Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Renata
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1582
Resumo: Após ser descrito em 1945 por Coombs e colaboradores, o soro de Coombs pode ser considerado como a mais importante descoberta da medicina transfusional depois do sistema de grupo sanguíneo ABO, permitindo que outros anticorpos fossem detectados com seus respectivos antígenos. O Teste de Coombs Direto (TAD) permite detectar in vivo a sensibilização das hemácias com anticorpos e o Teste de Coombs Indireto ou Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) detecta a presença de anticorpos irregulares no soro, com finalidade de detectar anticorpos além dos esperados. Este trabalho tem o objetivo de investigar e revisar acerca da positividade dos Testes de Coombs Direto e Indireto em doadores de sangue através de pesquisa bibliográfica. Os resultados desta revisão demonstraram que os anticorpos irregulares não são tão freqüentes em doadores de sangue e que, na sua grande maioria, quando presente, consegue-se realizar sua identificação para maior proteção do doador e do receptor. Quanto ao teste da antiglobulina humana direto, também não é freqüente em doadores de sangue, e considerando que os resultados de testes sorológicos não são diagnósticos, o significado do TAD positivo só pode ser avaliado em relação ao estado clínico do doador, podendo ser positivo em indivíduos hematologicamente normais. Consideramos de extrema importância apoiar a prática de notificação aos doadores de sangue tanto em relação ao PAI positivo, tanto quando ao TAD positivo, levando em conta os problemas que poderão surgir com a passividade em não prosseguir uma investigação.
id UNIJ_4df879a4cf1779b3f7efb18a5f2f4e69
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1582
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTeste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica2013-03-2620132013-03-26T12:25:46Z2013-03-26T12:25:46ZApós ser descrito em 1945 por Coombs e colaboradores, o soro de Coombs pode ser considerado como a mais importante descoberta da medicina transfusional depois do sistema de grupo sanguíneo ABO, permitindo que outros anticorpos fossem detectados com seus respectivos antígenos. O Teste de Coombs Direto (TAD) permite detectar in vivo a sensibilização das hemácias com anticorpos e o Teste de Coombs Indireto ou Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) detecta a presença de anticorpos irregulares no soro, com finalidade de detectar anticorpos além dos esperados. Este trabalho tem o objetivo de investigar e revisar acerca da positividade dos Testes de Coombs Direto e Indireto em doadores de sangue através de pesquisa bibliográfica. Os resultados desta revisão demonstraram que os anticorpos irregulares não são tão freqüentes em doadores de sangue e que, na sua grande maioria, quando presente, consegue-se realizar sua identificação para maior proteção do doador e do receptor. Quanto ao teste da antiglobulina humana direto, também não é freqüente em doadores de sangue, e considerando que os resultados de testes sorológicos não são diagnósticos, o significado do TAD positivo só pode ser avaliado em relação ao estado clínico do doador, podendo ser positivo em indivíduos hematologicamente normais. Consideramos de extrema importância apoiar a prática de notificação aos doadores de sangue tanto em relação ao PAI positivo, tanto quando ao TAD positivo, levando em conta os problemas que poderão surgir com a passividade em não prosseguir uma investigação.12 f.Doadores de sangueTeste de Coombs diretoTeste de Coombs indiretoHematologia laboratorialCiências da Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1582DMD_hdl_123456789/1582Schneider, Renataporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC_Renata_%c3%9aLTIMA%20VERS%c3%83O.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1582/1/TCC_Renata_%c3%9aLTIMA%20VERS%c3%83O.pdfapplication/pdf156643http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1582/1/TCC_Renata_%c3%9aLTIMA%20VERS%c3%83O.pdfdddd8b23bb84b9fbdb9d2eb813570ebdMD5123456789_1582_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
title Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
spellingShingle Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
Schneider, Renata
Doadores de sangue
Teste de Coombs direto
Teste de Coombs indireto
Hematologia laboratorial
Ciências da Saúde
title_short Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
title_full Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
title_fullStr Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
title_full_unstemmed Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
title_sort Teste de coombs na rotina laboratorial hemoterápica
author Schneider, Renata
author_facet Schneider, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Doadores de sangue
Teste de Coombs direto
Teste de Coombs indireto
Hematologia laboratorial
Ciências da Saúde
topic Doadores de sangue
Teste de Coombs direto
Teste de Coombs indireto
Hematologia laboratorial
Ciências da Saúde
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Após ser descrito em 1945 por Coombs e colaboradores, o soro de Coombs pode ser considerado como a mais importante descoberta da medicina transfusional depois do sistema de grupo sanguíneo ABO, permitindo que outros anticorpos fossem detectados com seus respectivos antígenos. O Teste de Coombs Direto (TAD) permite detectar in vivo a sensibilização das hemácias com anticorpos e o Teste de Coombs Indireto ou Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) detecta a presença de anticorpos irregulares no soro, com finalidade de detectar anticorpos além dos esperados. Este trabalho tem o objetivo de investigar e revisar acerca da positividade dos Testes de Coombs Direto e Indireto em doadores de sangue através de pesquisa bibliográfica. Os resultados desta revisão demonstraram que os anticorpos irregulares não são tão freqüentes em doadores de sangue e que, na sua grande maioria, quando presente, consegue-se realizar sua identificação para maior proteção do doador e do receptor. Quanto ao teste da antiglobulina humana direto, também não é freqüente em doadores de sangue, e considerando que os resultados de testes sorológicos não são diagnósticos, o significado do TAD positivo só pode ser avaliado em relação ao estado clínico do doador, podendo ser positivo em indivíduos hematologicamente normais. Consideramos de extrema importância apoiar a prática de notificação aos doadores de sangue tanto em relação ao PAI positivo, tanto quando ao TAD positivo, levando em conta os problemas que poderão surgir com a passividade em não prosseguir uma investigação.
12 f.
description Após ser descrito em 1945 por Coombs e colaboradores, o soro de Coombs pode ser considerado como a mais importante descoberta da medicina transfusional depois do sistema de grupo sanguíneo ABO, permitindo que outros anticorpos fossem detectados com seus respectivos antígenos. O Teste de Coombs Direto (TAD) permite detectar in vivo a sensibilização das hemácias com anticorpos e o Teste de Coombs Indireto ou Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) detecta a presença de anticorpos irregulares no soro, com finalidade de detectar anticorpos além dos esperados. Este trabalho tem o objetivo de investigar e revisar acerca da positividade dos Testes de Coombs Direto e Indireto em doadores de sangue através de pesquisa bibliográfica. Os resultados desta revisão demonstraram que os anticorpos irregulares não são tão freqüentes em doadores de sangue e que, na sua grande maioria, quando presente, consegue-se realizar sua identificação para maior proteção do doador e do receptor. Quanto ao teste da antiglobulina humana direto, também não é freqüente em doadores de sangue, e considerando que os resultados de testes sorológicos não são diagnósticos, o significado do TAD positivo só pode ser avaliado em relação ao estado clínico do doador, podendo ser positivo em indivíduos hematologicamente normais. Consideramos de extrema importância apoiar a prática de notificação aos doadores de sangue tanto em relação ao PAI positivo, tanto quando ao TAD positivo, levando em conta os problemas que poderão surgir com a passividade em não prosseguir uma investigação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-03-26T12:25:46Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-26T12:25:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1582
DMD_hdl_123456789/1582
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1582
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617856610304