Disclosuredos ativos intangíveis em empresas comerciais listadas na BM&FBOVESPA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4092 |
Resumo: | Sendo o intangível um diferencial do patrimônio da organização, torna-se importante sua divulgação, com transparência e confiabilidade, de maneira que atenda os pressupostos estabelecidos pela NBC TG 04, porém a maioria dos intangíveispode ser de difícil identificação. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral descrever como as empresas listadas na BM&FBovespa no ano de 2015 evidenciaram os ativos intangíveis segundo a NBC TG 04 em suasdemonstrações contábeis. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, por meio de consulta ao Balanço Patrimonial e notas explicativas das empresas disponíveis no site da BM&FBovepa. Para tal, foi construído um checklist, a partir da identificação dos critérios obrigatórios de divulgação para os ativos intangíveis prescritos pela NBC TG 04.A amostra compreendeu 55 empresas de dez setores econômicos do segmento novo mercado da BM&FBovespa. Os resultados permitiram verificar uma boa representatividade dos ativos intangíveis nos setores analisados, sendo que, o ativo total do setor de utilidade pública possui o maior índice de representatividade de intangíveis correspondendo a 59%. A representatividade dos ativos intangíveis sobre o ativo não circulante se destacou no setor da saúde sendo 80% deste.Contatou-se com o checklist, que nenhum dos itens foi divulgado em sua totalidade pelas empresas analisadas. As informações sobrevalor contábil bruto por classe de intangível no início e no final do período foi o item mais divulgado pelas empresas analisadas, sendo divulgado por 51 das 55, visto que somente quatro empresas deixaram de divulgar. |
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Sendo o intangível um diferencial do patrimônio da organização, torna-se importante sua divulgação, com transparência e confiabilidade, de maneira que atenda os pressupostos estabelecidos pela NBC TG 04, porém a maioria dos intangíveispode ser de difícil identificação. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral descrever como as empresas listadas na BM&FBovespa no ano de 2015 evidenciaram os ativos intangíveis segundo a NBC TG 04 em suasdemonstrações contábeis. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, por meio de consulta ao Balanço Patrimonial e notas explicativas das empresas disponíveis no site da BM&FBovepa. Para tal, foi construído um checklist, a partir da identificação dos critérios obrigatórios de divulgação para os ativos intangíveis prescritos pela NBC TG 04.A amostra compreendeu 55 empresas de dez setores econômicos do segmento novo mercado da BM&FBovespa. Os resultados permitiram verificar uma boa representatividade dos ativos intangíveis nos setores analisados, sendo que, o ativo total do setor de utilidade pública possui o maior índice de representatividade de intangíveis correspondendo a 59%. A representatividade dos ativos intangíveis sobre o ativo não circulante se destacou no setor da saúde sendo 80% deste.Contatou-se com o checklist, que nenhum dos itens foi divulgado em sua totalidade pelas empresas analisadas. As informações sobrevalor contábil bruto por classe de intangível no início e no final do período foi o item mais divulgado pelas empresas analisadas, sendo divulgado por 51 das 55, visto que somente quatro empresas deixaram de divulgar. |
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