Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munareto, Katiúscia Aozani
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3313
Resumo: O ferro é um elemento crucial a todas as células do organismo. O equilíbrio dos níveis de ferro deve ser regulado para que este metal não seja deficiente e nem excessivo. Nesta revisão objetivou-se avaliar a ação da hepcidina na homeostase do ferro e sua aplicação clínica. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, no período 2000 a 2015, referentes a hepcidina como um biomarcador da homeostase do ferro. Foram selecionados 76 estudos publicados em revistas internacionais e nacionais. A compreensão da função da hepcidina, um pequeno hormônio peptídico produzido pelo fígado, contribuiu para uma melhor compreensão dos vários mecanismos envolvidos na homeostase do ferro, apresentando-se como um importante regulador e um fator patogênico em distúrbios comuns de ferro. A desregulação da hepcidina está envolvida nos diversos processos patológicos relacionados aos distúrbios de ferro. A deficiência da hepcidina provoca a sobrecarga de ferro na hemocromatose hereditária e anemia de ferro-carregamento, enquanto que o excesso de hepcidina contribui para o desenvolvimento de anemias por restrições de ferro em doenças inflamatórias, infecções, alguns tipos de câncer e doença renal crônica. Devido a isso, a hepcidina pode tornar-se uma ferramenta útil para o diagnóstico e proporcionar novas abordagens terapêuticas para doenças associadas com a desregulação de ferro. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos da hepcidina na regulação do ferro e para delinear sua contribuição nas diferentes desordens do metabolismo do ferro.
id UNIJ_4ce53890b4f74fdded08cf52e39ae370
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3313
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão2016-04-1420152016-04-14T14:38:17Z2016-04-14T14:38:17ZO ferro é um elemento crucial a todas as células do organismo. O equilíbrio dos níveis de ferro deve ser regulado para que este metal não seja deficiente e nem excessivo. Nesta revisão objetivou-se avaliar a ação da hepcidina na homeostase do ferro e sua aplicação clínica. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, no período 2000 a 2015, referentes a hepcidina como um biomarcador da homeostase do ferro. Foram selecionados 76 estudos publicados em revistas internacionais e nacionais. A compreensão da função da hepcidina, um pequeno hormônio peptídico produzido pelo fígado, contribuiu para uma melhor compreensão dos vários mecanismos envolvidos na homeostase do ferro, apresentando-se como um importante regulador e um fator patogênico em distúrbios comuns de ferro. A desregulação da hepcidina está envolvida nos diversos processos patológicos relacionados aos distúrbios de ferro. A deficiência da hepcidina provoca a sobrecarga de ferro na hemocromatose hereditária e anemia de ferro-carregamento, enquanto que o excesso de hepcidina contribui para o desenvolvimento de anemias por restrições de ferro em doenças inflamatórias, infecções, alguns tipos de câncer e doença renal crônica. Devido a isso, a hepcidina pode tornar-se uma ferramenta útil para o diagnóstico e proporcionar novas abordagens terapêuticas para doenças associadas com a desregulação de ferro. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos da hepcidina na regulação do ferro e para delinear sua contribuição nas diferentes desordens do metabolismo do ferro.21 f.Ciências da SaúdeHematologia LaboratorialHepcidinaHomeostase do ferroAnemiaSobrecarga de ferrohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3313DMD_hdl_123456789/3313Munareto, Katiúscia Aozaniporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo%20Versao%20Final%20-%20Kat%c3%bascia%20Aozani%20Munareto.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3313/1/Artigo%20Versao%20Final%20-%20Kat%c3%bascia%20Aozani%20Munareto.pdfapplication/pdf354184http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3313/1/Artigo%20Versao%20Final%20-%20Kat%c3%bascia%20Aozani%20Munareto.pdfb2b7bfaea5d155fcdb3e8fc3e8308c19MD5123456789_3313_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
title Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
spellingShingle Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
Munareto, Katiúscia Aozani
Ciências da Saúde
Hematologia Laboratorial
Hepcidina
Homeostase do ferro
Anemia
Sobrecarga de ferro
title_short Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
title_full Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
title_fullStr Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
title_full_unstemmed Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
title_sort Hepcidina como regulador da homeostase do ferro: uma revisão
author Munareto, Katiúscia Aozani
author_facet Munareto, Katiúscia Aozani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munareto, Katiúscia Aozani
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Hematologia Laboratorial
Hepcidina
Homeostase do ferro
Anemia
Sobrecarga de ferro
topic Ciências da Saúde
Hematologia Laboratorial
Hepcidina
Homeostase do ferro
Anemia
Sobrecarga de ferro
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O ferro é um elemento crucial a todas as células do organismo. O equilíbrio dos níveis de ferro deve ser regulado para que este metal não seja deficiente e nem excessivo. Nesta revisão objetivou-se avaliar a ação da hepcidina na homeostase do ferro e sua aplicação clínica. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, no período 2000 a 2015, referentes a hepcidina como um biomarcador da homeostase do ferro. Foram selecionados 76 estudos publicados em revistas internacionais e nacionais. A compreensão da função da hepcidina, um pequeno hormônio peptídico produzido pelo fígado, contribuiu para uma melhor compreensão dos vários mecanismos envolvidos na homeostase do ferro, apresentando-se como um importante regulador e um fator patogênico em distúrbios comuns de ferro. A desregulação da hepcidina está envolvida nos diversos processos patológicos relacionados aos distúrbios de ferro. A deficiência da hepcidina provoca a sobrecarga de ferro na hemocromatose hereditária e anemia de ferro-carregamento, enquanto que o excesso de hepcidina contribui para o desenvolvimento de anemias por restrições de ferro em doenças inflamatórias, infecções, alguns tipos de câncer e doença renal crônica. Devido a isso, a hepcidina pode tornar-se uma ferramenta útil para o diagnóstico e proporcionar novas abordagens terapêuticas para doenças associadas com a desregulação de ferro. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos da hepcidina na regulação do ferro e para delinear sua contribuição nas diferentes desordens do metabolismo do ferro.
21 f.
description O ferro é um elemento crucial a todas as células do organismo. O equilíbrio dos níveis de ferro deve ser regulado para que este metal não seja deficiente e nem excessivo. Nesta revisão objetivou-se avaliar a ação da hepcidina na homeostase do ferro e sua aplicação clínica. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, no período 2000 a 2015, referentes a hepcidina como um biomarcador da homeostase do ferro. Foram selecionados 76 estudos publicados em revistas internacionais e nacionais. A compreensão da função da hepcidina, um pequeno hormônio peptídico produzido pelo fígado, contribuiu para uma melhor compreensão dos vários mecanismos envolvidos na homeostase do ferro, apresentando-se como um importante regulador e um fator patogênico em distúrbios comuns de ferro. A desregulação da hepcidina está envolvida nos diversos processos patológicos relacionados aos distúrbios de ferro. A deficiência da hepcidina provoca a sobrecarga de ferro na hemocromatose hereditária e anemia de ferro-carregamento, enquanto que o excesso de hepcidina contribui para o desenvolvimento de anemias por restrições de ferro em doenças inflamatórias, infecções, alguns tipos de câncer e doença renal crônica. Devido a isso, a hepcidina pode tornar-se uma ferramenta útil para o diagnóstico e proporcionar novas abordagens terapêuticas para doenças associadas com a desregulação de ferro. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos da hepcidina na regulação do ferro e para delinear sua contribuição nas diferentes desordens do metabolismo do ferro.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-04-14T14:38:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-14T14:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3313
DMD_hdl_123456789/3313
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3313
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415075944529920