Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edivandro Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4476
Resumo: Devido a sua enorme importância para a saúde da população e do meio ambiente, o tratamento do esgoto sanitário merece atenção especial quanto aos estudos de novas formas para executá-lo com menor custo e maior eficiência. É notável o crescimento de pesquisas e desenvolvimento de sistemas de tratamento de esgoto que ocupem menos espaço, principalmente devido à pouca disponibilidade de área em grandes centros, e que tenham o seu custo e investimento reduzido. Nesse sentido os sistemas descentralizados visam utilizar estações compactas para o tratamento do esgoto próximo ao local de geração, diminuindo as despesas com o transporte do afluente para uma estação de tratamento. Este trabalho pretende mostrar a possibilidade de utilização de uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE) como alternativa eficiente e viável em substituição à uma estação elevatória de esgoto bruto para uma área do município de Santo Cristo (RS). Após optar pelo sistema de tratamento composto por Reator UASB seguido de pós-tratamento com filtro anaeróbio e desinfecção com cloro, foi elaborado o dimensionamento da ECTE e realizada a estimativa de custo para a implantação. Os resultados obtidos apontam que neste estudo de caso a estação compacta atinge satisfatoriamente a qualidade do efluente a ser lançado no corpo receptor, com custo de implantação inferior ao investimento necessário para execução da estação elevatória, evidenciando-se a viabilidade desta alternativa.
id UNIJ_4c9e8ac911de05a332a528bd8a41d438
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4476
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)2017-08-1820172017-08-19T00:48:00Z2017-08-19T00:48:00ZDevido a sua enorme importância para a saúde da população e do meio ambiente, o tratamento do esgoto sanitário merece atenção especial quanto aos estudos de novas formas para executá-lo com menor custo e maior eficiência. É notável o crescimento de pesquisas e desenvolvimento de sistemas de tratamento de esgoto que ocupem menos espaço, principalmente devido à pouca disponibilidade de área em grandes centros, e que tenham o seu custo e investimento reduzido. Nesse sentido os sistemas descentralizados visam utilizar estações compactas para o tratamento do esgoto próximo ao local de geração, diminuindo as despesas com o transporte do afluente para uma estação de tratamento. Este trabalho pretende mostrar a possibilidade de utilização de uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE) como alternativa eficiente e viável em substituição à uma estação elevatória de esgoto bruto para uma área do município de Santo Cristo (RS). Após optar pelo sistema de tratamento composto por Reator UASB seguido de pós-tratamento com filtro anaeróbio e desinfecção com cloro, foi elaborado o dimensionamento da ECTE e realizada a estimativa de custo para a implantação. Os resultados obtidos apontam que neste estudo de caso a estação compacta atinge satisfatoriamente a qualidade do efluente a ser lançado no corpo receptor, com custo de implantação inferior ao investimento necessário para execução da estação elevatória, evidenciando-se a viabilidade desta alternativa.72 f.Ciências sociais aplicadasEngenharia civilSaneamentoEstação compacta de tratamento de esgotoDimensionamentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4476DMD_hdl_123456789/4476Lopes, Edivandro Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEdivandro%20Moreira%20Lopes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4476/1/Edivandro%20Moreira%20Lopes.pdfapplication/pdf11269540http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4476/1/Edivandro%20Moreira%20Lopes.pdf934ff24c8466da9efa28a751e574354fMD5123456789_4476_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
title Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
spellingShingle Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
Lopes, Edivandro Moreira
Ciências sociais aplicadas
Engenharia civil
Saneamento
Estação compacta de tratamento de esgoto
Dimensionamento
title_short Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
title_full Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
title_fullStr Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
title_full_unstemmed Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
title_sort Dimensionamento de uma estação compacta de tratamento de esgoto para o município de Santo Cristo (RS)
author Lopes, Edivandro Moreira
author_facet Lopes, Edivandro Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Edivandro Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Engenharia civil
Saneamento
Estação compacta de tratamento de esgoto
Dimensionamento
topic Ciências sociais aplicadas
Engenharia civil
Saneamento
Estação compacta de tratamento de esgoto
Dimensionamento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Devido a sua enorme importância para a saúde da população e do meio ambiente, o tratamento do esgoto sanitário merece atenção especial quanto aos estudos de novas formas para executá-lo com menor custo e maior eficiência. É notável o crescimento de pesquisas e desenvolvimento de sistemas de tratamento de esgoto que ocupem menos espaço, principalmente devido à pouca disponibilidade de área em grandes centros, e que tenham o seu custo e investimento reduzido. Nesse sentido os sistemas descentralizados visam utilizar estações compactas para o tratamento do esgoto próximo ao local de geração, diminuindo as despesas com o transporte do afluente para uma estação de tratamento. Este trabalho pretende mostrar a possibilidade de utilização de uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE) como alternativa eficiente e viável em substituição à uma estação elevatória de esgoto bruto para uma área do município de Santo Cristo (RS). Após optar pelo sistema de tratamento composto por Reator UASB seguido de pós-tratamento com filtro anaeróbio e desinfecção com cloro, foi elaborado o dimensionamento da ECTE e realizada a estimativa de custo para a implantação. Os resultados obtidos apontam que neste estudo de caso a estação compacta atinge satisfatoriamente a qualidade do efluente a ser lançado no corpo receptor, com custo de implantação inferior ao investimento necessário para execução da estação elevatória, evidenciando-se a viabilidade desta alternativa.
72 f.
description Devido a sua enorme importância para a saúde da população e do meio ambiente, o tratamento do esgoto sanitário merece atenção especial quanto aos estudos de novas formas para executá-lo com menor custo e maior eficiência. É notável o crescimento de pesquisas e desenvolvimento de sistemas de tratamento de esgoto que ocupem menos espaço, principalmente devido à pouca disponibilidade de área em grandes centros, e que tenham o seu custo e investimento reduzido. Nesse sentido os sistemas descentralizados visam utilizar estações compactas para o tratamento do esgoto próximo ao local de geração, diminuindo as despesas com o transporte do afluente para uma estação de tratamento. Este trabalho pretende mostrar a possibilidade de utilização de uma Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE) como alternativa eficiente e viável em substituição à uma estação elevatória de esgoto bruto para uma área do município de Santo Cristo (RS). Após optar pelo sistema de tratamento composto por Reator UASB seguido de pós-tratamento com filtro anaeróbio e desinfecção com cloro, foi elaborado o dimensionamento da ECTE e realizada a estimativa de custo para a implantação. Os resultados obtidos apontam que neste estudo de caso a estação compacta atinge satisfatoriamente a qualidade do efluente a ser lançado no corpo receptor, com custo de implantação inferior ao investimento necessário para execução da estação elevatória, evidenciando-se a viabilidade desta alternativa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-18
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-19T00:48:00Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-19T00:48:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4476
DMD_hdl_123456789/4476
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4476
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416173716570112