020bb0e8d0754c0c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3923
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA oferta de crédito e a inadimplência no Brasil2016-11-1820162016-11-18T15:59:38Z2016-11-18T15:59:38ZO presente estudo trata do crédito ofer tado no mercado brasileiro no período de 2004 a 2015. Seu objetivo é analisar o perfil do consumidor brasileiro e as dificuldades com as quais se defronta para pagar as suas dívidas, além de questões relativas aos empréstimos, taxa de juros e inadimplência nas diferentes regiões do país. O fácil acesso ao crédito tem levado muitas pessoas ao endividamento e à inadimplência e, nesse cenário, encontram empresas que lhes emprestam dinheiro a juros elevados, fazendo com que se endividem ainda mais. Ressalta-se o importante papel do economista neste mercado de trabalho, visando auxiliar as pessoas a conquistarem a educação financeira. O estudo constitui-se numa pesquisa quali-quantitativa, de cunho bibliográfico, cujo tema se destaca pela sua relevância, principalmente pelo fato de se estar vivenciando um período de crise financeira no país, em que 46,3% da população (Banco Central) estão endividados, e 73% da população (Banco Central) consideram que a situação econômica tem piorado muito nos últimos anos. Ademais, a taxa de juros é a mais alta (14,25%) (Banco Central) dos últimos 10 anos, e a inadimplência aumentou consideravelmente ao longo desse período, havendo hoje cerca de 56,4 milhões de consumidores inadimplentes (Banco Central), cujas dívidas somam cerca de 243 bilhões de reais (Banco Central). A contratação de um consultor financeiro é recomendada para quem pretende evitar ou já possui problemas financeiros. A grande maioria das pessoas não possui autodisciplina para controlar e planejar suas próprias finanças, especialmente porque o mercado financeiro tornou-se bastante dinâmico e complexo nas últimas décadas. É nesse cenário que o consultor financeiro contribui, ajudando na organização pessoal e na tomada de decisões.23 f.Ciências Sociais AplicadasFinançasMercado de capitaisCréditoEmpréstimosJurosInadimplênciaEducação financeirahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3923DMD_hdl_123456789/3923Zancanaro, Viníciusporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVin%c3%adcius%20Zancanaro.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3923/1/Vin%c3%adcius%20Zancanaro.pdfapplication/pdf842257http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3923/1/Vin%c3%adcius%20Zancanaro.pdfd25a39e574ee8b32ee94fc6e50bc6baaMD5123456789_3923_12019-01-21T12:45:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
title A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
spellingShingle A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
Zancanaro, Vinícius
Ciências Sociais Aplicadas
Finanças
Mercado de capitais
Crédito
Empréstimos
Juros
Inadimplência
Educação financeira
title_short A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
title_full A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
title_fullStr A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
title_full_unstemmed A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
title_sort A oferta de crédito e a inadimplência no Brasil
author Zancanaro, Vinícius
author_facet Zancanaro, Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancanaro, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Finanças
Mercado de capitais
Crédito
Empréstimos
Juros
Inadimplência
Educação financeira
topic Ciências Sociais Aplicadas
Finanças
Mercado de capitais
Crédito
Empréstimos
Juros
Inadimplência
Educação financeira
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo trata do crédito ofer tado no mercado brasileiro no período de 2004 a 2015. Seu objetivo é analisar o perfil do consumidor brasileiro e as dificuldades com as quais se defronta para pagar as suas dívidas, além de questões relativas aos empréstimos, taxa de juros e inadimplência nas diferentes regiões do país. O fácil acesso ao crédito tem levado muitas pessoas ao endividamento e à inadimplência e, nesse cenário, encontram empresas que lhes emprestam dinheiro a juros elevados, fazendo com que se endividem ainda mais. Ressalta-se o importante papel do economista neste mercado de trabalho, visando auxiliar as pessoas a conquistarem a educação financeira. O estudo constitui-se numa pesquisa quali-quantitativa, de cunho bibliográfico, cujo tema se destaca pela sua relevância, principalmente pelo fato de se estar vivenciando um período de crise financeira no país, em que 46,3% da população (Banco Central) estão endividados, e 73% da população (Banco Central) consideram que a situação econômica tem piorado muito nos últimos anos. Ademais, a taxa de juros é a mais alta (14,25%) (Banco Central) dos últimos 10 anos, e a inadimplência aumentou consideravelmente ao longo desse período, havendo hoje cerca de 56,4 milhões de consumidores inadimplentes (Banco Central), cujas dívidas somam cerca de 243 bilhões de reais (Banco Central). A contratação de um consultor financeiro é recomendada para quem pretende evitar ou já possui problemas financeiros. A grande maioria das pessoas não possui autodisciplina para controlar e planejar suas próprias finanças, especialmente porque o mercado financeiro tornou-se bastante dinâmico e complexo nas últimas décadas. É nesse cenário que o consultor financeiro contribui, ajudando na organização pessoal e na tomada de decisões.
23 f.
description O presente estudo trata do crédito ofer tado no mercado brasileiro no período de 2004 a 2015. Seu objetivo é analisar o perfil do consumidor brasileiro e as dificuldades com as quais se defronta para pagar as suas dívidas, além de questões relativas aos empréstimos, taxa de juros e inadimplência nas diferentes regiões do país. O fácil acesso ao crédito tem levado muitas pessoas ao endividamento e à inadimplência e, nesse cenário, encontram empresas que lhes emprestam dinheiro a juros elevados, fazendo com que se endividem ainda mais. Ressalta-se o importante papel do economista neste mercado de trabalho, visando auxiliar as pessoas a conquistarem a educação financeira. O estudo constitui-se numa pesquisa quali-quantitativa, de cunho bibliográfico, cujo tema se destaca pela sua relevância, principalmente pelo fato de se estar vivenciando um período de crise financeira no país, em que 46,3% da população (Banco Central) estão endividados, e 73% da população (Banco Central) consideram que a situação econômica tem piorado muito nos últimos anos. Ademais, a taxa de juros é a mais alta (14,25%) (Banco Central) dos últimos 10 anos, e a inadimplência aumentou consideravelmente ao longo desse período, havendo hoje cerca de 56,4 milhões de consumidores inadimplentes (Banco Central), cujas dívidas somam cerca de 243 bilhões de reais (Banco Central). A contratação de um consultor financeiro é recomendada para quem pretende evitar ou já possui problemas financeiros. A grande maioria das pessoas não possui autodisciplina para controlar e planejar suas próprias finanças, especialmente porque o mercado financeiro tornou-se bastante dinâmico e complexo nas últimas décadas. É nesse cenário que o consultor financeiro contribui, ajudando na organização pessoal e na tomada de decisões.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-18
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-18T15:59:38Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-18T15:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3923
DMD_hdl_123456789/3923
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3923
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415624012136448