O brincar na clínica psicanalítica com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherbaum, Deise Giovana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4857
Resumo: Este estudo traz considerações sobre o trabalho psicanalítico com crianças, o qual teve início com o caso do pequeno Hans, que foi tratado pelo pai sob a supervisão de Freud. A contribuição de Freud, relatada no caso, serviu de modelo para que muitos outros grandes psicanalistas se interessassem pelo trabalho clinico com crianças, os quais transformaram o setting analítico em um espaço/tempo marcados pelo brincar, demonstrando que o que difere na clínica psicanalítica com crianças é o método e não os princípios básicos. Este estudo teve por método a análise bibliográfica, trazendo as principais contribuições e concepções acerca do brincar de importantes psicanalistas infantis, que demonstraram a importância do brincar, enquanto constituinte do sujeito. Ainda apresenta os três jogos constituintes do sujeito que antecedem o conhecido “Fort-da”, e que são essenciais para a estruturação psíquica da criança. O brincar inicia desde muito cedo na vida da criança, e se faz essencial na clínica não somente por ser algo natural e universal da criança, mas por àquilo que ele possibilita a ela, desde exercitar sua capacidade criativa e imaginativa, como ir constituindo o seu eu, através do brincar sustentado transferencialmente pelo analista.
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