Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valer, Leila Ana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3628
Resumo: As aeronaves do tipo multirrotor vêm sendo utilizadas como plataforma padrão para o estudo da motricidade e percepção espacial. A capacidade de decolagem e aterrissagem de modo vertical, bem como sua navegação horizontal são desafios de investigação na área de controle. Isto demanda a obtenção do modelo matemático do conjunto de propulsão eletromecânico. Assim, surge a necessidade de compreender e modelar matematicamente a dinâmica deste sistema de forma a otimizar, posteriormente, o seu controle. Portanto, o objetivo deste trabalho é obter o modelo matemático do sistema de propulsão eletromecânico, usando para tal a teoria de identificação de sistemas. A metodologia utilizada consiste na compreensão do sistema de propulsão e construção da plataforma de testes para a coleta de dados. Seguida da aplicação de testes de estacionariedade para a análise dos dados, e cálculo das funções de autocorrelação e autocorrelação parcial para determinação da estrutura e ordem do modelo. Posteriormente, os parâmetros são estimados pelo método de mínimos quadrado estendido. Por fim, pela comparação da simulação do modelo com os dados da plataforma e a análise residual, o modelo é validado. Diante disso, conclui-se que o modelo proposto é capaz de descrever as características do sistema de propulsão eletromecânico e poderá contribuir para novas técnicas de controle.
id UNIJ_55ea113a35be04862b9bdb09bcfc7ddf
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3628
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor2016-08-2220162016-08-22T19:51:54Z2016-08-22T19:51:54ZAs aeronaves do tipo multirrotor vêm sendo utilizadas como plataforma padrão para o estudo da motricidade e percepção espacial. A capacidade de decolagem e aterrissagem de modo vertical, bem como sua navegação horizontal são desafios de investigação na área de controle. Isto demanda a obtenção do modelo matemático do conjunto de propulsão eletromecânico. Assim, surge a necessidade de compreender e modelar matematicamente a dinâmica deste sistema de forma a otimizar, posteriormente, o seu controle. Portanto, o objetivo deste trabalho é obter o modelo matemático do sistema de propulsão eletromecânico, usando para tal a teoria de identificação de sistemas. A metodologia utilizada consiste na compreensão do sistema de propulsão e construção da plataforma de testes para a coleta de dados. Seguida da aplicação de testes de estacionariedade para a análise dos dados, e cálculo das funções de autocorrelação e autocorrelação parcial para determinação da estrutura e ordem do modelo. Posteriormente, os parâmetros são estimados pelo método de mínimos quadrado estendido. Por fim, pela comparação da simulação do modelo com os dados da plataforma e a análise residual, o modelo é validado. Diante disso, conclui-se que o modelo proposto é capaz de descrever as características do sistema de propulsão eletromecânico e poderá contribuir para novas técnicas de controle.111 f.Ciências Exatas e da TerraModelagem MatemáticaTestabilidadeAeronaves VTOLIdentificação de sistemashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3628DMD_hdl_123456789/3628Valer, Leila Anaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDissertacao_Leila_Template_PPGMM.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3628/1/Dissertacao_Leila_Template_PPGMM.pdfapplication/pdf5471556http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3628/1/Dissertacao_Leila_Template_PPGMM.pdfa16cd2de40761b9cc378ae3745567bccMD5123456789_3628_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
title Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
spellingShingle Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
Valer, Leila Ana
Ciências Exatas e da Terra
Modelagem Matemática
Testabilidade
Aeronaves VTOL
Identificação de sistemas
title_short Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
title_full Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
title_fullStr Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
title_full_unstemmed Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
title_sort Modelo matemático ARIMAX de um propulsor eletromecânico utilizado em naves do tipo multirrotor
author Valer, Leila Ana
author_facet Valer, Leila Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valer, Leila Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Modelagem Matemática
Testabilidade
Aeronaves VTOL
Identificação de sistemas
topic Ciências Exatas e da Terra
Modelagem Matemática
Testabilidade
Aeronaves VTOL
Identificação de sistemas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As aeronaves do tipo multirrotor vêm sendo utilizadas como plataforma padrão para o estudo da motricidade e percepção espacial. A capacidade de decolagem e aterrissagem de modo vertical, bem como sua navegação horizontal são desafios de investigação na área de controle. Isto demanda a obtenção do modelo matemático do conjunto de propulsão eletromecânico. Assim, surge a necessidade de compreender e modelar matematicamente a dinâmica deste sistema de forma a otimizar, posteriormente, o seu controle. Portanto, o objetivo deste trabalho é obter o modelo matemático do sistema de propulsão eletromecânico, usando para tal a teoria de identificação de sistemas. A metodologia utilizada consiste na compreensão do sistema de propulsão e construção da plataforma de testes para a coleta de dados. Seguida da aplicação de testes de estacionariedade para a análise dos dados, e cálculo das funções de autocorrelação e autocorrelação parcial para determinação da estrutura e ordem do modelo. Posteriormente, os parâmetros são estimados pelo método de mínimos quadrado estendido. Por fim, pela comparação da simulação do modelo com os dados da plataforma e a análise residual, o modelo é validado. Diante disso, conclui-se que o modelo proposto é capaz de descrever as características do sistema de propulsão eletromecânico e poderá contribuir para novas técnicas de controle.
111 f.
description As aeronaves do tipo multirrotor vêm sendo utilizadas como plataforma padrão para o estudo da motricidade e percepção espacial. A capacidade de decolagem e aterrissagem de modo vertical, bem como sua navegação horizontal são desafios de investigação na área de controle. Isto demanda a obtenção do modelo matemático do conjunto de propulsão eletromecânico. Assim, surge a necessidade de compreender e modelar matematicamente a dinâmica deste sistema de forma a otimizar, posteriormente, o seu controle. Portanto, o objetivo deste trabalho é obter o modelo matemático do sistema de propulsão eletromecânico, usando para tal a teoria de identificação de sistemas. A metodologia utilizada consiste na compreensão do sistema de propulsão e construção da plataforma de testes para a coleta de dados. Seguida da aplicação de testes de estacionariedade para a análise dos dados, e cálculo das funções de autocorrelação e autocorrelação parcial para determinação da estrutura e ordem do modelo. Posteriormente, os parâmetros são estimados pelo método de mínimos quadrado estendido. Por fim, pela comparação da simulação do modelo com os dados da plataforma e a análise residual, o modelo é validado. Diante disso, conclui-se que o modelo proposto é capaz de descrever as características do sistema de propulsão eletromecânico e poderá contribuir para novas técnicas de controle.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-22
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-08-22T19:51:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-22T19:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3628
DMD_hdl_123456789/3628
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3628
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415346253791232