Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marco Antônio dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6426
Resumo: A necessidade de diversificação da matriz energética brasileira em consequência principalmente das mudanças climáticas e da demanda de energia elétrica incentiva o estudo de fontes alternativas de geração. Nesse cenário, os sistemas de abastecimento de água dispõem de uma energia potencial desperdiçada em válvulas redutoras de pressão que induzem uma perda de carga em pontos de alta pressão. Uma solução para o aproveitamento desse potencial é a instalação de turbinas para microgeração de energia elétrica em substituição as válvulas, de modo que, a perda de carga ainda ocorra na rede de abastecimento. Para isso, o estudo do sistema de microgeração avalia uma bomba funcionando como turbina e um motor de indução assíncrono operando como gerador conectado à rede de distribuição de energia elétrica. O sistema proposto teve por objetivo utilizar a geração distribuída que é método de compensação de energia para aproveitamento da produção elétrica, que se mostrou uma boa alternativa na qualidade de energia, pois, a tensão e a frequência gerada são definidas pela rede de energia elétrica. Após o dimensionamento da turbina e do gerador, a capacidade de geração de energia elétrica foi de aproximadamente 2kW de potência ativa, e capacidade mensal de aproximadamente 1MWh. Os estudos realizados comprovam a viabilidade de geração de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água, e evidenciam um futuro promissor com a utilização do sistema na geração distribuída, se tornando, uma alternativa viável para as empresas do saneamento.
id UNIJ_50f5e8acc2b0e304338e40db910c491b
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6426
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMicrogeração de energia em sistemas de abastecimento de água2019-12-1320192019-12-13T19:49:36Z2019-12-13T19:49:36ZA necessidade de diversificação da matriz energética brasileira em consequência principalmente das mudanças climáticas e da demanda de energia elétrica incentiva o estudo de fontes alternativas de geração. Nesse cenário, os sistemas de abastecimento de água dispõem de uma energia potencial desperdiçada em válvulas redutoras de pressão que induzem uma perda de carga em pontos de alta pressão. Uma solução para o aproveitamento desse potencial é a instalação de turbinas para microgeração de energia elétrica em substituição as válvulas, de modo que, a perda de carga ainda ocorra na rede de abastecimento. Para isso, o estudo do sistema de microgeração avalia uma bomba funcionando como turbina e um motor de indução assíncrono operando como gerador conectado à rede de distribuição de energia elétrica. O sistema proposto teve por objetivo utilizar a geração distribuída que é método de compensação de energia para aproveitamento da produção elétrica, que se mostrou uma boa alternativa na qualidade de energia, pois, a tensão e a frequência gerada são definidas pela rede de energia elétrica. Após o dimensionamento da turbina e do gerador, a capacidade de geração de energia elétrica foi de aproximadamente 2kW de potência ativa, e capacidade mensal de aproximadamente 1MWh. Os estudos realizados comprovam a viabilidade de geração de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água, e evidenciam um futuro promissor com a utilização do sistema na geração distribuída, se tornando, uma alternativa viável para as empresas do saneamento.71 f.EngenhariasEngenharia ElétricaSistemas de abastecimento de águaBomba funcionando como turbinaMotor de indução funcionando como geradorGeração distribuídahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6426DMD_hdl_123456789/6426Santos, Marco Antônio dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarco%20Antonio%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6426/1/Marco%20Antonio%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf1814281http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6426/1/Marco%20Antonio%20dos%20Santos.pdf8c6249d0c6b102c671e52a6ac1442e29MD5123456789_6426_12019-12-14T06:54:18Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
title Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
spellingShingle Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
Santos, Marco Antônio dos
Engenharias
Engenharia Elétrica
Sistemas de abastecimento de água
Bomba funcionando como turbina
Motor de indução funcionando como gerador
Geração distribuída
title_short Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
title_full Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
title_fullStr Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
title_full_unstemmed Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
title_sort Microgeração de energia em sistemas de abastecimento de água
author Santos, Marco Antônio dos
author_facet Santos, Marco Antônio dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marco Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Elétrica
Sistemas de abastecimento de água
Bomba funcionando como turbina
Motor de indução funcionando como gerador
Geração distribuída
topic Engenharias
Engenharia Elétrica
Sistemas de abastecimento de água
Bomba funcionando como turbina
Motor de indução funcionando como gerador
Geração distribuída
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A necessidade de diversificação da matriz energética brasileira em consequência principalmente das mudanças climáticas e da demanda de energia elétrica incentiva o estudo de fontes alternativas de geração. Nesse cenário, os sistemas de abastecimento de água dispõem de uma energia potencial desperdiçada em válvulas redutoras de pressão que induzem uma perda de carga em pontos de alta pressão. Uma solução para o aproveitamento desse potencial é a instalação de turbinas para microgeração de energia elétrica em substituição as válvulas, de modo que, a perda de carga ainda ocorra na rede de abastecimento. Para isso, o estudo do sistema de microgeração avalia uma bomba funcionando como turbina e um motor de indução assíncrono operando como gerador conectado à rede de distribuição de energia elétrica. O sistema proposto teve por objetivo utilizar a geração distribuída que é método de compensação de energia para aproveitamento da produção elétrica, que se mostrou uma boa alternativa na qualidade de energia, pois, a tensão e a frequência gerada são definidas pela rede de energia elétrica. Após o dimensionamento da turbina e do gerador, a capacidade de geração de energia elétrica foi de aproximadamente 2kW de potência ativa, e capacidade mensal de aproximadamente 1MWh. Os estudos realizados comprovam a viabilidade de geração de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água, e evidenciam um futuro promissor com a utilização do sistema na geração distribuída, se tornando, uma alternativa viável para as empresas do saneamento.
71 f.
description A necessidade de diversificação da matriz energética brasileira em consequência principalmente das mudanças climáticas e da demanda de energia elétrica incentiva o estudo de fontes alternativas de geração. Nesse cenário, os sistemas de abastecimento de água dispõem de uma energia potencial desperdiçada em válvulas redutoras de pressão que induzem uma perda de carga em pontos de alta pressão. Uma solução para o aproveitamento desse potencial é a instalação de turbinas para microgeração de energia elétrica em substituição as válvulas, de modo que, a perda de carga ainda ocorra na rede de abastecimento. Para isso, o estudo do sistema de microgeração avalia uma bomba funcionando como turbina e um motor de indução assíncrono operando como gerador conectado à rede de distribuição de energia elétrica. O sistema proposto teve por objetivo utilizar a geração distribuída que é método de compensação de energia para aproveitamento da produção elétrica, que se mostrou uma boa alternativa na qualidade de energia, pois, a tensão e a frequência gerada são definidas pela rede de energia elétrica. Após o dimensionamento da turbina e do gerador, a capacidade de geração de energia elétrica foi de aproximadamente 2kW de potência ativa, e capacidade mensal de aproximadamente 1MWh. Os estudos realizados comprovam a viabilidade de geração de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água, e evidenciam um futuro promissor com a utilização do sistema na geração distribuída, se tornando, uma alternativa viável para as empresas do saneamento.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-12-13T19:49:36Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T19:49:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6426
DMD_hdl_123456789/6426
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6426
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1653016903477624832